29 de março de 2024
Chefs em destaque

Chef Angélica Vitali adere à gelatina em folhas

Ex-integrante do MasterChef Profissionais, expoente da gastronomia molecular diz que formato dá mais versatilidade e precisão aos preparos; veja receita de drink

A chef Angélica Vitali, uma das maiores expoentes da gastronomia molecular no mundo, virou fã da gelatina em folhas. O conhecido ingrediente do brasileiro ganhou formato diferente com a promessa de oferecer maior versatilidade, praticidade e precisão em receitas para todos os gostos, de profissionais a amantes da boa gastronomia.

“Quando falamos em gelatina, seja ela qual for, muitas pessoas associam diretamente a preparações doces, porém, esse ingrediente pode ser utilizado em inúmeras receitas, de entradas a drinks, por exemplo”, afirma Angélica, ex-participante do MasterChef Profissionais, da Band.

Segundo ela, a gelatina em folhas se encaixa perfeitamente no conceito de gastronomia molecular, que é a ciência que estuda os processos químicos e físicos dos ingredientes. A técnica explora novos formatos, texturas e cores dos alimentos, por exemplo.

“A versatilidade da gelatina em folha é enorme, uma vez que, diferentemente das gelatinas em pó, tem mais fácil dissolução, não criando os tão temidos grânulos”, afirma Angélica, que é, no Brasil, chef dos produtos de Ferran Adrià, o precursor da cozinha molecular.

Uma das dificuldades de chefes de cozinha profissionais, e mesmo de amadores, explica Angélica, é usar a quantidade exata do ingrediente, principalmente quando ele é em pó. “A folha de gelatina acaba com esse problema ao trazer maior acuidade para as preparações”, diz.

Os benefícios não param por aí. “Para a criação de espumas, por exemplo, a gelatina em folha é incrível, pois dilui com facilidade e a passagem pelo sifão é tranquila”, ensina a profissional.

O site de Angélica Vitali, Gastrô Brasil Gastronomia, tem em sua linha de produtos uma embalagem com 200 g / 100 folhas de gelatina, que também está à venda. O site reúne ingredientes, equipamentos, utensílios, cursos e eventos relacionados à cozinha moderna.

https://gastromania.com.br/2020/05/16/gelatina-de-vinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 18 =