Dia do Tempranillo: conheça mais sobre a uva que conquistou o paladar do brasileiro

Entre janeiro e outubro deste ano, a Evino vendeu mais de 1,3 milhão de garrafas de Tempranillo

O brasileiro adora um Tempranillo e não é difícil de imaginar o porquê. Essa uva, presente em vinhos rosés e tintos, é muito versátil, harmonizando facilmente com diversos pratos. Prova de que caiu no gosto tupiniquim é que somente neste ano a Evino vendeu mais de 1,3 milhão de rótulos, equivalente a cerca de 6,5 milhões de taças, um crescimento de mais de 31% em relação ao ano passado. Se você também já virou fã, aproveite que o e-commerce vai comemorar o Dia do Tempranillo com uma loucura de oferta de um de seus best-sellers e abasteça a sua adega. Fique atento ao site https://www.evino.com.br/black-friday.

“Os taninos da Tempranillo em geral são mais domados e apresentam pouca adstringência, isto é, aquela sensação de amargor na boca, resultando em vinhos de fácil compreensão para grande parte do público”, explica Jessica Marinzeck, sommelière da Evino. “Além de ser agradável no paladar, a Tempranillo é muito versátil, harmonizando muito com massas, queijos, legumes defumados, carnes assadas ou grelhadas”, completa. Um bom exemplo é o Don Simón Tempranillo, espanhol mais vendido do mundo e um dos carros-chefe da Evino, que apresenta um ótimo equilíbrio em boca.

De origem espanhola, seu nome vem de “temprano”, que significa “cedo” – isso se deve ao fato da uva brotar e amadurecer mais cedo que as demais. Outra curiosidade é que em Portugal, onde também possui presença significante, é conhecida como Tinta Roriz ou Aragonez, sendo a segunda variedade tinta mais plantada na região do Douro e um componente muito importante para a produção do Vinho do Porto.

E para ter uma experiência ainda melhor, confira as dicas de harmonização que a sommelière da Evino preparou.

Com pizza
“O Don Simón Selección Tempranillo é um fácil vinho de agradar e que combina bem com aquela pizza do final de semana”, afirma Jessica. Se a sua pedida for pizza de calabresa, de pepperoni ou 4 queijos, esse vinho vai ser perfeito. Também acompanha muito bem as tradicionais tapas espanholas.

Com carnes
Com 10 anos de idade e passagem em carvalho por 18 meses, o Anciano Gran Reserva 10 years Valdepeñas DOP 2008 tem notas que lembram café e pimenta preta. É ótimo para acompanhar carnes bovinas e suínas assadas, além do famoso churrasco de domingo.

Já o Finca Los Príncipes Crianza Rioja DOC 2016 tem passagem de 12 meses em carvalho, apresentando notas de frutas vermelhas e pretas, baunilha e notas de alcaçuz. Harmoniza bem com embutidos, bisteca assada e até mesmo um belo hambúrguer.

Com peixes e saladas
“O Viñapeña Tempranillo Rosé é a prova da versatilidade da uva Tempranillo”, diz Jessica. Com aromas de frutas vermelhas e um ótimo frescor, este vinho harmoniza bem com um crudo de atum ou salmão, saladas e frutos do mar.

Com massas
Originário de Rioja, umas da regiões mais emblemáticas desta casta, o Faustino Rivero Ulecia Tempranillo Rioja DOCa 2018 apresenta aromas frutados com toques balsâmicos. Perfeito para o almoço em família, ele vai muito bem acompanhado com massas ao sugo, lasanha de berinjela e queijos curados.

Sobre a Evino

Maior e-commerce de vinhos da América Latina, a Evino já vendeu para mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho – e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado. Negociando diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos, a Evino se tornou a maior importadora de vinhos da Itália, França e Espanha no Brasil. O e-commerce tem um portfólio dinâmico e busca ampliar cada vez mais suas parcerias com linhas exclusivas de produtores renomados. A empresa foi pioneira em oferecer um app de venda de vinhos no País. Tudo isso para que o brasileiro viva mais histórias, seja mais vinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.