Mês Nacional da Saúde: Como uma alimentação equilibrada é essencial para a qualidade de vida

O que comemos impacta diretamente no funcionamento do nosso corpo e na forma como percebemos o mundo

Por Jéssica Santos, nutricionista da Superbom

Em meio à importância que é dada quando falamos sobre adotar uma boa alimentação, é necessário reforçar os diversos benefícios que tal ato pode promover à nossa saúde. Muito além do emagrecimento, priorizar alimentos ricos em valores nutricionais é o caminho ideal para o bom funcionamento do corpo, evitando certos males como doenças cardiovasculares, colesterol, diabetes e outros.

Mas afinal, o que é uma alimentação de fato saudável? Podemos, a princípio, defini-la como uma forma equilibrada de alimentar-se, ou seja; de forma variada e completa, nos fornecendo assim todos os nutrientes e vitaminas que o corpo precisa. As refeições devem conter alimentos de todos os grupos da roda de alimentos, nos assegurando o acesso a todos os componentes fundamentais à saúde.

Sendo assim, o que você come influencia completamente na sua saúde. Reflete, dentre vários pontos, na imunidade, diminuindo as chances de contração de doença e auxiliando mais rapidamente na nossa recuperação. O sistema imunológico tem uma série de reações bioquímicas que dependem de minerais, vitaminas e aminoácidos específicos. Uma dieta incompleta e escassa pode não oferecer os nutrientes necessários e as células de defesa acabam sofrendo um déficit e ficando menos eficientes.

Por isso, é necessário ingerir alimentos que nos disponibilizem valores nutricionais positivos. Os de origem vegetal como grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas e castanhas, costumam ser ótimas fontes de fibras e de diversos nutrientes. Além disso, geralmente possuem menos calorias por grama.

Até mesmo as tão “temidas” gorduras são necessárias. A gordura insaturada -popularmente conhecida como “boa” – é rica em ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados e, quando consumidas com moderação, podem ajudar a reduzir significativamente os níveis de colesterol ruim e doenças cardíacas.

Contudo, alguns alimentos devem ser evitados ao máximo, como é o caso dos ultra processados. Por apresentarem uma composição nutricional desbalanceada, são ricos em gorduras saturadas como açúcares e sódio, favorecendo o desenvolvimento de doenças do coração, diabetes, além de inúmeros tipos de câncer. Também contribuem para o aumento do risco de deficiências nutricionais.

Além disso, é de extrema importância lembrarmos também sobre um agente fundamental para nosso organismo, que muitas vezes passa despercebido: a água. Ela representa cerca de 60% do peso de um adulto e 70% dos bebês, sendo o elemento mais importante do nosso corpo. Entre outras funções, ela é essencial para o transporte dos nutrientes, oxigênio e sais minerais, além de estar presente no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina, nos músculos e ossos.

Por fim, uma dieta completa em valores nutricionais, além das funções comentadas acima, também é a forma mais eficiente para quem busca a perda de gordura ou o aumento de massa magra com saúde. Outro fator é o aumento da disposição corporal. As calorias são unidades de energia armazenada por meio dos alimentos, sendo necessárias para todas as funções do corpo, incluindo pensamento, atividade física e crescimento.

Uma alimentação equilibrada não é a única resposta para o bom funcionamento do nosso corpo, mas junto do cuidado com nossa saúde mental e de exercícios físicos, ela é um pilar essencial na busca pela tão almejada qualidade de vida. Não tenha medo de repensar e mudar hábitos que, a longo prazo, não te fazem bem. Quando se trata da nossa saúde, todo dia é dia de avaliar e melhorar, na medida do possível, a forma como vivemos no presente e no futuro.

Sobre a Superbom

A Superbom é uma empresa alimentícia, que trabalha com uma linha de produtos saudáveis, que abrange sucos, geleias, salsichas, proteínas, pratos prontos, entre outros. Fundada em 1925, a Superbom comercializa os seus produtos em mais de 25 mil pontos de vendas em todo país. Em função disso, é considerada uma das principais empresas do ramo de alimentos para veganos e vegetarianos do Brasil. A empresa iniciou as suas atividades com a produção de suco de uva, no interior de uma antiga casa pertencente ao Colégio Adventista Brasileiro (CAB), que posteriormente ficou conhecido como Instituto Adventista de Ensino e, hoje, abriga o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-SP). Durante toda a sua história, a empresa atua diretamente ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Atualmente, a companhia conta com 250 colaboradores, entre a sede e as duas plantas da indústria (localizadas em São Paulo, capital, e em Lebon Régis, Santa Catarina).

http://www.superbom.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.