Chef Aprendiz encerra sua oitava edição e auxilia jovens a ingressarem no mercado de trabalho

O Hotel Grand Hyatt São Paulo recebeu no último sábado (24/7) os finalistas da 8ª edição do Chef Aprendiz. O Chef Aprendiz Liberdade, que teve como sede de suas oficinas a Missão Paz, contou com o patrocínio master da Wickbold via Proac ICMS, que também esteve entre os patrocinadores da última edição, na região do Parque Chuvisco.

No último sábado, os 20 jovens, divididos em turmas, prepararam e apresentaram um menu completo com entrada, principal e sobremesa cujas receitas foram criadas por eles mesmos. Além da avaliação dos pratos, cada jovem foi observado durante o curso e critérios como presença, participação, pró atividade e trabalho em grupo foram avaliados. O grande vencedor da edição foi Joel Habeb, que durante todo o curso apresentou muita dedicação, proatividade e comprometimento. Entre os pratos campeões, a entrada Causa peruana, a Paella como principal e a sobremesa Malabie.

Integraram o time de jurados Mariana Pelozio (Duas Terezas), Breno Berdu (Hotel Emiliano), Victor Wong (Panda Ya!), Tan Tjui-Tseng (Jui), Rodrigo Einsfeld (Handz by Rodrigo Einsfeld), Alexandre Martins da Costa (Ofner), Roberto Matsuda (Fruta Imperfeita) e Bruna Keler (Hotel Grand Hyatt), que participaram da grande final com a intenção de contratar os jovens para seus negócios. Além disso, a parceria com a Oster® garantiu eletroportáteis para todos os participantes da edição Liberdade, e os três primeiros colocados ganharam produtos diferenciados, para acompanhá-los em suas trajetórias na gastronomia.

Durante a Edição Liberdade os jovens vivenciaram oficinas de técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, nutrição, alfabetização emocional, autoconhecimento, elaboração de CV e preparo para entrevistas de emprego. Para que os alunos tivessem a vivência do dia a dia de uma cozinha profissional, foi feito um evento beneficente, e os jovens executaram junto com os colaboradores dos restaurantes um menu completo com as receitas definidas pelos chefs e professores do projeto.

Neste período de pandemia, todos os encontros e eventos seguiram todos os protocolos sanitários e as diretrizes sobre os cuidados para prevenção da Covid-19. É importante ressaltar que as oficinas do projeto acontecem em um ambiente de cozinha rigorosamente higienizado e com diversas diretrizes sanitárias, garantindo maior controle e segurança para os envolvidos.

O Chef Aprendiz vai muito além de simplesmente um projeto gastronômico e inserção socioeconômica para jovens em situação de vulnerabilidade social. Seu objetivo principal é desenvolver pessoas, usando a gastronomia como principal ferramenta para tal. Com esta edição vamos alcançar 130 jovens formados. Hoje, mesmo com o cenário de pandemia, temos 75% dos jovens trabalhando, e 60% estão empregados ou em processo de entrevistas em cozinhas parceiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.