Você MasterChef: As melhores dicas para impressionar!

As receitas preparadas pelos participantes do programa podem ser reproduzidas em casa

Há sete anos, o programa MasterChef levou a outro nível a paixão dos brasileiros por comer bem. Com provas e desafios semanais, chefs amadores mostram seus talentos em cada nova temporada e deixam os telespectadores com água na boca.

Atire a primeira pedra quem nunca ficou com vontade de ir para a cozinha na hora da degustação dos pratos!

Apesar de, algumas vezes, contar com receitas complexas e ingredientes difíceis de encontrar, basta se planejar, fazer as compras em um supermercado online e separar algum tempo para preparar as delícias.

Antes, é hora relembrar quem são os chefs que avaliariam o seu resultado caso estivesse na disputa:

Érick Jacquin
Conhecido como Jacquin e dono de um sotaque inconfundível, ele é um autêntico chef de cozinha francês nomeado Maître Cuisinier de France, a mais alta honraria da gastronomia francesa. Ele foi o primeiro chef francês a receber esse título no Brasil e na América do Sul.

Jacquin chegou ao Brasil em 1995 para comandar o restaurante Le Coq Hardy, em São Paulo, e acabou sendo eleito chef do ano diversas vezes.

O chef inaugurou o Café Antique e La Brasserie Erick Jacquin, que também foram reconhecidos como excelentes restaurantes franceses. Atualmente, além do Brasserie, é responsável pela gastronomia do Le Bife e President.

Henrique Fogaça
Chef e empresário, Fogaça começou a cozinhar quando se mudou para a capital paulista. Foi então que decidiu abandonar a arquitetura e se dedicar à gastronomia.

Ele já trabalhou no extinto Namesa e em eventos, antes de abrir o seu próprio café, o Sal Gastronomia. Em dois anos, o espaço cresceu e ganhou dois endereços disputadíssimos em São Paulo. Posteriormente, fundou também o gastropub Cão Veio.

Fogaça também é conhecido por sua atuação filantrópica e pelo seu ar de bad boy.

Helena Rizzo
A novata entre os jurados, Helena substitui a queridíssima chef Paola Carossella a partir da edição 2021 do reality culinário.

Ela comanda os restaurantes Maní e Manioca, em São Paulo, selecionados entre os 100 melhores do mundo pela revista inglesa “The Restaurant”. A chef já foi eleita a melhor chef mulher pela mesma publicação.

Helena se tornou chef em 1997. Antes de atingir o seu sucesso, trabalhou no extinto restaurante Roanne, de Claude Troisgros e Emmanuel Bassoleil e fez estágio na Itália e Espanha.

Receitas MasterChef
Aqui vão algumas receitas do programa para preparar um menu completo. Que tal cozinhar neste fim de semana e surpreender o seu paladar?

Croque monsieur
Receita de José Sérgio, do MasterChef 2021

Ingredientes do sanduíche

150 g de queijo gruyère

2 fatias de presunto

2 fatias de brioche

20 g de manteiga

20 g de farinha de trigo

250 ml de leite quente

noz-moscada, pimenta branca e sal a gosto

Ingredientes da salada

1 colher de sopa de mel

4 folhas de acelga

100 g de rúcula

100 g de espinafre

1 laranja bahia

6 unidade de noz-pecã

3 colheres de sopa azeite

½ pé de alface

1 colher de sopa de mostarda Dijon

2 colheres de sopa de vinagre

Modo de preparo do molho bechamel
Derreter a manteiga com a farinha de trigo. Cozinhar por 2 minutos e juntar o leite aquecido, batendo com um fouet até formar um creme. Acrescentar os temperos a gosto.

Modo de preparo do sanduíche:
Cortar duas fatias de brioche com cerca de 2 cm de espessura. Montar o sanduíche alternando uma fatia de pão, uma concha de molho bechamel, queijo e presunto. Finalizar com a outra fatia de pão. Por cima, adicionar mais uma concha de molho e o restante do queijo gruyère, e levar ao forno para derreter e gratinar o queijo.

Modo de preparo da salada:
Lavar e secar as folhas. Juntar com os gomos de laranja e nozes picadas. Regue com o molho feito da mistura de azeite, mostarda, mel e vinagre. Servir junto com o croque monsieur.

