Vinhos com 15% de desconto e dicas de harmonização para o Dia do Cabernet Sauvignon

Na próxima quinta-feira (2) é comemorado o Dia do Cabernet Sauvignon e, para celebrar uma das uvas mais plantada no mundo e uma das preferidas entre os brasileiros, a Evino preparou uma programação especial. Nesse mesmo dia, às 17h, haverá uma aula de 30 minutos na Loja ao Vivo da empresa com curiosidades sobre a uva apresentadas pelo sommelier Augusto Alves. Para acompanhar a transmissão ou deixar o almoço do fim de semana ainda mais saboroso, os apaixonados por vinhos poderão adquirir a partir de quinta os rótulos selecionados com até 15% de desconto.

“De origem francesa, a Cabernet Sauvignon é cultivada principalmente na região de Bordeaux e no Vale Loire, e é originária do cruzamento natural entre a casta Cabernet Franc (tinta) e a Sauvignon Blanc (branca) – é justamente daí que vem a origem do seu nome”, explica Jessica Marinzeck, sommelière da Evino.

Os vinhos produzidos com esta uva costumam apresentar altos níveis de acidez e taninos, aromas de frutas vermelhas e negras, como cereja, amora e cassis, e leves toques vegetais, como menta ou pimentão. Quando passa por madeira, os vinhos podem apresentar também notas de baunilha, cacau e tabaco.

Por ser uma das castas mais plantadas no mundo, a Cabernet Sauvignon é fácil de encontrar em diversos países. Na Itália, a variedade aparece junto com as uvas nativas em blends e tem papel importante na produção dos Supertoscanos, “Um estilo de vinho da Toscana feito com as uvas francesas que revolucionaram o mercado de vinhos italianos, na década de 1970”, conta a sommelière.

Além da presença forte nos países europeus, ela também é a uva mais plantada no Chile presente em rótulos varietais ou em blends. Nos EUA, a Cabernet Sauvignon é a estrela da região de Napa Valley. Já na Austrália, as regiões de Coonawara e Margaret River se consagraram pela produção de vinhos clássicos modernos.

Harmonizações com Cabernet Sauvignon

Pizza de Calabresa

“A linguiça calabresa é um embutido de sabor forte, que contém altos níveis de gordura e sódio. Na pizza, pode ou não vir acompanhada de queijo. Para harmonizar, aposte no Echeverria Reserva Cabernet Sauvignon 2019 , vinho que apresenta alta acidez, ajudando a equilibrar a gordura e taninos bem presentes, contrapondo o teor de sal”, recomenda Jessica.

Risoto de Cogumelos

“A Cabernet Sauvignon pode apresentar algumas notas terrosas, que combinam super bem com pratos que contenham cogumelos”, destaca a sommelière. Para acompanhar um risoto de cogumelos, o indicado é o Peñalolen Cabernet Sauvignon 2017 , que, além das notas de frutas negras, traz aromas levemente herbáceos e um toque mentolado.

Rondelli ao molho sugo

“Na harmonização de massas, quem dita a escolha do vinho é o molho utilizado. No caso do molho sugo, rico em acidez e levemente frutado, pode ser acompanhado do De Martino Cabernet Sauvignon Valle del Maipo D.O. 2019 , rótulo que apresenta aromas predominantemente frutados, com notas de cereja, amoras e cassis”, diz a sommelière.

Costela ao barbecue

“A costela é uma carne com bom nível de gordura, o que a faz derreter na boca, por isso um vinho de boa acidez é recomendado”, aconselha Jessica. No caso do molho barbecue, os temperos trazem aromas e sabores fortes, mesclando especiarias doces e defumados. A combinação para o prato fica por conta do Prahova Valley Cabernet Sauvignon 2018 , rótulo produzido na Romênia que apresenta notas de pimenta preta, tabaco e um toque defumado.

Bolo Mousse de Chocolate Meio Amargo

Com tantas opções de pratos gostosos, a sobremesa não pode ficar de fora. Aos amantes desta parte do cardápio, uma boa aposta é o Solear Cabernet Sauvignon Suave . “Com um dulçor agradável e notas de chocolate, geleia de amora e framboesas maduras, combina muito bem com um bolo mousse de chocolate”, afirma a sommelière.

Sobre a Evino

Maior e-commerce de vinhos da América Latina, a Evino já vendeu para mais de 1 milhão de pessoas no Brasil. Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado, e recebeu em 2021 o selo Great Place to Work (GPTW), que reconhece a empresa como uma das melhores para se trabalhar. Negociando diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos, a Evino se tornou a maior importadora de vinhos da Itália, França e Espanha no Brasil. Tudo isso para que o brasileiro viva mais histórias, seja mais vinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.