Liv Up celebra Dia do Agricultor e aumento de 50% na renda média de produtores parceiros

A Liv Up, foodtech de alimentação saudável que nasceu com o propósito de conectar as pessoas com a comida boa de verdade, desde a sua fundação é destaque por suas boas práticas com agricultores familiares parceiros. Com o anúncio recente da startup de um novo aporte de R﹩180 milhões e a aceleração da sua unidade de negócios de mercado online, que comercializa frutas, legumes e verduras in natura, prioritariamente orgânicos, proveniente das cerca de 40 famílias de agricultores parceiros, ganhou ainda mais destaque e perspectiva de escala, permitindo a empresa a aumentar sua representatividade junto aos produtores e incrementar a renda média dessas famílias em quase 50%.

A agricultura sempre foi uma prática fundamental para a sobrevivência do homem e com grande importância ambiental, social e econômica: 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros são fruto da agricultura familiar, e essa prática representa 77% dos empregos provenientes da agropecuária do país, segundo dados do Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Este tipo de agricultura é desenvolvida em pequenas propriedades rurais e, por priorizar as práticas tradicionais de cultivo, que apresentam baixo impacto ambiental, é realizada por pequenos produtores, geralmente da mesma família. Tudo o que ali se produz, é utilizado para alimentar aquele grupo familiar e parte da população. Hoje em dia, essas famílias representam 80% das propriedades rurais no país, e por isso, desempenham um papel fundamental para a alimentação e, principalmente, para construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Desde a sua fundação, a Liv Up esteve comprometida em fomentar o desenvolvimento desse setor, por compreender a possibilidade de impacto positivo, tanto em termos ambientais ao poupar o uso de práticas nocivas como a monocultura, uso de pesticidas e elementos poluentes quanto em termos de economia circular, ao possibilitar um incremento de renda e crescimento: “Para nós é importante que as famílias possam se desenvolver junto com a empresa, então muito de nosso crescimento também deve levar a não apenas expandir o número de famílias, mas que as famílias que temos hoje conosco aumentem o volume de vendas para a empresa e possam se desenvolver também. Quando a gente cresce, a agricultura familiar e orgânica cresce também” ressalta Henrique Castellani, COO e fundador da empresa. “Incentivamos esse movimento porque queremos construir uma cadeia de fornecimento de valor compartilhado, curta e sustentável. Em 2019, compramos cerca de 319 toneladas de orgânicos dos nossos produtores, e hoje em dia, temos orgulho de dizer que compramos cerca de 100 toneladas de orgânicos todo o mês”, complementa o executivo.

Dentre os tantos benefícios da agricultura familiar estão: a produção de alimentos saudáveis e nutritivos, com destaque para a variedade de alimentos que devem fazer parte diariamente de uma alimentação completa e balanceada; a garantia de segurança alimentar, afinal, a diversidade de alimentos produzidos aumenta as chances da produção se sustentar e fornecer alimentos no longo prazo; a grande colaboração com o meio ambiente e a biodiversidade por não esgotar o solo, não demandar o uso intensivo de água, não provocar desmatamentos e não contribuir com o aumento das emissões de gases de efeito estufa; a geração de empregos, que proporciona uma importante fonte de renda familiar por surgir do trabalho em equipe realizado no campo e não se tratar de uma agricultura mecanizada.

*Hoje em dia, todas as frutas, legumes e vegetais disponíveis no Mercado da Liv Up, são orgânicos e provenientes da parceria com agricultores parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.