Curadoras de Feira Sustentável querem revolucionar os Hábitos alimentares dos cariocas
A Feira Seleta é uma proposta de feira sustentável, que tem por objetivo incentivar o consumo de alimentos saudáveis e cultivados por pequenos produtores locais da cidade do Rio de Janeiro, de modo artesanal, sem corantes, conservantes ou aditivos químicos.
E nessa época, ela traz diversas opções natalinas de produtos orgânicos, veganos, low carb, sem açúcares, sem lactose, sem glúten e específicos para alguns tipos de dietas restritivas ou ainda, para as pessoas que simplesmente decidiram ter uma alimentação mais natural e saudável.
A feira está localizada nos principais shoppings da cidade e possui diversos expositores que apresentam produtos diferenciados, como: geleias; panetones, pães com fermentação natural e temperos naturais; pães sem lactose; bolos, doces, pães e massas sem glúten e sem contaminação, próprios para celíacos; sucos prensados a frio; leites, brownies, manteigas e hambúrgueres veganos; kombucha; folhas, verduras e legumes in natura; molhos sem conservante; cogumelos orgânicos; antepastos naturais; azeites saborizados; queijos, presuntos e outros itens de charcutaria artesanal low carb; vinhos orgânicos e cervejas sem glúten; jardim de hortaliças e muito mais.
Além de alimentos, a feira tem também artesanato sustentável e de produção individual; cosméticos veganos e orgânicos; peças elaboradas com pedras e cristais; trabalho artesanal com suculentas e cactos em troncos de árvores frutíferas, vidros e luminárias; bolsas, tapetes e outros produtos, feitos a partir de sobras de tecidos da indústria têxtil e outras opções. E para o Natal, há guirlandas, mandalas, plantas decoradas e outras opções.
A ideia da Feira Seleta, na verdade, refere-se a um tema que está bastante em alta nos dias atuais, uma vez que as pessoas buscam cada vez mais por comida saudável, benéfica ao organismo e elaborada com ingredientes selecionados, com baixo teor de gordura, baixo índice de carboidrato e produzidos de modo natural, sem agrotóxico ou substâncias prejudiciais à saúde.
Trata-se, portanto, de uma opção inteligente, consciente e que está disponível aos consumidores dos shoppings cariocas.
A feira conta ainda com parcerias sustentáveis, como é o caso do Instituto Libertas, que recolhe resíduos de óleos para transformá-los em produtos como o sabão, por exemplo.
As idealizadoras do projeto Feira Seleta são as sócias Luísa Velho e Flávia Fagundes, que buscaram resgatar e renovar o significado das feiras tradicionais que sempre estiveram próximas das residências, em diversos bairros.
O objetivo de ambas ao criar a feira foi promover uma verdadeira mudança nos hábitos alimentares do público carioca, disponibilizando bons alimentos. Além disso, elas buscaram também integrar os produtores locais aos consumidores. “Nossa intenção é desmistificar o conceito de que este tipo de alimentação saudável não é acessível para todos”. Além disso, queremos orientar os nossos clientes sobre o consumo consciente, saudável, orgânico e natural” – afirma Luísa.
A feira acontece de terça a sábado nos seguintes locais:
- Terças-feiras:
· Vogue Square (Barra da Tijuca) – Das 10h às 19h
· Partage Shopping São Gonçalo – Das 11h às 20h (início dia 17/11)
- Quartas-feiras:
· Nova América (Zona Norte) – Das 10h às 19h
· Galeria Top Center (Ipanema) – Das 9h às 18
- Quintas-feiras:
· Botafogo Praia Shopping (Zona Sul) – Das 10h às 19h
· Recreio Shopping (Recreio) – Das 10h às 19h
- Sextas-feiras:
· Boulevard Shopping (Vila Isabel) – Das 10h às 19h
· Freeway Center Barra (Barra da Tijuca) – Das 10h às 18h (início dia 13/11)
- Sábados:
· Freeway Center Barra (Barra da Tijuca) – Das 10h às 18h
As idealizadoras do projeto Feira Seleta estão disponíveis para contar mais detalhes sobre essa proposta incrível e poderão conceder entrevistas ao vivo ou gravadas e lives aos veículos que solicitarem.