Veganismo cresce entre a população e restaurantes passam a oferecer opções para fidelizar o público

Com mais de sete milhões de brasileiros que se autodeclaram vegano, mercado se absorve demanda com adaptações no cardápio para atrair e agradar o público

Os números não deixam mentir e, nos últimos anos, o veganismo tem conquistado uma boa parcela da população. Dados divulgados pelo Ibope em 2018 revelaram que mais de sete milhões de brasileiros se consideram adeptos ao estilo de vida que elimina o consumo de carne e derivados e ainda deixa de fora a aquisição de artigos ou produtos que contenham ou sejam testados em animais. Na mesma amostragem, o Ibope trouxe que entre 2012 e 2016 a busca online pelo termo cresceu 1000%. Já uma pesquisa do Google apontou que, nos últimos cinco anos, o interesse pelo tema aumentou em 345%, tendo como ápice o ano de 2019.

Não à toa, o mercado agora tem focado nesse público e as redes de alimentação passaram a repensar seus cardápios, trazendo opções completamente livres de carne, ovos, leite e derivados. Desde 1994, no dia 1º de novembro é comemorado o dia mundial do veganismo, criado por Louise Wallis, então presidente da The Vegan Society, da Inglaterra, que escolheu a data por ser também o aniversário de 50 anos da organização. Agora, mais do que acompanhar a tendência, implementar opções veganas tem sido fundamental nas estratégias das redes, que veem com bons olhos esse crescimento, e apostam nele para se sobressair nos dias de hoje.

O Espetto Carioca, rede de bares e restaurantes, tradicional pelo extenso e variado cardápio repleto de opções com carne, implementou as opções veganas, como os espetinhos de abobrinha, berinjela, brócolis, palmito com tomate seco e rúcula, além do misto com carne e linguiça 100% vegetal. A farofa crocante, que acompanha os pedidos, também pode ser livre de bacon.

Já o Mr. Fit, primeira rede de fast food de alimentação saudável do país, dá para pedir o Burger Fit feito com hambúrguer vegano, molho de mostarda, cebola roxa, rúcula, tomate seco no pão integral com gergelim. Para acompanhar, há diversos sucos funcionais e a sobremesa fica por conta do açaí. A rede também vende marmitas congeladas, caso o cliente se interesse em ter refeições saudáveis (e veganas) à sua disposição a qualquer momento.

Para fechar o dia, a recomendação são as redondas veganas da rede Pizza Prime, como a Calabra Cream, com calabresa e cheddar veganos, Estupenda, com requeijão gourmet vegano, abobrinha, tomate cereja e castanhas salpicadas, e a Oriental, feita com um mix de shitake e shimeji, champignon, gergelim branco, cream gourmet e pimenta biquinho. Entre as doces, destaque para a Choco Cream, de chocolate 0% açúcar e castanha de caju.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.