Sem desperdício! Fortaleza ensina como conservar verduras

Os processos, se feitos corretamente, ajudam a prolongar a vida dos alimentos

As verduras necessitam de cuidados não só no momento de escolhê-las no supermercado, mas também no armazenamento. Há algumas iniciativas para que elas tenham maior durabilidade e mantenham a qualidade por mais tempo. Fortaleza, marca de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco, dá algumas dicas para te ajudar nesse processo. Veja abaixo:

Geralmente, quando compramos verduras, os saquinhos estão molhados. O ideal é cortar o talo e lavá-los. O método recomendado pelo Ministério da Saúde é mergulhar a verdura em 1 litro de água com 1 colher de hipoclorito de sódio (água sanitária) e deixar durante 15 minutos em uma bacia. Em seguida, lave novamente folha por folha em água corrente, até o resíduo sair por completo.
Guarde os alimentos em um pote e coloque um papel toalha em cima. Quando armazená-los na geladeira, coloque os recipientes de cabeça para baixo. Assim, o papel absorve toda a umidade que restar, deixando-os bem sequinhos.
O melhor lugar para armazenar as verduras é na última gaveta da geladeira, pois esses alimentos são mais sensíveis à baixa temperatura.
Nas gavetas, conserve legumes e verduras em embalagens plásticas e afastadas do congelador para evitar que o frio queime as folhas. Salpique água e retire completamente o ar das embalagens antes de fechar.
Além disso, é importante ficar atento ao fato de que há tipos de verduras que necessitam de um armazenamento específico. As folhas de alface, por exemplo, duram mais se você forrar a gaveta da geladeira com uma toalha e armazená-las em sacos plásticos fechados.
Outra possibilidade para folhas maiores, como a couve, é guardá-las em sacos plásticos ou recipientes próprios, e em maços pequenos. O benefício dessa opção é que você consegue separar a quantidade exata que costuma usar.
Se quiser conservar as verduras em temperatura ambiente, embrulhe-as em papel molhado e opte por um local bem fresco.
É importante lembrar ainda que apesar dessas medidas preventivas, as verduras por si só já possuem um período de vida mais curto que os outros alimentos. Calcula-se que as verduras em geral durem de 3 a 5 dias na geladeira, isso se forem armazenadas e higienizadas de forma correta.

Gostou das dicas? Então, aproveite para se inspirar e preparar a deliciosa Salada Caprese, que contêm rúcula, rica em fibras:

Salada Caprese

Ingredientes

3 xícaras de Penne Fortaleza
1 xícara de tomate seco
200 g de ricota fresca
1 buquê de rúcula
1/2 xícara de manjericão

Para o molho balsâmico

2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
5 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de mel
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Cozinhe o Penne Fortaleza conforme instruções da embalagem. Quando pronto, escorra e passe-o por água fria para interromper o cozimento.

Junte todos os ingredientes do molho balsâmico e misture-os bem até que virem um molho homogêneo.

Solte a ricota, amassando-a com um garfo ou passando-a por uma peneira.

Tempere-a com sal, pimenta-do-reino e um fio de azeite de oliva.

Em um refratário fundo, de vidro, monte a salada alternando as camadas. No fundo, coloque as folhas de rúcula previamente lavadas. Por cima, coloque uma camada de tomates secos (reserve alguns para decorar) e uma camada de penne. Regue-os com um pouco do molho e adicione as folhas de manjericão.

Faça mais uma camada de rúcula e salpique a ricota temperada por cima.

Decore a salada com um pouco de tomates secos e sirva-a com mais molho balsâmico à parte.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 6 porções

Siga a Marca Fortaleza nas redes sociais para aprender dicas deliciosas e práticas.

Facebook: http://www.facebook.com/marcafortaleza
Twitter: http://twitter.com/marcafortaleza
Instagram: http://www.instagram.com/marcafortaleza

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor Marca Fortaleza: 0800 702 5509
www.marcafortaleza.com.br

Sobre a Fortaleza

Com mais de 65 anos de tradição, a Marca Fortaleza foi a primeira a ser lançada pela M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos. Hoje já são mais de 60 produtos oferecidos aos consumidores, entre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, deixando as refeições muito mais saborosas, desde a hora do café da manhã até o jantar. Há vários anos, a Marca Fortaleza é destaque no prêmio Grandes Marcas, do jornal Diário do Nordeste.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e mais de 35 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 30 países em todos os continentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.