Tirolez ensina como fazer o tradicional fondue suíço

A fondue é a marca registrada do inverno. E não é de hoje que nos aquecemos com essa delícia, sabia? Na Suíça, em meio à Segunda Guerra Mundial, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades devido às longas batalhas e ao rigoroso inverno europeu. Então, para não passar fome, derretiam os restos de queijo que sobravam das suas produções e, ao ficar pronto, mergulhavam pedaços de pão no creme. Nos anos 50, a receita se popularizou nos Estados Unidos e assim ficou conhecida ao redor do mundo.

Apesar de ter surgido de uma maneira rústica, a fondue se tornou refinada, servida com diversos acompanhamentos, como pães, legumes e carnes. Agora que você já conhece a história do prato para contar aos convidados, que tal aprender algumas dicas infalíveis para acertar na receita? A Tirolez, a maior empresa 100% brasileira de queijos e uma das principais marcas de laticínios do país, ensina em quatro passos como fazer:

Apesar do preparo simples, é preciso ficar atento ao material da panela ou da Caquelon, como é conhecida. A melhor opção para aquecer a fondue de queijo é na panela de cerâmica, que evita que o queijo fique grudando no fundo e ao redor dela.
Para a fondue permanecer aquecida na panelinha, utilize o acendedor com álcool em gel, que proporciona uma chama menor, evitando também que o queijo queime.
O jeito mais comum e prático de servir a fondue é derretida com acompanhamentos variados, como pães, carnes e legumes, como batata bolinha, brócolis, cenourinha e tomate-cereja.
Utilize pães duros como o pão italiano e o ciabatta. Aquele pão francês que sobrou de ontem para hoje também pode ser usado. Sempre tente deixar a casca no corte do cubo de pão para conseguir espetar o palito sem que ele fique “preso” no queijo. Evite pães mais macios, pois se despedaçam ao mergulhar no queijo.
Além destas dicas, há muitas outras disponiveís na Escola do Queijo Tirolez no Youtube da marca. A iniciativa tem o propósito de transformar consumidores em especialistas em queijo.

Agora é só você preparar a sua fondue e se aquecer nesse inverno com o Fondue Suiço, uma receita tradicional, que só precisa ser aquecida para aproveitá-la. Solte sua criatividade ao preparar os seus acompanhamentos favoritos e aproveite a refeição.

Veja a receita completa abaixo.

Fondue Suíço

Ingredientes:
1 dente de alho
1 embalagem de Fondue de Queijo Tirolez
2 colheres (sopa) de conhaque (26 ml)
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de pimenta-do-reino
2 baguetes de pão italiano amanhecidas cortadas em cubos de 2 cm (800 g)

Modo de Preparo:

Descasque o alho e corte-o ao meio. Raspe a parte interna de cada metade em um caquelon – panela específica para fondue – (20 cm de diâmetro) para que a panela fique com um leve aroma de alho.
Abra a embalagem da Fondue de Queijo Tirolez e despeje o conteúdo no caquelon. Leve ao fogo médio, mexendo até que a fondue esteja quente e totalmente derretida. Adicione o conhaque e tempere com noz-moscada e pimenta-do-reino moída.
Retire do fogo e leve para o suporte já montado na mesa com o réchaud aceso e bom apetite!
Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 4 porções

Saiba mais curtindo as redes sociais da marca ou acesse o site
www.tirolez.com.br
www.instagram.com/tirolezqueijos/
www.facebook.com/TirolezQueijos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.