Receitas com carne suína para surpreender no almoço de Dia dos Pais

Feijoada, tutu, leitoa, costelinha, bisteca, lombinho, pernil, torresminho, linguiça. Como não amar? A carne suína faz parte da nossa cultura gastronômica e está presente na mesa dos brasileiros em diferentes preparos. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ela pode ser a estrela de um cardápio leve e nutritivo no almoço do Dia dos Pais.

“Quando paramos para realmente comparar as proteínas, facilmente percebemos que a carne suína é uma excelente opção para incluirmos no cardápio. Além de ser uma ótima fonte proteica para nossa alimentação, contém baixo teor de gordura na maioria dos seus cortes”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Segundo ela, tudo depende do corte e da forma de preparo. Os melhores cortes, pensando em teor nutricional e baixa caloria, são paleta, pernil, mignon suíno e lombo, que podem ser feitos de diversas formas no dia a dia. O lombo suíno, por exemplo, pode ser considerado uma carne magra. “Se for assado ou cozido, sem adição de gordura, estamos falando de um prato que não teria mais calorias que uma carne de panela ou um frango ao molho”, compara.

A nutricionista ainda ressalta que é sempre bom lembrar que devemos nos atentar para a quantidade consumida, que varia de pessoa para pessoa. Mas, sem dúvida, é uma ótima opção para variar o cardápio sem aumentar o consumo calórico. “Além do corte, devemos pensar na forma de preparo: frituras sempre devem ser menos frequente no nosso cardápio, não importa o corte de carne escolhido”.

Para Renata, até mesmo a feijoada pode ser feita de maneira mais leve, escolhendo cortes menos gordurosos. “Gosto de reforçar que não adianta ser feijoada light se vamos comer a panela toda! Muitas vezes, eu prefiro recomendar a versão tradicional, desde que apreciada com moderação”, diz.

Na questão nutricional, a carne suína é fonte de potássio, que ajuda no controle da pressão arterial e na saúde cardiovascular como um todo e, também, de vitaminas do complexo B, importante para a saúde do sistema nervoso central e do metabolismo energético. Além disso, contém uma boa quantidade de ferro, que previne anemias e ajuda na boa imunidade. Outro benefício da carne de porco é ser rica em selênio e zinco, importantes antioxidantes ligados à imunidade.

Uma das dicas da nutricionista é combinar a carne suína, por ser fonte de ferro, com fontes de vitamina C, como as laranjas e limões, para ajudar na absorção desse mineral. “Vale lembrar que a vitamina C se perde com o calor e, portanto, precisa ser usada para a finalização das preparações ou como acompanhamento para obtermos seus benefícios”, explica.

Para facilitar as compras e deixar o dia ainda melhor, o Oba Hortifruti possui a linha de carnes nobres Oba Reserve, com uma seleção que inclui carne suína, para quem busca o melhor em sabor e qualidade. A linha premium da marca pode ser encontrada no site: https://obahortifruti.com.br/oba-reserve/

Sugestão de cardápio da nutricionista Renata Guirau para o almoço do Dia dos Pais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.