Com vacinação em andamento, mercado de bebidas se mostra mais otimista e impulsiona número de novos empreendedores que estão investindo no setor
Esse ano, o país já registrou a abertura de aproximadamente 40 mil novos negócios entre os Microempreendedores Individuais (MEI). O setor de bebidas está no topo da lista, registando crescimento superior a 80% na comparação com 2020
Com o aumento no número de brasileiros vacinados e se sentindo mais seguros, o mercado de bebidas tem conseguido aos poucos registrar crescimento e se mostrar mais otimista em comparação com o ano passado. Segundo os dados divulgados pela empresa de análise do setor de bebidas, IWSR, o mercado global de bebidas alcoólicas deve crescer 3% este ano. Essa onda de otimismo impulsionou até mesmo os empreendedores brasileiros, que decidiram investir no setor após constatarem o quanto ele está crescendo no Brasil.
Esse ano, o país já registrou a abertura de aproximadamente 40 mil novos negócios entre os Microempreendedores Individuais (MEI). O setor de bebidas está no topo da lista, registando crescimento superior a 80% na comparação com 2020. É o maior aumento registrado desde o ano de 2015. “Os brasileiros estão cada vez mais interessados em experimentar coisas novas, conhecer diferentes sabores e drinks, e isso fez com que o mercado de bebidas alcoólicas tivesse um crescimento bastante expressivo nos últimos anos”, explica o empreendedor Joseph Van Sebroeck, criador do Rum Cavendish.
A bebida foi lançada em novembro de 2020, e o objetivo de Sebroeck foi investir em um produto diferenciado e que também não estivesse tão saturado como o gin, que se tornou uma febre nos últimos anos no Brasil e que é fácil de ser encontrado em qualquer ponto de venda. “O rum é uma bebida clássica e com muita história, então eu decidi apostar nele pois não existem muitas marcas nacionais que produzem esse destilado, e isso acaba sendo uma forma de atender uma demanda do mercado”, diz o empreendedor.
O Cavendish foi batizado com esse nome por conta de um pirata inglês que fez história no litoral norte de São Paulo. Como o pai de Joseph sempre contava essa história quando o empreendedor era criança, ele decidiu fazer essa homenagem. Além disso, os piratas antes de enfrentarem uma batalha, bebiam rum para se sentirem mais encorajados. “Meu pai produzia cachaça em uma propriedade da família no litoral de São Paulo em 1958, então foi uma forma que eu encontrei de manter vivo o seu legado”, ressalta Van Sebroeck.
O rum e a cachaça inclusive utilizam matérias primas semelhantes em suas produções: o melaço é utilizado na produção de rum e a cana-de-açúcar é utilizada na produção da cachaça. A bebida inicialmente está sendo comercializada via e-commerce e em alguns bares da região, mas a ideia é conseguir conquistar cada vez mais PDVs em outros locais em todo o país. Para conseguir com que o Cavendish se torne conhecido e popular entre os consumidores, Van Sebroeck tem investido em uma plataforma que tem sido bastante explorada pelos empreendedores, que são as redes sociais.
“É uma forma prática de divulgar o meu produto e essencial nos dias de hoje, pois ficou mais fácil interagir com os clientes e tirar dúvidas, então além de postar informações sobre o rum, nós postamos receitas em parceria com alguns bartenders renomados, uma forma de diversificar o nosso conteúdo”, afirma o empreendedor. A garrafa de 750ml é vendida pelo preço sugerido de R$55,00, e o rótulo da embalagem vem com uma ilustração arrojada do pirata inglês na parte frontal e uma foto de um barco na parte traseira.
Sobre o Cavendish
O Cavendish Rum foi desenvolvido por Joseph Van Sebroeck, de família proprietária de alambique na região de Ilhabela, e tem notas aromáticas de banana, cana de açúcar e especiarias. A bebida é uma homenagem ao litoral de São Paulo, já que o nome é uma referência ao pirata inglês Thomas Cavendish, que fez história quando usou essa região como base por cinco anos. O rótulo é o segundo produto produzido pela Destilaria Dona Filó.