Smurfit Kappa cresce 148% no e-commerce de bebidas e varejo do 1º para o 2º trimestre de 2020 e apoia Evino na ampliação da sua base de novos clientes e vendas

Embalagens 100% recicláveis e focadas em proporcionar a melhor experiência durante o ‘unboxing’ foram fundamentais neste projeto

Os brasileiros apreciam muito o vinho. Segundo dados da Ideal Consulting, o consumo da bebida atingiu 2,37 litros por habitante no primeiro semestre de 2020, sendo que em 2018 a marca registrada foi de 1,93 litros. Ao avaliar o período de abril a junho, ele foi de 2,81 litros por habitante maior de 18 anos, com um aumento de 39% comparado ao mesmo período do ano passado. Com a pandemia do Covid-19 e a mudança dos hábitos de consumo, houve uma maior procura deste produto nos canais on-line.

Diante deste cenário, a Smurfit Kappa, um dos principais fornecedores de soluções de embalagens de papelão do mundo registrou também um crescimento de 148% no segmento de e-commerce, impulsionado por clientes dos segmentos de bebidas e varejo, no período do 1º para o 2º trimestre de 2020.

Devido à sua forte atuação e expertise no segmento de bebidas e e-commerce, a Companhia desenvolveu uma solução diferenciada para a Evino. Além de valorizar o branding da marca, a embalagem deste grande player do segmento cumpre a missão de proteger o produto, que é frágil e, ao mesmo tempo flexível, com diversos formatos e tamanhos de garrafas. Vale destacar ainda que esta embalagem é 100% reciclável e não precisa utilizar qualquer tipo de material não biodegradável para preenchimento.

“Por termos uma fábrica em Bento Gonçalves, uma das localidades reconhecidas como grande produtora de vinhos no Brasil, realizamos uma análise de toda cadeia de produção, e oferecemos hoje ao mercado, mais de 18 soluções otimizadas para distintos canais de vendas”, afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa Brasil. “No caso desta parceria com a Evino, além da embalagem ser 100% reciclável, focamos também em desenvolver uma solução que proporcionasse uma experiência exclusiva do unboxing para os consumidores de nosso cliente”, complementa o executivo.

De acordo com dados da Evino, entre fevereiro e março deste ano, a base de novos clientes expandiu em 72% e o número de garrafas vendidas 19% em relação ao mesmo período de 2019. Já no segundo trimestre, a quantidade de garrafas vendidas foi 57% acima do esperado, enquanto a de rótulos importados, entre janeiro e abril, foi aproximadamente 70% superior ao mesmo período do ano passado.

Para Ari Goreinstein, co-CEO da Evino, a embalagem tem um papel fundamental em toda cadeia de relacionamento com seus consumidores: “Queremos proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência possível, e isso vai desde a compra no site até a entrega do produto em suas casas. Por isso, nos atentamos a todos os detalhes, incluindo a qualidade e o design das embalagens que transportam nossos vinhos, pois são o primeiro contato que o consumidor tem com o produto físico”.

O executivo destaca ainda a fórmula de sucesso para o crescimento da Evino: “Além dos nossos preços competitivos, temos também outros diferenciais que contribuem para a fidelização dos nossos clientes, como uma equipe de SAC com conhecimento em vinhos, um time de marketing que cria conteúdos relevantes e engaja os consumidores nas redes sociais, e uma ótima qualidade na entrega dos nossos produtos”, finaliza.

Soluções Diferenciadas para E-commerce e Varejo

Com mais de 18 soluções exclusivas para o segmento de vinhos, destinados a diferentes canais de vendas, a Smurfit Kappa destaca alguns de seus projetos que foram desenvolvidos de acordo com o desafio de negócio de seus clientes.

a-) Caixa automontante para vinhos de diferentes tamanhos

Nesse projeto, foi desenvolvida uma solução com a capacidade para armazenar quatro vinhos de diferentes tamanhos, com uma montagem rápida, resistente para o transporte em mãos e que evita o desfundamento da embalagem. Esta mesma solução foi também aplicada para seis garrafas, com possibilidade de empilhamento das garrafas.

b-) Solução 100% Reciclável, com substituição da Divisória Plástica de caixas de espumantes

Um dos desafios deste projeto foi criar uma embalagem na qual a divisória dos espumantes não tocasse as garrafas, além de ser 100% reciclável. Analisando toda a cadeia de produção do espumante, foi desenvolvida uma solução que otimiza o manuseio dos funcionários, pode ser adquirida em conjunto (caixa e divisórias), além de fornecer a mesma proteção e segurança da divisória plástica.

Sobre a Smurfit Kappa

Smurfit Kappa, uma empresa de FTSE 100, é um dos principais fornecedores de soluções de embalagens de papel do mundo, com cerca de 46.000 funcionários em aproximadamente 350 unidades de produção em 35 países e faturamento de 9 bilhões de euros em 2019. Possui operação em 23 países da Europa e em 12 países nas Américas. É o único ator pan-regional de grande escala na América Latina.

Focada em inovação e na melhor experiência do consumidor de seus clientes, a Empresa possui ao todo cerca de 1.000 designers e mais 7.500 conceitos de embalagens, para os mais diversos segmentos. Todos os produtos são 100% renováveis e produzidos de maneira sustentável, contribuindo para a Responsabilidade Socioambiental dos clientes.

No Brasil, possui quatro fábricas, sendo duas em Minas Gerais (Pirapetinga e Uberaba), uma no Rio Grande do Sul (Bento Gonçalves) e a outra no Ceará (Maranguape). A Empresa tem 1.700 funcionários e unidades administrativas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

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