Aproveite o feriado da Proclamação da República com duas receitas tipicamente brasileiras
Fortaleza ensina como fazer Lasanha de Costela com Mandioca e Pavê de Paçoca com Doce de Leite
O feriado de 15 de novembro celebra a Proclamação da República, homenagem à implementação da república no Brasil, em 1889, que derrubou a monarquia vigente até então. Desde a colonização e a partir dela, o país reuniu pessoas de diferentes descendências e culturas, resultando em uma culinária nacional rica. Algumas receitas, como a feijoada, o brigadeiro e o pão de queijo, são reconhecidas mundialmente como receitas brasileiras, a partir da influência de tantos povos.
Para te ajudar a preparar um prato tipicamente brasileiro, a Fortaleza, marca de biscoitos, massas e torradas da M. Dias Branco, ensina a fazer duas receitas com o gostinho do Brasil. A Lasanha de Costela com Mandioca leva a costela de boi, uma das carnes mais versáteis de se trabalhar, por isso, é usada em diferentes pratos, enquanto a mandioca é usada como acompanhamento ou mesmo prato principal na mesa de muitas famílias. De sobremesa, o Pavê de Paçoca com Doce de Leite combina dois doces unanimemente amados.
Confira as receitas abaixo e aproveite o fim de semana em família!
Lasanha de Costela com Mandioca
Ingredientes:
Molho Branco:
5 colheres (sopa) de Margarina Amorela
5 colheres (sopa) Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento)
2 litros de leite
Molho de Tomate:
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
10 tomates sem pele, sem sementes e picados
1 litro de polpa de tomate
Recheio de Costela com Mandioca:
1 kg de costela de boi (sem osso)
1 cebola picada
4 dentes de alho picados
4 colheres (sopa) de óleo
2 tabletes de caldo de carne
250 g de mandioca picada
Montagem:
1 embalagem de Lasanha Fortaleza
400 g de mussarela em fatias
Queijo parmesão ralado
Temperos:
Sal
Pimenta-do-reino
Orégano e noz-moscada
Modo de Preparo:
Recheio de Costela com Mandioca:
Tempere a costela de boi com a cebola, alho, sal e pimenta-do-reino.
Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e coloque a costela temperada. Deixe fritar bem!
Acrescente 1 litro de água, os tabletes de caldo de carne e deixe cozinhar por 50 minutos. Depois coloque a mandioca e deixe cozinhar por mais 15 minutos.
Retire do fogo, desfie a costela e a mandioca. Reserve.
Molho Branco:
Em uma panela média, aqueça a margarina e doure a farinha de trigo. Acrescente 2 litros de leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.
Acerte o sal, tempere com a pimenta-do-reino e a noz-moscada. Retire do fogo e reserve.
Molho de Tomate:
Em uma panela média, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Coloque os tomates picados, polpa de tomates e 2 xícaras (chá) de água.
Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano. Retire do fogo e reserve.
Montagem:
Em um refratário grande e fundo, monte a lasanha.
Divida o molho branco e o molho de tomate em 3 partes, as tiras de lasanha em 4 e as fatias de mussarela e o recheio de costela com mandioca em 2.
Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de costela com mandioca, tiras de lasanha, molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de costela com mandioca, tiras de lasanha, molho branco, molho de tomate e finalmente queijo parmesão ralado.
Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200 ºC) por 50 minutos.
Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.
Tempo de preparo: 1h50
Rendimento: 12 porções
Pavê de Paçoca com Doce de Leite
Ingredientes:
100 g de Biscoito Maizena Fortaleza triturado
250 g de amendoim torrado e triturado
½ lata de leite condensado
2 caixas de chantilly
300 g de doce de leite
Modo de Preparo:
Em uma travessa, coloque o biscoito Fortaleza, o amendoim, o leite condensado e misture-os bem. Coloque o resultado da mistura em um refratário untado com margarina e leve-o à geladeira por 15 minutos.
Em uma batedeira, coloque o chantilly e bata-o até atingir o ponto.
Tire a paçoca da geladeira e esfarele-a.
Monte as camadas intercalando paçoca, chantilly e doce de leite.
Decore como preferir, com a paçoca ou com o doce de leite por cima.
Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos
Siga a Marca Fortaleza nas redes sociais para aprender dicas deliciosas e práticas.
Facebook: http://www.facebook.com/marcafortaleza
Twitter: http://twitter.com/marcafortaleza
Instagram: http://www.instagram.com/marcafortaleza
SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor Marca Fortaleza: 0800 702 5509
www.marcafortaleza.com.br
Sobre a Fortaleza
Com mais de 65 anos de tradição, a Marca Fortaleza foi a primeira a ser lançada pela M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos. Hoje já são mais de 60 produtos oferecidos aos consumidores, entre massas, biscoitos e torradas, fabricados em uma das maiores plantas industriais do País. Os alimentos Fortaleza são distribuídos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, deixando as refeições muito mais saborosas, desde a hora do café da manhã até o jantar. Há vários anos, a Marca Fortaleza é destaque no prêmio Grandes Marcas, do jornal Diário do Nordeste.
Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos
Contando com mais de sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.
Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e mais de 35 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 30 países em todos os continentes.
parabéns pelo site, ideias muito boas, sempre coloco em
práticas as dicas daqui.