Chega ao Brasil o mais novo vinho do Grupo La Rioja Alta (LRA): Finca Martelo Reserva

Produzido pela Torre de Oña, projeto do LRA na Rioja Alavesa, Finca Martelo Reserva é o resultado da seleção pessoal de Julio Saenz – Diretor de Enologia da LRA e um verdadeiro mestre da região – dos vinhedos com mais de 60 anos da propriedade. ‘O resultado é a concentração de sabores e maior estabilidade ano a ano. Além disso, Finca Martelo não é produzido todos os anos, somente naqueles em que há qualidade superior para criar um vinho elegante e refinado, complexo e longevo’, nos diz Bianca Veratti DipWSET, Especialista em Vinhos pelo WSET e Diretora de Comunicação da Zahil.

Outra particularidade é que o vinho é feito somente com uvas da Rioja Alavesa, contrariando o padrão da região, que é mesclar uvas das três sub-regiões (Rioja Alta, Alavesa e Oriental), gerando um vinho que é a pura expressão desta zona.

Finca Martelo é feito quase integralmente com Tempranillo, complementada por outras uvas riojanas como a Mazuelo, Graciano e Viura. Seu envelhecimento é feito por 24 meses em carvalho americano e francês, dando polimento e profundidade ao vinho.

Ainda assim, Finca Martelo tem um espírito jovem e moderno. ‘É um Rioja de coração, mas sem os exageros de madeira dando lugar à fruta pura, com delicioso frescor, taninos finos e longo potencial de guarda’, conta Bianca.

Não é por acaso que os especialistas já estão pontuando elevadamente este vinho. Luis Gutierrez, o especialista em Espanha do RobertParker.com, deu 94 pontos por dois anos seguidos. James Suckling e Guia Peñín já deram 93 pontos.

O Finca Martelo é importado com exclusividade pela Zahil Importadora e vendido a R$ 669,00/garrafa. Na compra de 6 garrafas, é acompanhado por uma charmosa caixa de madeira digna de colecionadores.

A Torre de Oña está localizada na Rioja Alavesa
A Rioja Alavesa é a sub-região riojana localizada ao norte do Rio Ebro, muito próxima da Serra da Cantábria, que é o pano de fundo da bodega. Estas características tornam o seu clima mais ameno que o restante da Rioja e as uvas ali plantadas adquirem um grande equilíbrio entre frescor, álcool e maturação.

Torre de Oña foi adquirida pelo Grupo La Rioja Alta S.A. em 1995 com o objetivo de criar vinhos de alta qualidade, com a elegância e a singularidade da Rioja Alavesa. As minuciosas investigações em relação às distintas característica de cada parcela, ao estudo dos solos e a vinificação e amadurecimento mais adequados a cada casta tornaram possível criar vinhos diferenciados, que cativam pelo perfeito equilíbrio e grande personalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.