Espírito Cacau cresce 50% com aquecimento do mercado de chocolates funcionais e veganos

Marca capixaba three to bar registra aumento nas vendas e investe em lançamentos para atender consumidores que buscam produtos saudáveis

O mercado de chocolates vem registrando crescimento desde o início da Pandemia e as empresas que fabricam produtos mais saudáveis, com maior teor de cacau e menos açúcar, estão sendo beneficiadas, consolidando uma tendência que há alguns anos já estava apresentando crescimento no setor.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), 75% da população brasileira consome chocolate, sendo a versão ao leite a preferida, seguida pelo branco e pelo o meio amargo. Entretanto, nos últimos meses, essa realidade vem mudando com o crescimento de 30% do consumo de chocolates com alto teor de cacau por serem ricos em antioxidantes e proporcionarem diversos benefícios à saúde.

“Hoje, o consumidor quer um chocolate de qualidade, sem química e saudável, porque, sabendo que o chocolate com alto teor de cacau aumenta a imunidade, ele prefere esse tipo produto sem olhar para o preço e sim para os benefícios que ele proporciona. Nos últimos três meses conseguimos aumentar nossas vendas em 50% e ampliar a presença no mercado com mais redes varejo procurando a nossa marca”, explica Paulo Gonçalves, diretor da Espírito Cacau e produtor de cacau em Linhares (ES).

“Como fazemos toda a cadeia, desde o cultivo na fazenda até o produto final, conseguimos controlar a colheita, a fermentação e a secagem. Com isso, não precisamos usar nenhum aromatizante ou produto químico para melhorar o nosso chocolate. Usamos somente nossa massa de cacau porque já fizemos todo esse controle para preservar o sabor, aroma e terroir da nossa terra natal”, acrescenta.

“Não estávamos contando com esse aumento na demanda e acredito que nem o mercado também estava preparado. Sentimos essa mudança e já estamos finalizando dois lançamentos. Acredito que esse movimento não é apenas uma tendência e sim um hábito que veio para ficar”, justifica.

Desde 2013 a Espírito Cacau oferece chocolates 100% naturais e com poucos ingredientes, sendo considerada uma das pioneiras na produção chocolate de origem do Brasil. A marca capixaba usa apenas massa e manteiga de cacau cultivado em fazendas próprias, açúcar demerara e lecitina de girassol para produzir sua linha de barras composta pelas versões 31%, 46%, 55%, 70%, 85% Cacau e 85% Cacau com Nibs.

Voltados às pessoas que buscam uma alimentação mais saudável, os chocolates Espírito Cacau não possuem gordura hidrogenada, nem aromatizantes e conservantes em suas composições. Com baixas calorias, são fontes de antioxidantes, fibras e proteínas e, com exceção da versão 31% Cacau ao Leite, as demais barras não contém lactose ou glúten, podendo também ser consumidas por pessoas com alergias alimentares, além de vegetarianos e veganos.

Para quem tem ingestão controlada de açúcares, a marca oferece as opções 46% Cacau Zero Açúcar e 70% Cacau Zero Açúcar, adoçadas com stevia e maltitol, e o 100% Cacau Nibs, que é amêndoa do cacau torrada para ser consumida com frutas, iogurtes, sobremesas e sorvetes, entre outras opções.

Com forte presença na região Sudeste, os chocolates Espírito Cacau podem ser encontrados em barras de 5g, 25g e 80g e na versão de 1 kg para food service em redes varejistas como Pão de Açúcar e Hirota, em lojas de produtos naturais como Natural da Terra e no Empório de Santa Luzia (SP), entre outros estabelecimentos.

Em Vitória (ES), a empresa possui uma loja conceito que, além da linha de barras, também oferece uma ampla variedade de bombons, sorvetes, bolos e deliciosas sobremesas elaboradas com os produtos da marca.

SOBRE A ESPÍRITO CACAU

Fundado em 2010, o Grupo Espírito Cacau engloba as fazendas, uma fábrica e uma chocolateria, tendo o controle de todo o processo de produção, desde o plantio do fruto até a fabricação do chocolate gourmet para os segmentos de varejo e food service.

A preocupação com a qualidade na produção do cacau nas fazendas São José e Ceará, localizadas à margem do Rio Doce, garantiu ao chocolate Espirito Cacau o segundo lugar no Salão do Chocolate em Paris, maior vitrine gastronômica da linha gourmet e de origem, e também o reconhecimento como Cacau de Excelência pela International Cocoa Awards como um dos melhores da América do Sul, além de fazer parte dos 3,5% do mercado mundial de chocolate com origem única e gourmet.

Atualmente a empresa conta com representantes comerciais em todo Brasil, exporta para os Estados Unidos e Dubai, entre outros países, e prepara um projeto para abertura de franquias.

www.espiritocacau.com.br

facebook: espiritocacauchocolates

instagram: @espiritocacau

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.