Forno Santo produz modelos personalizados para pizzarias, restaurantes e escolas de gastronomia

Empresa com certificação da AVPN para produção do Forno Napolitano na América Latina vai equipar primeira filial do San Francisco Baking Institute em Curitiba

Instalada em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, a Forno Santo se especializou na produção de fornos a lenha e gás de alta performance para atender o segmento de food service, oferecendo três modelos produzidos artesanalmente em diferentes tamanhos para atender pizzarias, restaurantes e churrascarias, entre outros formatos de negócio.

Fundada por Márcio Bernardes em 2016, a empresa é a única na América Latina a receber a certificação da AVPN – Associazione Verace Pizza Napoletana que elege chefs e fornecedores capazes de reproduzir a autêntica Pizza Napolitana.

Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a Pizza Napolitana é feita a partir de uma série de regras que englobam desde a escolha de matérias primas até sua finalização em um forno especial, capaz de atingir e manter a temperatura média de 430ºC em seu lastro (piso do forno), para que seja assada entre 60 e 90 segundos, conforme os critérios definidos pela AVPN.

“A pizza napolitana precisa ser assada corretamente e muitos fatores devem ser levados em consideração dentro de um forno para isso. Para produzir o Forno Santo Napolitano seguimos a mesma técnica secular de construção de fornos italianos e, com ele, alcançamos reconhecimento internacional equivalente aos grandes nomes mundiais desse mercado”, conta Bernardes.

Seguindo os padrões técnicos napolitanos, o modelo com base feita com Lastro de Biscotto, isolamento térmico de altíssima eficiência para evitar variações de temperatura e frente removível foi escolhido para equipar a primeira filial do San Francisco Baking Institute (SFBI) que será aberta em Curitiba

“O SFBI é uma das escolas de panificação mais renomadas no mundo está se instalando no Brasil com apoio da Moageira S.A, fabricante das farinhas Irati e principal responsável pela escolha do nosso Forno Napolitano para equipar esse projeto que irá revolucionar o setor de panificação no país”, acrescenta o executivo.

Junto com o autêntico Forno Napoletano, a empresa também fabrica dois outros modelos para diferentes aplicações. Um é o Forno Santo Clássico Italiano feito com placas refratárias de alta qualidade para assar pizzas clássicas e outros pratos a uma temperatura média de 350º C no lastro. Com isolamento térmico de alta eficiência, esse modelo não apresenta grandes variações de temperatura e possui acesso frontal com 2 portas, sendo encontrado na maioria das pizzarias.

Já o Forno Artigiano é retangular, feito sob medida, e ideal para restaurantes que querem trabalhar com lenha e fogo. Ele permite muitas personalizações como quantidade de fornalhas, portas, rack interno, paneleiro e até compartimento da fornalha com parrilla, proporcionando diferentes nichos e temperaturas para preparação de pratos variados.

Oferecidos em vários tamanhos, com diâmetros internos entre 0,7m e 1,6m, os Fornos Santo têm capacidade de assar de 2 até 6 pizzas por vez. Á lenha ou gás, são submetidos ao processo de cura na fábrica e fornecidos sobre base metálica com rodízios e cesto de lenha, além de receberem acabamento personalizado com pastilhas, mosaico, pintura ou cimento resinado, conforme a escolha do cliente.

Além de proporcionarem baixo consumo, tanto de lenha quanto gás, e oferecerem essa versatilidade para a operação não parar, os modelos oferecem outros diferenciais como o Sistema de Gás Exclusivo Forno Santo, onde o pizzaiolo ganha 100% do lastro útil, sem perder nenhum espaço, pois o queimador de gás fica instalado na parede lateral do forno lançando a chama em diagonal pela cúpula, o que permite a melhor distribuição do calor.

Atendendo a todas as regiões do país, a Forno Santo está presente em várias pizzarias e restaurante renomados como 430º Gradi, Leggera Pizza Napoletana, A Pizza da Mooca, Evvai, Ella, Maverick, Napoli Centrale, Pizzaria Napoletana Artigiano, Ciao, Baco e Jacaré Vermelho, entre outros estabelecimentos

SOBRE A FORNO SANTO

Instalada em Bragança Paulista, a Forno Santo é a primeira empresa da América Latina a receber selo de certificação da AVPN que atesta condições para produção do verdadeiro forno para pizza napolitana.

Criada pelos irmãos Márcio e Alexandre Bernardes, a empresa é a única fabricante de fornos com esse selo em toda a América Latina. Com esse reconhecimento, o Brasil passou a integrar o grupo de nove fabricantes certificados no mundo, ao lado de empresas internacionais.

Além de consolidar sua presença no mercado de fornos napolitanos, a Forno Santo também fabrica fornos clássicos italianos com temperatura média de 350ºC no lastro.

SOBRE A AVPN

A Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), ou Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, foi fundada em 1984, com o patrocínio da Câmara de Comércio, Indústria e Artesanato de Nápoles. Os antigos mestres da pizza napolitana decidiram constituir uma associação com normas disciplinares e de execução para a defesa e valorização da pizza produzida e processada de acordo com as antigas tradições e costumes napolitanos.

www.fornosanto.com.br

Instagram: fornosanto

Facebook: fornosanto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.