Curitiba vai ganhar restaurante de fusão assinado por Rafael Lafraia e Dudu Sperandio

Nos dias 24 e 25 de outubro, durante a primeira edição da Rio Coffee Nation, acontece a Competição de Melhor Café Torrado para Espresso, com chancela da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Como prêmio, a marca de café vencedora será apresentada ao público internacional no estande da Coffee Nation durante o Paris Coffee Show, um dos principais evento de cafés do mundo, que acontecerá em setembro de 2021, na capital francesa.

O desafio será presencial para os participantes e o público poderá acompanhar pela plataforma online do Rio Coffee Nation. Ao todo, serão cerca de 10 horas de competição com 25 marcas participantes de diferentes regiões do Brasil.

Assim como o evento, a competição busca destacar e reforçar a qualidade dos cafés especiais, setor que vem conquistando cada vez mais o interesse dos brasileiros. Segundo pesquisa da Euromonitor, entre 2012 e 2016 o crescimento anual de cafés especiais no Brasil foi de 18,1%. Em 2018 representaram 15% da produção brasileira de café e, no mesmo ano, segundo a BSCA, o varejo de cafés especiais movimentou R$ 2,6 bilhões e o consumo interno foi de 700 mil sacas.

A curadoria da competição é de Lídia Espindola, que atuava na cafeicultura fluminense pelo Sebrae/RJ, em parceria com Secretaria Estadual de Agricultura, Emater, Federação Estadual da Agricultura e Ministério da Agricultura – Superintendência RJ, desde 2001. A profissional também é idealizadora e gestora de diversos projetos de incentivo ao Vale do Café.

O Curry Pasta, instalado no tradicional bairro Mercês, mescla técnicas e sabores das culinárias indiana e italiana

CURITIBA, 20/10/2020 – Uma culinária bem peculiar, que tem referências orientais da Índia e ocidentais da Itália, além de uma pitadinha de sabores brasileiros. Assim será o restaurante Curry Pasta, comandado pelos chefs Rafael Lafraia e Dudu Sperandio, que será inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (22), após um período de soft opening, em Curitiba. A inauguração, que era para ter acontecido no último mês de março, foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. Com a reabertura dos bares e restaurantes, o Curry Pasta passou a funcionar em uma fase de testes e agora prepara sua grande abertura com cardápio e estrutura completa.

No empreendimento, instalado na tradicional Avenida Manoel Ribas (nº 750), no bairro Mercês, Rafael Lafraia será o responsável direto pelo dia a dia da cozinha, propondo a combinação de sabores que teve origem após um intercâmbio de estudos em Vancouver, no Canadá, quando trabalhou por dois anos em um restaurante indiano, tendo a oportunidade de conhecer várias especiarias, além de outros produtos de destaque da gastronomia oriental. No retorno ao Brasil, Lafraia colocou em prática outros projetos gastronômicos que apostavam em uma cozinha de fusão entre os sabores tradicionais das gastronomias indianas e italianas, até chegar ao projeto do Curry Pasta.

Já Dudu Sperandio, um dos nomes mais consagrados da gastronomia paranaense, responsável pelo sucesso do Ernesto Ristorante e do Funiculare, é o relações públicas e o maior consultor gastronômico do novo empreendimento curitibano, trabalhando no desenvolvimento de novos preparos, que trazem toda sua excelência na elaboração de massas, e auxiliando no contato com os fornecedores. Com mais de 40 especiarias que juntas vão se cruzando e formando novos sabores, o restaurante aposta no curry defumado como grande estrela do cardápio.

O Curry Pasta, que terá capacidade para 30 pessoas e abrirá para almoço e jantar, conta com opções de entradas, pratos principais e sobremesas, além de um menu para crianças. Entre os destaques estão a porção de Coxinha de pernil com curry de maçã; o bolinho de risoto recheado com linguiça Blumenau; o curry de alho poró e capim limão com camarões; o risoto ao curry defumado servido com queijo grana padano e acompanhado por frango, mignon ou cogumelos; e a versão de Poutine, prato típico do Canadá, servido com batatas rústicas. O carro chefe da casa é o Fettuccine artesanal com curry defumado servido com queijo grana padano e acompanhado por frango, mignon ao molho grana ou cogumelos.

Já as sobremesas do menu são feitas de uma masala de seis especiarias indígenas brasileiras, do Pará, como a deliciosa Palha brasileira, desenvolvida com amendoim, chocolate meio amargo e especiarias brasileiras; o pudim de leite condensado com calda de especiarias; e o Brownie com especiarias da Amazônia e ganache de chocolate. O restaurante oferece, também, um Menu 3 tempos, com entrada, prato principal e sobremesa; e opções de pratos executivos.

O Curry Pasta fica na Av. Manoel Ribas (nº 750), no bairro Mercês. O restaurante abrirá para almoço de terça a sexta, das 11h às 14h, e aos sábados e domingos, das 11h30 às 15h. Já para o jantar, o estabelecimento tem funcionamento de terça a sexta, das 18h às 22h, e aos sábados, das 18h às 22h30. As reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 99997-2053. Para mais informações, acesse o perfil oficial do Curry Pasta no Instagram (@curry.pasta).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.