O novo conceito de comida congelada

Como o ultracongelamento tem ajudado empresas a endereçar soluções práticas e saudáveis

O conceito de comida congelada mudou. O que antes se resumia a ultraprocessados pouco nutritivos, carregados de aditivos e inimigos de hábitos saudáveis, hoje ganha um novo status, graças a uma tecnologia inovadora e à busca crescente por saudabilidade e praticidade no mesmo prato. Nesse contexto em que a tecnologia tem figurado um caminho fundamental para que as empresas possam atender a essa demanda, a Liv Up, uma das foodtechs que lidera o movimento de disrupção do mercado de alimentos, tem se destacado pelo uso de uma técnica de ultracongelamento que permite endereçar aos consumidores uma solução que responda à essas necessidades e, ainda, de forma muito saborosa.

Victor Santos, CEO e fundador da Liv Up afirma que a tecnologia sempre foi um pilar fundamental para a empresa. Desde otimizar processos e escalar os negócios, até a garantia de qualidade, como é o caso da técnica de ultracongelamento. “Com essa técnica conseguimos, além de ressignificar o conceito sobre comida congelada, atuar para levar uma alimentação saudável, prática e muito saborosa a um número cada vez maior de pessoas e assim disruptar todo o setor de alimentação por meio de uma promoção de novos hábitos mais saudáveis e cadeias produtivas mais sustentáveis.” complementa o executivo.

No modelo tradicional, a refeição é congelada em freezers industriais ou em casa a partir de um processo lento que transforma líquidos e vapores de água que vão sendo congelados, em microcristais de gelo. Estes microcristais podem modificar a estrutura dos alimentos, uma vez que quando descongelados, o excesso de líquido retira os nutrientes e vitaminas, afetando no seu sabor e qualidade.

Já no ultracongelamento, não há esta perda de líquidos provenientes do degelo. Logo após seu preparo, os alimentos são embalados à vácuo e por meio de um equipamento especial, é possível atingir temperaturas negativas de -18ºC rapidamente, impedindo a formação destes cristais. Essa refrigeração acelerada gera muitos benefícios e não provoca mudanças na estrutura da célula de cada ingrediente, resultando em uma comida que consegue manter sua textura, sabor, cor e qualidades nutricionais praticamente intactas.

Além disso, já que os alimentos são preparados de forma natural, o procedimento também permite eliminar o uso de conservantes e garantir que as comidas preparadas sigam tão saudáveis como se tivessem sido feitas na hora, e também não fiquem suscetíveis a contaminações por conta do processo de degelo.

A Liv Up tem surfado na onda de diversas tendências aceleradas diante do atual cenário de pandemia. Um mercado que já vinha em franca expansão, e que viu neste contexto uma intensificação e aumento no volume de atividades. A busca por refeições saudáveis e práticas cresceu vertiginosamente e, com isso, empresas que trabalham com a categoria tem se destacado. A startup, que atua desde sua fundação com este mercado, viu sua demanda aumentar em 2,5 vezes após a primeira quinzena de março e apresentou um crescimento acumulado de mais de 120% entre janeiro e setembro de 2020.

Sobre a Liv Up

A Liv Up é uma startup brasileira que produz, comercializa e entrega mais de 400 mil refeições e alimentos saudáveis por mês em mais de 50 cidades de todo Brasil. Há 4 anos no mercado, a empresa possui atualmente mais de 500 funcionários e uma área produtiva de 8.000 metros quadrados. A base de sua produção é orgânica e familiar e conta hoje com 25 produtores familiares e uma gama de produtos, como refeições e porções ultracongeladas, snacks, sucos, lanches e pastas, todos feitos com ingredientes 100% naturais, sem aditivos e conservantes. Em 2020 a empresa lançou uma nova categoria de produto com cestas orgânicas e passou a atuar também no canal corporativo com mais de 60 escritórios atendidos, e no mercado de Cloud Kitchen, com quatro restaurantes da sub marca Salad Stories, em São Paulo. A Liv Up está em plena expansão para proporcionar um estilo de vida mais saudável e gostoso a consumidores de todo o país.

Saiba mais em: https://www.livup.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.