Dia Mundial da Diabetes: Produtos inovadores do mercado surgem como solução para as restrições alimentares da condição crônica

Comemorado anualmente em novembro, o Dia Mundial da Diabetes foi criado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de promover a importância na prevenção e combate à doença ao redor do mundo. Em vigor desde 1991, a campanha é celebrada no dia 14/11, quando, em 1922, Frederick Banting e Charles Beste descobriram a insulina, principal medicamento usado no tratamento das diabetes Tipo 1 e 2. Mas quais são os males da doença e os cuidados especiais que as pessoas devem ter?

A diabetes é uma condição crônica resultada da falta de insulina no corpo, hormônio responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue. Quando presente em alta quantidade no organismo, a glicose causa, entre outros sintomas, fadiga, fraqueza, mudança de humor e, em casos mais graves, a diabetes. Incapazes de produzirem insulina, os diabéticos, com o nível de glicose acima do normal, acabam por sofrer com a hiperglicemia, causando a longo prazo danos nos nervos, vasos sanguíneos e órgãos. Fatores como sedentarismo, genética e ganha de peso – muitas vezes associada ao consumo em excesso de alimentos com açúcar e farinha branca – são as principais causas da origem da doença.

Em um país onde 13 milhões de pessoas são diagnosticadas diabéticas, como aponta um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes em 2019, é importante atentar-se aos cuidados diários que a condição exige, indo além da aplicação de insulina. Segundo a nutricionista Edvane Nunes Régis Bezerra, alimentos com açúcar e carboidratos em excesso aumentam a taxa de glicose no sangue e, mesmo não sendo estritamente proibidos, é importante que as pessoas com diabetes possuam uma alimentação balanceada para que seu controle glicêmico fique perto do normal. A profissional explica que as taxas entre 80 e 120 mg/dl antes da refeição e 100 e 140 mg/dl após são as ideais.

“É importante lembrar que alguns alimentos contribuem para o aumento rápido da glicemia, apresentando grandes quantidades de calorias e contendo poucas vitaminas, minerais e fibras. Alimentos com grandes quantidades de fibras, por outro lado, auxiliam na diminuição da absorção da glicose sanguínea e proporcionam saciedade, o que faz com que o indivíduo coma menos. É o caso dos produtos feitos à base do tubérculo konjac”, comenta Edvane.

Com apenas três ingredientes (água purificada, fibra de aveia biológica e a farinha biológica do konjac), os produtos da Konj ac Massa MF, marca produtora de massas low-carb, contam apenas com 9 calorias em cada 100 gramas e, livres de farinha branca e açúcar, são ideais para a alimentação dos diabéticos. Registrado pelo Ministério da Saúde/Anvisa, o produto possui todos os controles de qualidade e aprovação exigidos nacionalmente e, provando sua indicação a diabéticos, possui também o selo de aprovação da ANAD – Associação Nacional de Atenção ao Diabetes. Devido à sua composição, o konjac proporciona uma alimentação com menos restrições, sendo possível preparar pratos de massa e arroz sem ingredientes que seriam prejudicais à saúde.

“Quando adicionado a molhos e alimentos como verduras, temperos e ervas aromáticas, nossa massa absorve o sabor desses ingredientes, tornando-se então uma alternativa eficaz na substituição de macarrões e risotos tradicionais, que muitas vezes contam com ingredientes como farinha branca e açúcar, ricos em calorias. Temos uma grande preocupação em oferecer produtos de qualidade para nossos consumidores diabéticos que atendam suas necessidades médicas e, claro, sejam saborosos”, comenta Thamara Gama, Diretora Executiva da marca no Brasil .

O tubérculo konjac – de onde a farinha para o preparo de seus alimentos é extraída – é composto, em grande parte, por fibras solúveis. E é justamente devido ao alto teor de água (96%) e a presença da fibra do Glucomanan (4%) nos produtos Konjac Massa MF que os tornam zero carboidratos. O Glucomanan é responsável, entre muitos benefícios, pela diminuição do colesterol, do índice glicêmico e por retardar a digestão, formando uma película de proteção na parede do intestino e reduzindo a absorção da glicose.

“Além de alimentos ricos em fibras, algumas atitudes podem evitar a oscilação da glicemia, como manter o peso controlado, optar por carboidratos de baixo índice glicêmico e fazer o monitoramento regular dos níveis de glicose. Junto da prática de exercícios físicos, esse é o caminho para uma vida mais plena e saudável daqueles que vivem com diabetes”, finaliza Edvane.

Sobre a Konjac Massa MF

A linha de produtos Konjac Massa MF é uma alternativa para quem deseja seguir uma alimentação saudável, de baixo teor calórico e, ao mesmo tempo, desfrutar de uma refeição sem carboidratos e calorias adicionais presentes em uma massa regular. Os produtos da marca contam apenas com 9 calorias em cada 100 gramas, sendo fonte de fibras e livre de glúten, sódio e açúcar. É ideal para quem busca emagrecimento e dietas de baixas calorias. O diferencial do Konjac Massa MF está em seu ingrediente, a raiz Konjac, rica em Glucomanano, uma fibra alimentar natural, sendo apropriado para consumo de vegetarianos, veganos e celíacos. https://www.konjacmassamf.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.