Chef dá dicas para acertar na medida da ceia de Natal

A pandemia sugere que as comemorações este ano serão menores que de costume. Mas nem por isso, menos especiais e saborosas

São Paulo, 7 de dezembro de 2020 – Com a pandemia, o ideal é que as festas de fim de ano sejam mais intimistas do que de costume, reunindo apenas as pessoas mais próximas. Com isso, os cozinheiros de plantão podem enfrentar um desafio: como cozinhar para poucas pessoas, sem que sobre comida para uma semana? Para o chef Maurício Lopes, docente do curso de Gastronomia da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, é preciso apenas fazer algumas trocas no menu tradicional. “Pernil de cordeiro pode ser uma alternativa ao de porco, que é muito grande ou, se não abrir mão do suíno, prefira o tender. Ao invés do peru inteiro, opte apenas pelo peito. Se preferir troque-o pelo Chester ou, por que não, um frango bem temperado e assado com uma farofa suculenta?

Em muitas Ceias de Natal pelo Brasil, principalmente no Norte e no Rio de Janeiro, onde há uma colônia portuguesa marcante, explica o chef, o bacalhau é uma das estrelas da noite, assado e guarnecido de legumes ou até no recheio de tortas. O chef indica trocá-lo por outros peixes, como a tainha ou anchova. Outra boa opção também é investir em frutos do mar, em especial o camarão, que pode aparecer em tortas, saladas ou na farofa. “Ele dará uma cara mais arrumada, um ar sofisticado para a ceia”, acrescenta.

Um item indispensável para o chef é a farofa. “Essa guarnição é a cara do Natal e tem itens que não podemos deixar de fora, pois esperamos o ano inteiro para comer comida de Natal”, enfatiza. “Ela pode ser simples, temperada apenas com cebola ou mais elaborada, de camarão, de legumes, de banana, de miúdos ou de bacon”, completa.

O trivial arroz pode ganhar uma versão nova, com temperos e até misturado a legumes, mas é possível inovar e usar diferentes tipos de arrozes. Outro alimento que tem aparecido nas ceias, segundo o chef, é o cuscuz marroquino, que vai bem com frutas e ervas.

Outra dica é aproveitar os alimentos para enfeitar a mesa e alimentar os convidados. “Escolha frutas, verduras e legumes com as cores do Natal, como verde escuro e vermelho. Pense neles não só como enfeite da mesa, mas como parte da refeição, como uma bela salada de legumes, acompanhamentos das proteínas e, no caso das frutas, além de incluí-las em pratos tradicionais, como carne de porco com abacaxi, prefira aquelas que possam ser incluídas em uma sobremesa ao final a refeição”, explica.

Por falar em sobremesa, entre as dicas do especialista estão um sorvete de creme servido com as frutas frescas da mesa (ameixa, abacaxi, pêssego, cereja) e caldas; algum doce cremoso servido em taças individuais ou uma torta. Todas essas opções podem ser feitas em pequena quantidade para não haver sobra.

“No caso da torta, inclusive, é possível congelar em caso de sobra e ter uma sobremesa para quando der saudades do Natal”.

Acerte em cheio

Pensando em um Natal para 10 a 15 pessoas, o ideal é que sejam servidas duas opções de cada prato, ou seja, duas proteínas, duas guarnições e duas sobremesas. Essa é a maneira mais segura de agradar a todos os paladares. “Não se esqueça de opções vegetarianas ou veganas, de acordo com as restrições alimentares de seus convidados. Hoje em dia é crucial ter pelo menos uma opção no menu, que pode ser uma torta de legumes ou uma massa recheada com queijo”, completa.

A quantidade de bebidas também requer atenção. O cálculo básico é de meio litro de bebida por pessoa por hora de festa. Isso inclui as bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Então, conte a quantidade de adultos e crianças para saber quanto comprar de cada bebida. “É Natal e não podem faltar vinho e champanhe. Mas este ano, mais que nos anteriores, será uma festa intimista e vale ter sempre aquilo que os convidados mais gostam de tomar”, conclui.

Sobre a Universidade Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de 850 mil estudantes matriculados em instituições nas modalidades presenciais e online.
São oferecidos programas de Graduação, Graduação Tecnológica e Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus oito câmpus estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, Morumbi, Vale do Anhangabaú, São José dos Campos e Piracicaba.
A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado.
Outras vantagens: a titulação internacional, que permite ao estudante o acesso a certificação do Brasil e de uma instituição no exterior e o Anhembi Carreiras (https://carreiras.anhembi.br), um portal de empregabilidade da Universidade Anhembi Morumbi com serviços de preparação para o mercado de trabalho e conteúdos exclusivos para o desenvolvimento da trajetória profissional.

Sobre a Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 11 instituições, em oito estados brasileiros, e cerca de 309 mil alunos e polos em diversos locais do país na modalidade de educação digital. Fazem parte do grupo mundial: Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD.br.

Sobre a Laureate International Universities

A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de 850 mil estudantes matriculados em instituições nas modalidades presenciais e online, em mais de 150 campi, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de

educação e tem a missão Here for Good, que significa estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade é beneficiada. Saiba mais em: https://www.laureate.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.