Caldo de mandioquinha com chips de batata
Receita de Dayanna, no MasterChef Brasil 2020

Ingredientes dos chips:
1 batata rosa

1 litro de óleo

Sal a gosto

Ingredientes do caldo:
6 mandioquinhas

1 peça pequena de bacon

1 cebola grande

1 cabeça de alho

Azeite, sal e salsinha a gosto

1 colher de sopa de coentro

1,5 litro de água

Modo de preparo dos chips:
Descascar e fatias bem finas as batatas. Aquecer o óleo e, quando estiver bem quente, coloque as batatas para fritar. Quando estiverem douradas, tirar e deixar descansando sobre papel toalha. Adicionar sal a gosto.

Modo de preparo do caldo:
Ferver a água na panela de pressão com uma colher de sopa de azeite. Descascar e picar a mandioquinha e colocar na panela, juntamente com o alho descascado, a cebola picada e sal. Deixar na pressão por 15 minutos. Enquanto isso, cortar o bacon em cubinhos, fritar numa frigideira e reservar. Retirar os legumes da panela e bater no liquidificador até a consistência ficar cremosa. Acrescentar bacon, salsinha e coentro.

Risoto de cogumelos com crispy de bacon
Receita de Fernanda, do MasterChef 2020

Ingredientes do caldo:
1 litro de caldo de carne

2 cebolas

1 cenoura

1 alho-poró

2 dentes de alho

50 g de cogumelos funghi secchi

Tomilho e louro

Sal a gosto

Ingredientes do risoto:
350 g de arroz arbóreo ou carnaroli

1 cebola picada

2 colheres de sopa de azeite

100 ml de vinho branco seco

80 g cogumelo Paris

80 g shitake

80 g shimeji

100 g de parmesão

50g de manteiga sem sal

100 g de bacon em cubos

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo do caldo:
Numa panela alta, refogar a cebola no azeite. Acrescentar a cenoura, o alho-poró e uma pitada de sal e deixar os legumes refogarem. Adicionar os dentes de alho amassados, o caldo de carne, as ervas e o fungui secchi. Deixar cozinhar em fogo médio por 30 minutos.

Modo de preparo do risoto:
Em uma panela, saltear os cogumelos picados na manteiga. Acertar o tempero e transferir os cogumelos para um bowl. Aproveitar a mesma panela para refogar a cebola no azeite. Colocar o arroz, deixar fritar um pouco e adicionar o vinho branco até evaporar. Acrescentar aos poucos o caldo de carne. Mexer sempre. Enquanto isso, dourar o bacon até ficar crocante em outra panela. Quando o risoto estiver quase no ponto, juntar os cogumelos e o parmesão. Após desligar o fogo, colocar a manteiga e mexer. Servir com o bacon crocante por cima do risoto.

Lagostim ao molho de frutos do mar com vagens e favas salteadas
Receita de Rodrigo Massoni, do MasterChef 2019

Ingredientes:
150 g de fava verde

3 unidades de lagostim

100 g de vagem verde

150 g de manteiga

1 fio de azeite

Sal e pimenta branca a gosto

Água para branquear

150 g de creme de leite

aparas de peixe branco

10 grãos de pimenta

1 dente de alho

Meia cebola

300 ml de vinho seco

Modo de preparo:
Fazer o branqueamento das vagens (cozinhar em água fervente com sal por cerca de dois minutos e em seguida mergulhar na água gelada para interromper o cozimento). Cozinhar as favas e tirar as cascas. Em uma panela com água, colocar as aparas de peixes e casca dos lagostins, junto com a cebola, a pimenta em grãos e o vinho. Amassar as cascas e cozinhar por 20 minutos. Juntar o creme de leite e deixar reduzir. Acertar o sal e a pimenta. Em uma frigideira, grelhar os lagostins e acrescentar sal e pimenta. Juntar a manteiga até dar o ponto. Saltear as vagens com manteiga e azeite. Juntar as favas ao prato.

Crème brûlée
Receita de Raquel Novais, do MarsterChef 2016

Ingredientes:
80 g de gema de ovo peneirada

45 g de açúcar granulado

300 ml de creme de leite fresco

1 semente de cumaru

Modo de preparo:
Em uma panela, ferver o creme de leite fresco para ferver e adicionar a semente de cumaru ralada. Enquanto isso, em uma tigela, colocar as gemas peneiradas e o açúcar. Mexer bem até formar uma pasta cremosa. Retirar a panela com o creme de leite do fogo, esperar esfriar e adicionar o creme na tigela com as gemas. Mexer. Despejar a mistura em recipientes individuais e levar ao forno por 30 minutos em banho-maria. Esperar esfriar. Colocar uma camada de açúcar granulado por cima e, com um maçarico, fazer uma camada de caramelo no açúcar.

E aí, já escolheu por qual receita vai começar? Agora é só colocar a mão na massa e apreciar esses pratos saborosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.