Aprenda a receita de queijo crocante do chef Henrique Campos

Petisco é fácil de fazer e leva apenas sete ingredientes

Você sabia que o queijo é um dos alimentos mais consumidos no Brasil? Em média, o brasileiro consome por ano 5,5 quilos de queijo, em diferentes tipos de combinações e preparos. O chef Henrique Campos é fã de queijo e criou o queijo crocante, um petisco simples e muito saboroso que leva apenas sete ingredientes. E o melhor: pode ser feito com queijo muçarela, prato, asiago ou qualquer outro que você tenha à disposição, especialmente os mais moles.
“O segredo do queijo crocante é o momento de empanar. O queijo precisa estar bem gelado e ser empanado duas vezes para fritar por inteiro, deixando uma casquinha crocante e ficando derretido por dentro”, explica o chef, que atua à frente da Figurate Focacceria e do Trattô, ambos em Curitiba, ao lado do empresário João Bataglin e do chef Andre Pionteke.
Confira a receita do Queijo Crocante (asiago in carrozza):

Ingredientes:

· 200g de queijo asiago (peça) ou outro
· 40g de farinha de trigo
· 60g da farinha de rosca
· 1 ovo
· 10ml de leite
· Óleo para fritura
· Páprica doce

Modo de preparo:

Corte o queijo em cubos médios de aproximadamente dois centímetros. Separe as farinhas em recipientes diferentes e tempere ambas com sal e páprica doce. Em um outro recipiente, bata o ovo e o leite com o auxílio de um garfo. Agora inicie o processo de empanar: passe os cubos do queijo na farinha de trigo, depois no ovo batido e por fim na farinha de rosca. Coloque no freezer por 20 minutos. Repita o processo de empanar mais uma vez e volte ao freezer por mais 20 minutos. Após o período, aqueça o óleo (o suficiente para que os cubos de queijo fiquem em imersão) a 180 graus em uma panela. Quando atingir a temperatura, coloque os cubos de queijo empanado e deixe fritar por aproximadamente seis minutos até que a casca fique crocante e o queijo derretido por dentro. Com o auxílio de uma escumadeira, ou peneira, retire os cubos de queijo do óleo, escorra em um papel absorvente e sirva como petisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.