Raízes de Porto Seguro: começou o maior Festival Gastronômico do Sul da Bahia

Após uma intensa campanha de aquecimento nas mídias sociais que agitou os setores gastronômico e turístico da região, O Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro começa oficialmente nesta quarta-feira, 30 de junho.

Nascido com a proposta de um resgate da influência indígena na culinária regional, o Festival incentivou os chefs e estabelecimentos participantes a proporem criações ou releituras de pratos que fizessem uma junção entre a gastronomia tradicional e contemporânea.
O resultado está disponível no instagram e site do evento, onde foram postados os mais de 90 pratos participantes. O colorido da página já entrega a variedade e beleza das criações, com a participação de desde chefs e restaurantes renomados a estabelecimentos populares.

A abertura oficial do Festival aconteceu no Isla Lounges Porto Seguro, com a participação dos representantes do estabelecimentos e autoridades do setor turístico e gastronômico municipal e também da comunidade indígena Pataxó, que performaram um ritual de purificação e boas energias no início das atividades.

Durante as falas, Alex Pasquale da ABRASEL Costa do Descobrimento prestou seus agradecimentos e ressaltou o privilégio por estar à frente da Abrasel local e destacou que o momento é de união apesar do distanciamento, onde o associativismo se torna ainda mais importante no setor gastronômico e na entidade.

Nanci Costa do SENAC destacou o profissionalismo na execução do evento e a felicidade com a grande adesão dos restaurantes: “O nome é inspirador e mostra que o evento veio para ficar e para oxigenar o setor. O SENAC está à total disposição para auxiliar os restaurantes nos seus processos de profissionalização”, complementa.

O SEBRAE estava representado pelo gerente adjunto Enilvado Piloto e a gestora do Projeto de Turismo Flavia Goroni. Alex Brito, Gerente Regional da entidade falou por videoconferência com os participantes e destacou o significante papel do trabalho coletivo e a importância dos parceiros na composição de um evento de sucesso como o Festival Raízes de Porto Seguro.

Anderson Quaresma, Superintendente de Turismo do município, frisou o papel de força motriz que é Porto Seguro na retomada segura das atividades turísticas. O Prefeito Jânio Natal Ressaltou as ações de combate a COVID-19 realizadas pela Prefeitura e as melhorias de infraestrutura no município e seus distritos, apresentou o projeto arquitetônico e urbanístico de reforma da Passarela do Descobrimento e também parabenizou o setor Gastronômico ressaltando a importância do mesmo para a economia local.

O Festival
As atividades do Festival Raízes de Porto Seguro seguem até o dia 17 de julho e acontecerá em formato híbrido, tanto nos restaurantes quanto via delivery, conforme disponibilidade de cada estabelecimento. O evento contará ainda com uma programação online no Instagram e YouTube do festival, através de uma Websérie com a participação de chefs locais que farão releituras de pratos da culinária indígena.

Estabelecimentos participantes por Local

Porto Seguro:
Acarajé Gourmet
Pizza RAO
Abará Gourmet
Restaurante Penny Lane Bar
Clube de Praia Beat Beach
Restaurante Colher de Pau
Restaurante Colher de Pau Lounge
Cabana Mar & Mar
Complexo de Lazer Toa Toa
Portu Gourmet
Vovó Bela Restaurante
Cabana Malibu
Casarão Adega Restô
Resort Arcobaleno
Bentivi
Gallo Praia
Gallo Porto Seguro
Barraca do Gaúcho
Banzé
Pantera Deck Bar
Cabana Macuco Ecológico
Hotel Solar do Imperador
Restaurante Casa da Esquina
Rei do Caldo
Restaurante Porto Geraes

Arraial d’Ajuda:
Mr. Pastas
Pousada Cravo e Canela Bistrô
Cajoá Cozinha
Sorvete Amigo
OCTO Cozinha do Mar
Ousado Café Bar
Varanda Mucugê Restaurante
Emporium Bistrô Pousada
Bistrô D’Oliveira
Bistrô D’Oliveira Praia Uiki Parracho
Boteco da Praça
Maré Beach Bar Restaurant
Cabana Arapati
Restaurante Paulo Pescador
Pé Roxo Praia Bar

Trancoso:
Pousada e Restaurante Capim Santo
Awê Praia
Gino Gastronomia
Hotel Rio da Barra
Zé Barbudo Lounge Beach Trancoso
Hotel Bahia Bonita
Maion Hotel e Boutique

Caraíva:
Pousada e Restaurante Mangue Sereno
Restaurante Casa de Taipa
Restaurante Comune
Tropicália Caraíva
Bar e Petiscaria do Pelé
Pousada Vila do Mar
Koa Pier Bar
Boteco Mangaba
Maré Café
Esfiha Caraíva
BiriBiri Restaurante
A Hamburgueria Caraíva

AGENDA:
Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro.
Onde
: Porto Seguro, Caraíva, Trancoso e Arraial d’Ajuda.
Quando: 30 de junho a 17 de julho de 2021

Realização: Abrasel , SEBRAE, SENAC e Prefeitura Municipal de Porto Seguro-BA.
Site: http://raizesdeportoseguro.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.