10 de julho de 2024
Notícias

Desperdício zero: Bio Mundo ensina 4 receitas fitness para fazer com cascas de frutas e verduras

Ricos em nutrientes, as partes “não convencionais” dos alimentos contribuem para uma vida saudável

Você sabia que a casca da laranja pode se tornar um delicioso doce? A falta de orientação nutricional faz com que as pessoas não tenham conhecimento das propriedades dos alimentos e isso gera um enorme desperdício. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) afirma que, por ano, 26 milhões de toneladas de alimentos produzidos no Brasil vão para o lixo.
Reduzir o desperdício é essencial para uma vida mais saudável e um mundo mais sustentável. Reaproveitar os alimentos é uma solução simples e viável que pode ser incluída no dia a dia e é uma alternativa benéfica para a saúde e o meio ambiente. Muitas cascas, sementes e talos são fontes ricas em vitaminas, proteínas e sais minerais, e tais partes não convencionais, que são tidas como “restos”, podem compor deliciosos pratos.
Visando seu compromisso com as pessoas e cuidado com a natureza, a Bio Mundo – rede de lojas que busca promover saúde e bem-estar por meio de produtos naturais e saudáveis – apresenta receitas fitness que podem ser feitas reaproveitando alimentos.

Macarrão vegetal com casca de abobrinha

Ingredientes:

Para o espaguete:
150g de abobrinha com casca cortada em lâminas finas
1 dente de alho ralado

Para o molho:
50g de tomates picados em cubos pequenos sem sementes
½ cebola (aproximadamente 20g)
Azeite extravirgem (a gosto)
Sal (a gosto)
1 dente de alho
Manjericão (a gosto)
½ xícara (chá) de polpa de tomate

Modo de preparo:

Para o espaguete:
Fatie a abobrinha com casca em lâminas finas (ou utilize um ralador) e reserve. Doure o alho com um fio de azeite. Desligue o fogo. Ainda quente acrescente a abobrinha cortada tipo espaguete. Salpique com sal. Dica: a abobrinha com casca não precisa ir ao fogo, o calor da panela já basta.

Para o molho:
Em uma panela, doure a cebola no fio de azeite, coloque o molho de tomate e refogue. Acrescente o tomate já cortado e desligue o fogo logo em seguida. Finalize salpicando o sal. Monte o macarrão vegetal com casca de abobrinha e coloque o molho por cima. Decore com folhas de manjericão e sirva.

Farofa de cascas de melão e abacaxi

Ingredientes:
1 xícara (chá) casca de melão picada
2 colheres (sopa) óleo
2 colheres (sopa) cebola picada
2 dentes alho picado
1 xícara (chá) talos de agrião picados
1 xícara (chá) suco de casca de abacaxi
1 xícara (chá) tomate picado
2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
água
sal a gosto

Modo de Preparo:
Cozinhe a casca de melão até ficar macia e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Acrescente os talos de agrião, a casca de melão e refogue. Junte o suco e o sal. Deixe levantar fervura. Por último, acrescente o tomate picado e a farinha de mandioca. Mexa bem e sirva quente.

Chá de casca de maçã com gengibre

Ingredientes:
Cascas de 4 maçãs
Gengibre
Água

Modo de Preparo:
Pegue a casca de quatro maçãs e coloque-as de molho em um litro de água fria para infusão. Descasque cinco gramas de gengibre, corte-o em tiras finas e coloque junto à água com as cascas da fruta. Leve à mistura ao fogo. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe apurar por mais dez minutos. Coe antes de servir.

Doce de casca de laranja

Ingredientes:
Casca de 2 laranjas picadas;
2 colheres de sopa de açúcar cristal;
2 colheres de sopa de farinha de linhaça;

Modo de preparo:
Deixe as cascas de laranja de molho por cerca de 12 horas, trocando a água a cada 2 a 3 horas; coloque o açúcar em uma panela e forme uma calda açucarada. Acrescente as cascas de laranja e a farinha de linhaça e mexa até chegar à consistência de um doce de colher.

Sobre a Bio Mundo
Fundada em 2015, na cidade de Brasília, a Bio Mundo nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos as lojas oferecem itens sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. Além da venda a granel de grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com a linha exclusiva de encapsulados naturais, produtos desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade, atendendo a diversos tipos e necessidades dos clientes, como repor nutrientes, manutenção e preservação da saúde. www.biomundo.com.br

Acesse a nossa lista de clientes e baixe imagens em alta resolução na Sala de Imprensa da Dezoito. Veja em: http://www.dezoitocom.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 10 =