Aprenda‌ ‌como‌ ‌fazer‌ ‌charuto‌ ‌de‌ ‌camarão‌ ‌do‌ ‌Txai‌

O prato é indicado para o almoço de domingo em família

Quer ter um gostinho da culinária do Txai Resort Itacaré na sua casa? Aprenda como fazer o charuto de camarão para servir no almoço em família. O prato faz parte do cardápio dos restaurantes Orixá e Praia que são conhecidos por apresentarem versões sofisticadas da culinária baiana, sempre com ingredientes regionais e técnicas internacionais.

Confira a seguir o passo a passo:

Para o charuto:

100g de folha de taioba;
400g de camarão sem casca;
100g de arroz arbório para risoto;
100g de cebola branca picada;
1 dente de alho;
20ml de azeite de oliva;
30ml de cachaça;
20g de cebolinha picada;
Sal e pimenta do reino;
300ml de caldo vegetal.

Para acompanhar:

200g de manga verde;
1 limão taiti;
10g de pimenta dedo de moça picadinha;
80g de amendoim torrado.

Para o molho:

100g de polpa de caju;
30ml de azeite de oliva.

Modo de preparo

Em uma caçarola junte a cebola, o alho e o azeite e deixe dourar em fogo baixo. Quando começar a caramelizar acrescente o arroz de risoto e continue tostando por dois minutos sempre com fogo baixo. Passado esse tempo junte os camarões picados, aumente a chama e, em seguida, flame com a cachaça, até evaporar o álcool e depois comece a derramar aos poucos o caldo de legumes, continuando a mexer por cerca de 20 minutos. Reserve o arroz até esfriar. Em uma panela com água salgada fervendo, cozinhe as folhas de taioba por 10 segundos e depois deixe elas esfriarem em um recipiente com bastante água e gelo.

Descasque a manga e rale em um ralo grosso, misture a pimenta e o suco do limão. Pique grosseiramente o amendoim.

Em seguida, coloque a polpa de caju com quatro colheres de água em uma panelinha, ponha no fogo baixo e deixe reduzir pela metade. Depois que esfriar coloque no liquidificador e bata com o azeite de oliva até criar uma emulsão.

Montagem

Abrir 4 folhas de taioba de um tamanho de 15cm por cada lado, secá-las, dividir o risoto de camarão em 4 partes e dispô-las no centro de cada folha. Depois enrole até criar um charuto. Coloque uma colher de salada de manga no prato, disponha o charuto do lado, com uma colher de café de amendoim ao lado também. Para finalizar, crie pequenas gotas com a emulsão de caju. Esse prato pode ser servido frio ou morno, podendo acompanhar um bom sauvignon blanc.

Rendimento: 4 porções

Serviço Txai Resort Itacaré

  • Endereço Rodovia Ilhéus – Itacaré/Bahia BA 001 – km 48

Três companhias aéreas nacionais realizam voos diretos das principais capitais brasileiras para Ilhéus: TAM, Gol e Azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.