Rio Coffee Nation traz Competição de Melhor Café Torrado para Espresso

Nos dias 24 e 25 de outubro, durante a primeira edição da Rio Coffee Nation, acontece a Competição de Melhor Café Torrado para Espresso, com chancela da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). Como prêmio, a marca de café vencedora será apresentada ao público internacional no estande da Coffee Nation durante o Paris Coffee Show, um dos principais evento de cafés do mundo, que acontecerá em setembro de 2021, na capital francesa.

O desafio será presencial para os participantes e o público poderá acompanhar pela plataforma online do Rio Coffee Nation. Ao todo, serão cerca de 10 horas de competição com 25 marcas participantes de diferentes regiões do Brasil.

Assim como o evento, a competição busca destacar e reforçar a qualidade dos cafés especiais, setor que vem conquistando cada vez mais o interesse dos brasileiros. Segundo pesquisa da Euromonitor, entre 2012 e 2016 o crescimento anual de cafés especiais no Brasil foi de 18,1%. Em 2018 representaram 15% da produção brasileira de café e, no mesmo ano, segundo a BSCA, o varejo de cafés especiais movimentou R$ 2,6 bilhões e o consumo interno foi de 700 mil sacas.

A curadoria da competição é de Lídia Espindola, que atuava na cafeicultura fluminense pelo Sebrae/RJ, em parceria com Secretaria Estadual de Agricultura, Emater, Federação Estadual da Agricultura e Ministério da Agricultura – Superintendência RJ, desde 2001. A profissional também é idealizadora e gestora de diversos projetos de incentivo ao Vale do Café.

A Barista e Brewer profissional, Adriana Valinhas, será Juíza Master e Coordenadora da Equipe de Jurados. Formada pela SCA Education, membro da BSCA e da IWCA – Aliança Internacional das Mulheres do Café – ministra aulas na escola Le Cordon Bleu do Rio de Janeiro. Também é fundadora e idealizadora do LANGUAGECAFÉ, cafeteria escola de proposta cultural e conceito educacional que harmoniza café, livros e idiomas, reunindo pessoas, música e arte.

O juri sensorial será formado por Leo Gonçalves, barista campeão brasileiro de aeropress e proprietário do Café ao Leu; Osnei Cesarino, Barista SCA (Specialty Coffee Association)e Licensed Q-Grader e Jeziane Rangel, tecnóloga em cafeicultura, com certificação Q-Grader (Coffee Quality Institute-CQI) e instrutora de cursos e palestras de classificação e degustação de café.

Barista desde 2006, Barbara Santos também irá preparar os cafés concorrentes. Formada pela Associação Brasileira da Industria de Torrefação e Moagem de Café (ABIC), é instrutora de cursos para baristas, ministra workshops de drinks com café e realiza manutenção preventiva em máquinas de café espresso.

A supervisão técnica da competição será de Carlos Lima, barista consultor desde 2009. O profissional é especialista em classificação física, sensorial e torra de café, além de possuir vasta experiência com equipamentos de café, métodos de preparo e treinamentos da área. Carlos também é sócio do Café Escola de Vassouras.

Os jurados vão avaliar os seguintes critérios: coerência, sabor, acidez, retrogosto, corpo e doçura.

Sobre o Rio Coffee Nation

O Rio Coffee Nation é parceiro exclusivo do Paris Coffee Show, considerado o maior evento de café da França, com 35 anos de existência e referência no ramo de cafés.

Os ingressos para a primeira edição do Rio Coffee Nation custam R$37,00 e podem ser adquiridos pelo site www.riocoffeenation.com/inscreva-se

O Rio Coffee Nation tem patrocínio da Secretaria da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, da Melitta e do SEBRAE.

O evento tem como apoiadores ABIC, L’Arbre à Café, Ambiente. Astoria (fornecedor do equipamento oficial da competição), BSCA, Castanhal, Café ao Leu, Flavors, Kahlua, Language Café, L’Aqua (água oficial da competição), Museu do Café, SindRio, Vale do Café, e Vassouras Café Escola.

Serviço:
Dias: 24 /10 – 10h00 às 18h00
25 /10 – 10h00 às 18h00
Local: Plataforma Digital Rio Coffee Nation
Ingressos: www.riocoffeenation.com/inscreva-se
Instagram: @riocoffeenatio

#riocoffeenation
#purosabordocafe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.