Novembro Azul: 5 alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata

Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis, separa 5 alimentos saborosos para incrementar o cardápio e ajudar no combate à doença

O câncer de próstata, de acordo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, é o segundo tipo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Ainda segundo o instituto, 75% dos indivíduos que apresentam essa doença tem mais de 65 anos. Por isso, para a comunidade médica, a chave nessa luta ainda é a prevenção. Pensando nisso, uma dieta balanceada pode ser grande aliada no processo.

A Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis, entra nessa batalha ao lado dos homens neste novembro azul, e separou algumas dicas para manter o cardápio saudável e ajudar na prevenção do câncer de próstata.

O primeiro passo é sempre consultar um nutricionista, para ter um cardápio personalizado e ideal para seu organismo. Depois, algumas orientações já conhecidas, como mastigação lenta, alimentação de três em três horas e refeições em porções não muito grandes são importantes de serem seguidas.

A prática de exercícios físicos, segundo médicos, é também uma grande aliada na luta contra o câncer de próstata, ainda mais se combinada a uma alimentação saudável. É importante também não deixar de lado as consultas com especialistas, que são cruciais para o acompanhamento da saúde do homem, através de exames como o do toque retal, ultrassonografias e o exame de sangue para medir a porcentagem de PSA (Antígeno prostático específico).

A seguir, a Bio Mundo lista 5 alimentos que podem ser essenciais no combate ao câncer de próstata, além de serem super saborosos e saudáveis. Para receber novas dicas sobre o assunto, é só acessar as redes sociais da Bio Mundo.

1 – Soja

A soja é um alimento super comum e fácil de ser encontrado, tanto em sucos, como em forma de proteína ou in natura. A genisteína, que está presente na sua composição, aumenta a capacidade de autodestruição das células cancerígenas.

2 – Oleaginosas

Nozes, amêndoas, amendoins, castanhas são alguns dos representantes deste grupo alimentar rico em selênio. Esse sal mineral é antioxidante e ajuda na renovação das células. Além disso, a vitamina E presente nas oleaginosas é responsável pela melhora do funcionamento do sistema imunológico.

3 – Brócolis

Assim como a couve-flor e o espinafre, por exemplo, esse vegetal tem ácido fólico na sua composição, que combate o efeito dos radicais livres nas células. Em excesso, tais substancias podem contribuir para o desenvolvimento de câncer no organismo.

4 – Chá Verde

Essa bebida tão popular no Japão se consumida na quantidade de cinco xícaras por dia, comprovadamente diminui em 50% a chance do desenvolvimento de câncer de próstata. Isso porque a catequina, substância encontrada em abundância na bebida, além de inibir o crescimento das células cancerígenas, também pode reduzir a quantidade de testosterona presente no corpo – hormônio relacionado ao desenvolvimento do tumor.

5 – Romã

Recentemente, descobriu-se que substâncias ativas no suco de romã têm impacto na adesão e na migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase.

Sobre a Bio Mundo

Fundada em 2015, na cidade de Brasília, a Bio Mundo nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos as lojas oferecem itens sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentos congelados e refrigerados e suplementos esportivos. Além da venda a granel de grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com uma linha exclusiva de encapsulados naturais, produtos desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade, atendendo a diversos tipos e necessidades dos clientes, como repor nutrientes, manutenção e preservação da saúde. www.biomundo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.