Novo modelo de franquias reduz burocracia do franqueador e aumenta lucros do franqueado

Padrão adotado pelas redes Mr. Hoppy e Porks aposta em valor de franquia fixa e sem taxa de marketing, dando mais liberdade aos franqueados

CURITIBA, 23/10/2020 – Desde que iniciou o seu processo de franquias, em 2017, o Mr. Hoppy abriu 30 unidades em oito estados do país. O Porks – Porco & Chope, que nasceu em 2018 com lojas em Curitiba e Belo Horizonte, já conta com 13 unidades – além das capitais paranaense e mineira, está em São Paulo, Brasília, Águas Claras e Recife. Do mesmo idealizador, o empresário José Araújo Netto, as duas redes têm outros pontos em comum: um modelo de franquia com taxa de royalties fixa e sem porcentual de lucro do franqueado destinado ao marketing e produtos a preços baixos, na faixa de R$ 10.

Com cardápio e processos simples, tanto o Mr. Hoppy quanto o Porks nasceram para ser um modelo de lojas próprias. “Como eu só pensava no modelo de franquia padrão, que, se por um lado, cobra royalties em porcentual do faturamento, por outro obriga o franqueado a dar suporte, controlar sistemas de gestão e insumos, entre tantos outros investimentos”, explica Araújo Netto. “Desenhamos um modelo de franquia que dá mais liberdade ao franqueado, inclusive no marketing, já que há inúmeras diferenças sobre como fazer isso nas diferentes regiões do país, além de uma taxa fixa de royalties, baseada no padrão de mercado”, ressalta.

Na avaliação de Araújo Netto, foi a decisão por esse modelo que permitiu às duas redes saltarem para mais de 55 unidades em um período menor do que três anos. “É um modelo interessante para o franqueado: quanto mais ele vende, mais ele ganha, já que os royalties não estão atrelados ao seu faturamento. Para o franqueador, a expansão pode se dar mais rápido, já que não existem as amarrações do processo tradicional, que exige grande estrutura”, diz.

Franquias em expansão

O crescimento do Mr. Hoppy e do Porks é um sinal positivo da expansão vivida pelo setor de franquias em desde 2018. O setor de alimentação – um dos mais procurados para quem busca abrir franquias – também se mostra com potencial positivo, crescendo ano após anos em uma escala gigantesca. Araújo Netto vê nas franquias uma oportunidade de investimento para quem está interessado em investir e até mesmo para um certo tipo de assalariado, interessado em gerenciar o seu próprio tempo, ser o próprio patrão e sair de uma rotina comercial estabelecida. “O payback (o tempo de retorno do investimento) gira de 8 a 12 meses. Destaca-se que se trata de uma média histórica, já que não é uma garantia de rentabilidade. Todo investimento tem um risco, mas se apresenta como boa opção, especialmente por estar investindo e trabalhando com esse recurso. Trata-se de um retorno muito mais rápido do que os tradicionais financeiros a que estamos acostumados”, diz.

Com investimentos na faixa de R$ 160 mil para se abrir uma franquia, o porcentual de rentabilidade chega a 12% ao mês – algo em torno de R$ 13 mil líquidos para o investidor, retirando já os custos brutos (incluindo o reinvestimento no negócio). “Estamos falando em torno de 120% de rentabilidade sobre o capital líquido ao ano, especialmente para um modelo de franquia com royalties fixos, que é trabalhado pelo Mr. Hoppy e pelo Porks. Quanto mais recursos entram para o franqueado, mais fica para ele, independentemente do faturamento”, destaca Araújo Neto.

Perfil de empreendedor

Um assalariado que ganhe menos de R$ 10 mil ao mês e tenha recursos disponíveis para investir em uma franquia pode começar uma nova vida na gastronomia. Nesse contexto, Araújo Neto cita 10 características que um futuro empreendedor precisa considerar antes de ingressar nesta vida: (1) senso de negócio; (2) capacidade de tolerância; (3) flexibilidade e capacidade de adaptação; (4) visão empreendedora; (5) habilidade para resolver problemas; (6) relacionamento interpessoal; (7) liderança; (8) questionador; (9) corajoso; e, por fim, (10) alta capacidade de aprendizagem.

“Não há uma necessidade de ter todas essas características pessoais, mas de identificar algumas delas em seu perfil. Entendo que a habilidade para resolver problemas e ser questionador fazem um empreendedor andar para frente de fato. É levantando dúvidas sobre todos os processos que vamos identificando soluções para os problemas”, ressalta Araújo Neto.

Para o professor de finanças do ISAE Escola de Negócios, Pedro Salanek, as franquias são uma ótima opção para quem pretende empreender ainda em 2020, mas exigem uma atenção especial dos investidores. “Estamos tratando de negócios em que o investidor consegue alinhar o fato de rentabilizar seu capital com o prazer de trabalhar em uma área que gosta. Em linhas gerais, é importante que o investidor fique bem atento aos contratos, conhecendo profundamente cada detalhe da franquia e de seus administradores. É fundamental que ele aposte em franquias idôneas, consolidadas no mercado e com um projeto de expansão bem fundamentado, e que permitam o compartilhamento de estratégias e decisões que foquem no crescimento da rede”, completa Salanek.

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