Vinho é tema de live sobre a Serra da Mantiqueira

Projeto do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão abordará a safra das uvas Vitis Viníferas na região

Região conhecida por suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas, a Serra da Mantiqueira abriga inúmeros produtores locais, de diferentes segmentos, que encontram na localidade o cenário ideal para viverem e produzirem.

A partir do interesse de mapear esses produtores e com o objetivo de proporcionar aos alunos do curso de gastronomia o conhecimento de ingredientes e seus processos de produção, o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão criou o projeto Saberes da Mantiqueira, que consiste na realização de roteiros gastronômicos por cidades da região.

Neste período, em que o distanciamento social se faz necessário, o projeto ganhou uma versão on-line: o Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira. Em uma série de lives mensais, o público poderá conhecer a sazonalidade do território culinário da Mantiqueira por meio de suas safras.

Com curadoria de professores e alunos do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, será possível compreender a influência do terroir (clima, solo, biodiversidade, entre outros elementos) nos ingredientes, relacionar território e identidade territorial a produtos de origem, compreender aspectos sociológicos e antropológicos no contexto da alimentação, conhecer questões relacionadas à sustentabilidade, saudabilidade e sazonalidade, compreender impactos dos aspectos histórico-culturais na produção regional de alimentos, entender a importância do turismo gastronômico como vetor de desenvolvimento local, entre outros aspectos.

Conhecendo mais sobre os vinhos de inverno

A live de agosto, que será realizada na próxima quarta-feira (25/8), às 20 horas, terá como tema Vinhos de Inverno: especialidade da Mantiqueira e debaterá a safra das uvas Vitis Viníferas (mais conhecidas por parreira), por meio da produção das diversas vinícolas paulistas e mineiras da Serra da Mantiqueira. Serão apresentados detalhes da produção de vinhos de colheita de inverno, técnica típica da viticultura da região, denominada dupla poda. Também serão abordadas as iniciativas do Empório dos Mellos na divulgação dos vinhos da região e o potencial do turismo enogastronômico na Serra da Mantiqueira. Participarão da live o gerente do Empório dos Mellos, o sommelier Francisco Lima, e o professor do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, Fernando Almeida.

Até o fim do ano, outros ingredientes regionais serão apresentados no Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira. Todas as lives serão transmitidas pelo canal do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão no YouTube: https://www.youtube.com/SenacCamposdoJordao.

Pós-graduação

Aos interessados em se aprofundar no universo da gastronomia, o Centro Universitário Senac – Campos do Jordão está com inscrições abertas, até o dia 3 de setembro, para o curso de pós-graduação Gastronomia: história e cultura. Informações podem ser consultadas no Portal Senac: www.sp.senac.br/centro-universitario-senac-campos-do-jordao.

Programa de Descontos

A instituição oferece descontos de até 20% para ex-alunos Senac e egressos de cursos de graduação da rede pública que tenham concluído cursos ou participado de atividades a partir de janeiro de 2018. O desconto também é válido para quem tenha participado do Enem, com nota superior a 501 pontos. Esse benefício não será válido caso você tenha participado como treineiro.

Além disso, proprietários, empregados e respectivos dependentes de empresas contribuintes do Senac e os candidatos ligados aos sindicatos filiados à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) também poderão ter acesso a descontos. Os descontos ofertados não são acumulativos.

O Senac também oferece a opção de pagamento estendido. O estudante finaliza o curso em 12 meses, mas pode realizar o pagamento em até 24 meses (exceto alguns cursos nas áreas de odontologia, saúde e bem-estar, meio ambiente e segurança e saúde no trabalho, que têm durações e opções de parcelamento maiores).

Para obter informações sobre o Programa de Descontos, acesse o site: www.sp.senac.br/descontos-e-parcelamentos/pos-e-extensao-universitaria.

Serviço:

Saberes Virtuais – Safras da Mantiqueira

Centro Universitário Senac – Campos do Jordão

Endereço: Avenida Frei Orestes Girardi, 3.549 – Vila Capivari, Campos do Jordão/SP

Informações: www.sp.senac.br/camposdojordao

Vinhos de Inverno: especialidade da Mantiqueira

Data: 25 de agosto, quarta-feira

Horário: às 20 horas

Transmissão: https://www.youtube.com/SenacCamposdoJordao

Senac 75 anos. Temos um mundo para transformar

Completando 75 anos em 2021, o Senac São Paulo celebra uma trajetória de aprendizados e conquistas, reforçando seu compromisso no desenvolvimento de pessoas por meio da educação.

Referência em educação profissional, a instituição oferece cursos livres, técnicos, ensino médio técnico, e ensino superior (graduação, pós-graduação e extensão universitária), nas modalidades presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Com 63 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o Estado de São Paulo. São 17 unidades na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 36 no interior; três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A instituição conta, ainda, com a Editora Senac São Paulo.

Senac75. Temos um mundo para transformar.

Conheça um pouco mais dessa trajetória no portal do Senac São Paulo: www.sp.senac.br/nossa-historia-75-anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.