Saiba como evitar prejuízos em restaurantes e cozinhas profissionais

Durante a crise, a redução do desperdício é fundamental para o bom funcionamento dos estabelecimentos

A crise ocasionada pela pandemia de coronavírus está fazendo com que restaurantes e cozinhas profissionais revejam seus métodos de atendimento para garantir a qualidade de seus produtos. Existem algumas medidas que podem contribuir para a redução de impactos da crise nestes estabelecimentos. Alexandre Romero, Diretor Comercial, de Marketing e Novos Negócios da Engefood, tem três sugestões para os empresários que desejam acabar com os desperdícios e impulsionar a produtividade do negócio neste período.

1ª – Refrigere ou congele os alimentos para preservar o estoque

Neste momento, é fundamental fazer uma lista e identificar cada item da cozinha com sinais em vermelho (produtos prestes a vencer), amarelo e verde. Depois da seleção dos alimentos, é preciso processá-los e cozinhá-los antes do resfriamento.

2ª – Reduza o cardápio

Com a baixa rotatividade, os restaurantes devem reduzir o cardápio e a compra de alimentos altamente perecíveis e de alto custo. “Faça um cardápio mais simples com os produtos de maior giro para que as perdas sejam menores”, recomenda Alexandre Romero.

A redução do cardápio ajuda o restaurante a dar conta da demanda, mesmo operando com menos funcionários e estoque.

3ª – Doe

A terceira medida que a Engefood indica é doar os alimentos que não podem ser aproveitados no futuro.  Segundo Alexandre, a doação é uma das melhores opções a serem realizadas. “Muitos dos nossos clientes tiveram eventos cancelados e alguns já tinham os produtos prontos. Não tinha o que fazer. Então, a solução foi ligar para ONG’s próximas, que coletaram esses alimentos. Ao invés de descartar, veja quais instituições estão precisando e faça a doação.”

E o mais importante: lembre-se de verificar a validade e se os produtos estão adequados para consumo.

Sobre a empresa:

Na Engefood, empresa fundada em 1991, a alta tecnologia está presente desde o início de sua operação. A companhia é responsável pela introdução do high tech para cozinhas industriais no mercado de food service do Brasil, sendo pioneira e referência neste segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.