Em comemoração ao mês da alimentação, Sodexo apresenta receitas que combinam segurança alimentar e aproveitamento completo dos alimentos

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) dedica o mês de outubro para a alimentação saudável. O tema deste ano, anunciado em 16.10 é “Crescer, Nutrir e Sustentar. Juntos”. Segundo dados da ONU, cerca de 130 milhões de pessoas correm o risco de ficar à beira da fome até o final deste ano devido a pandemia do novo coronavírus. Esse número se soma aos 690 milhões de pessoas que já não têm o que comer. Ao mesmo tempo, alerta a organização, mais de 3 bilhões de pessoas não têm dinheiro para fazer uma dieta balanceada.

Pensando nisso, a Sodexo On-site lança quatro receitas exclusivas, preparadas pelo chef mineiro Plínio Viana, consultor gastronômico da Plataforma Food da Sodexo, que aliam nutrição e impacto social seja para indivíduo, sociedade e meio ambiente. “O Dia Mundial da Alimentação oferece a possibilidade de pensarmos o que significa a alimentação consciente, para além dos efeitos físicos ou a rotina alimentar e combate ao desperdício, e ampliar para toda a cadeia que envolve o alimento, desde o plantio até a chegada à mesa dos brasileiros”, explica Plinio. Essa é a essência da companhia desde a sua fundação, há mais de 50 anos. ”Temos a missão de oferecer alimentação de qualidade para todos e esse cuidado está em cada receita que desenvolvemos para nossos consumidores”, finaliza o chef da Sodexo.

Receitas do chef Plínio Viana

Batata com molho branco de espinafre

A receita com o espinafre, um dos 50 alimentos do futuro, reforça a necessidade de termos uma alimentação nutritiva e sustentável. O espinafre também é rico em ferro, magnésio, cálcio, fósforo, potássio, vitaminas A, K e B2. Aliado do nosso cérebro, ele auxilia em quadros de depressão e no combate a doenças degenerativas.

Ingredientes:

15 Kg de batata comum/inglesa/branca em rodelas
1Kg de espinafre picado
Para o molho branco:
300 g de composto lácteo
150 g de margarina 80% lipídeos
150 g de farinha de trigo
5 g Cravo da índia
5 g de folhas de louro seco
400 g de cebola branca

Modo de preparo:

Para a batata:
Cozinhe as batatas no ponto “ao dente” e distribua em formas de untadas. Prepare o molho branco e adicione o espinafre picado.
Para o molho branco:

Cebola piqué: Faça um corte na cebola, prenda o louro com os cravos e coloque a cebola no leite para ferver e ficar aromatizado. Em uma panela, de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo médio e junte a farinha. Mexa vigorosamente até que a mistura fique homogênea. Esse preparado é chamado de “roux”. Cozinhe o roux mexendo bem para evitar que grude no fundo da panela, e deixe dourar. Despeje o leite quente aos poucos, mexendo para evitar que engrosse. Em seguida, descarte a cebola piqué. Cozinhe em fogo médio, mas tenha cuidado para não forma raspas no fundo da panela.

Fusilli ao molho de atum

O fusilli ao molho de atum se destaca por ser uma receita nutritiva e prática. O atum é fonte de minerais como Selênio, Magnésio e Potássio, previne a fadiga, a dor muscular e a fraqueza.

Ingredientes:

5 Kg de macarrão parafuso
15 g de sal
300 mL de óleo de soja
50 g de tempero alho com sal arisco
3 Kg de atum desfiado
50 g de cebolinha picada
2,5 Kg de tomate para molho
½ Kg de cebola branca em cubos pequenos

Modo de preparo:

Liquidifique os tomates e refogue em uma panela quente com o tempero de alho e sal e cebola, cozinhe durante 20 minutos. Em seguida adicione o atum e deixe que cozinhe um pouco, isso vai apurar os sabores. Cozinhe a massa, misture com o molho e finalize com a cebolinha.

Galinhada

A galinhada é um excelente prato que concilia nutrição e praticidade. Um dos seus ingredientes é o açafrão, que auxilia na imunidade, já que contém vitamina C. Ele também controla a pressão arterial e previne derrames, benefícios do potássio, presente no alimento.

Ingredientes:

6 Kg de sassami (cortado em dois pedaços)
1 Kg de tomate para molho
4 Kg de arroz branco tipo 1
300 mL de óleo de soja
50 g de tempero alho com sal arisco
45 g de sal
100 g de cebola branca (em cubos pequenos)
100 mL de vinagre de álcool
100 g de açafrão/cúrcuma
100 g de salsinha repicada

Modo de preparo:

Tempere os pedações de frango com alho, sal e o vinagre. Em uma panela quente e com um fio de óleo, coloque os frangos para grelhar. Depois que estiverem dourados, adicione o arroz, o óleo, o alho, o sal, o tomate, a cebola e o açafrão. Refogue alguns minutos, misturando todos os ingredientes. Adicione água o suficiente para ficar 1cm acima do arroz. Tampe a panela e aguarde que o arroz cozinhe e fique, macio. Finalize com a salsinha e sirva quente. A galinhada é uma preparação mais molhadinha, por isso, você deve mexer uma ou duas vezes durante o cozimento para que o arroz cozinhe por igual.

Dica: Fique de olho, essa preparação é fácil criar raspas no fundo da panela e queimar a galinhada.

Sopa de caldo de inhame com couve

Prato que traz o inhame, um dos 50 alimentos do futuro e combina nutrição e sustentabilidade. Ao consumir inhame é possível diversificar a dieta, de modo a beneficiar o meio ambiente com um uso mais sustentável dos recursos. O tubérculo é rico em antioxidantes, vitamina C e vitaminas do complexo B, auxiliando também na imunidade.

Ingredientes:

5 Kg de inhame (descascado e cortado em cubos pequenos)
500 g de cebola branca (em cubos pequenos)
50 g de tempero alho com sal arisco
500 g de couve manteiga congelada (em tiras finas)

Modo de preparo:

Descasque o inhame, corte em cubos pequenos e reserve sob refrigeração. Em uma panela refogue a cebola com o tempero de alho e sal até a cebola ficar transparente e adicione 15 litros de água. Em seguida adicione o inhame cortado e cozinhe cerca de 15 a 20 minutos em água fervente até ficar macio. Em seguida com a ajuda de uma escumadeira retire-o da água e amasse somente a metade da quantidade de inhame e volte para a água. Misture bem envolvendo todos os temperos até ficar cremoso. Finalize com as tiras de couve. Após o término da cocção, com o termômetro tipo espeto e calibrado verifique se atingiu a temperatura de segurança, de 74°C ou 70°C por 2 minutos ou 65°C por 15 minutos e registre na Planilha Controle de Temperatura de Cocção.

Dica: Informe para o consumidor e para o cliente, que o inhame é um dos ingredientes do futuro e que devemos consumir com mais frequência.

Sobre a Sodexo On-site Brasil

Com mais de 50 anos de expertise em todo o mundo – 40 anos só no Brasil – a Sodexo On-Site Brasil é líder em Serviços de Qualidade de Vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o país. Sustentada nos valores: Espírito de Equipe, Espírito de Serviço e Espírito de Progresso, a trajetória Sodexo é baseada no propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de Food (Alimentação) e FM (Facilities Management) responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.