No Dia Internacional da Grenache, confira dicas de ótimo custo-benefício para quem beber vinhos dessa excêntrica uva

No Dia Internacional da Grenache, confira dicas de ótimo custo-benefício para quem beber vinhos dessa excêntrica uva

Grenachistas, como são conhecidos os apreciadores desta uva, são de grande importância para dar cada vez mais notoriedade à esta casta no mercado

Você é um Grenachista? Quer ser? Calma, não se assuste. Grenachista é aquela pessoa apaixonada e entusiasta da uva Grenache. Todo ano, na terceira sexta-feira do mês de setembro, é celebrado o Dia Internacional da Grenache. Em 2021, a data será comemorada no dia 17 e a Wine, maior clube de vinhos do mundo, fez uma seleção especial com três rótulos de ótima qualidade e custo-benefício. E para curtir enquanto abre seu vinho, a marca preparou uma playlist especial, no Spotify, que reúne músicas da França e Espanha.

Os franceses chamam a uva de Grenache e na Espanha ela é chamada de Garnacha. Os dois países possuem maior destaque na produção de vinhos com essa uva, que tem um aroma de frutas vermelhas, como morango e framboesa, possui acidez média, taninos finos e textura aveludada. Quando cultivada em áreas mais quentes, resulta em vinhos mais alcoólicos.

Falando um pouco mais da história deste importante dia no mundo do vinho, o dia da Grenache nasceu há mais de uma década, depois de um simpósio no sudoeste da França com produtores, escritores e críticos. Mesmo com a data sendo sacramentada no lado francês, a origem da Grenache é de maior probabilidade de ser na Espanha, na cidade de Aragão.

“Os Grenachistas acreditam que mesmo sendo uma uva muito plantada globalmente, as regiões mais famosas, como algumas da França, não dão o devido destaque aos rótulos. Por isso, este dia é de extrema importância para difundir cada vez mais sobre esta casta. Em especial na França, mais precisamente na região do Languedoc, se produz vinhos rosés delicados e com excelente custo-benefício”, comenta Cibele Siqueira, sommelière da Wine.

Para comemorar a data e degustar excelentes rótulos, a especialista indica:

La Combe Dor I.G.P. Pays dOc Grenache 2020: um rosé francês delicado, com aromas de frutas frescas e um toque floral, excelente para comemorar o Dia da Grenache com um piquenique.

https://www.wine.com.br/vinhos/la-combe-dor-i-g-p–pays-doc-grenache-2020/prod26408.html

Marie Louise Parisot I.G.P. Pays dOc Grenache 2019: um tinto francês com aromas frutados expressivos e elegante em boca. Com um corpo leve, é a pedida certa para beber de forma despretensiosa ou com uma tábua de frios.

https://www.wine.com.br/vinhos/marie-louise-parisot-i-g-p–pays-doc-grenache-2019/prod25771.html

Esteban Martín Crianza D.O.P. Cariñena Garnacha Syrah Tempranillo 2018: com um estilo mais potente, este espanhol passa sete meses em barricas de carvalho, resultando em um vinho com mais estrutura e taninos macios. Vale ressaltar que é um excelente exemplar da Denominação de Origem Cariñena e que combina com pratos mais estruturados como um risoto de linguiça.

https://www.wine.com.br/vinhos/esteban-martin-crianza-d-o-p–carinena-garnacha-syrah-tempranillo-2018/prod26353.html

A playlist especial que reúne músicas da França e Espanha para tornar o momento de degustação de um vinho Grenache você pode ouvir em https://open.spotify.com/playlist/6HExNQk7C5ddpmnhJHbYnZ?si=ijyVJohRR2ePqXY-usNSCA&utm_source=whatsapp&dl_branch=1.

SOBRE A WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente treze lojas físicas: três em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e outras oito em Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e, mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

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