Leguminosas em lata são opção prática para refeições nutritivas

Abeaço dá dica de receita de salada rápida com grão de bico enlatado

Leguminosas, como feijões, lentilhas e grão de bico, são importantes fontes de proteína vegetal, com alto valor nutricional para a saúde. Além disso, são ricas em fibras (tanto solúveis quanto insolúveis), vitaminas do complexo B e minerais como magnésio. Assim, incluí-las na dieta ajuda a prevenir doenças cardíacas e reduzir o colesterol.

Várias podem ser encontradas facilmente em qualquer supermercado e estão prontinhas para o consumo, embaladas em latas de aço. Há ainda uma grande variedade de leguminosas enlatadas sem tempero, permitindo que o consumidor tempere de acordo com seu gosto.

feijão cozido enlatado é uma ótima opção para aqueles que desejam comer bem, mas não têm paciência para a panela de pressão, ou ainda preferem comprar pequenas porções, já que moram sozinhos ou têm famílias pequenas. No mercado é possível encontrar a leguminosa em versões feijoada, feijão branco e feijão carioca, por exemplo.

Boa fonte de aminoácidos, o feijão cozido enlatado não tem conservante químico. Essa leguminosa tem carboidratos complexos e fibras, que ajudam a equilibrar as taxas de açúcar no sangue. Outra de suas virtudes é o baixo teor de gordura e sódio. Graças a esse perfil, ele é indicado para hipertensos e colabora na prevenção e tratamento de distúrbios cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer. Também contém ferro.

Outra leguminosa encontrada na opção em lata de aço é a lentilha cozida, que garante uma dieta saudável e equilibrada. Assim como o arroz com feijão, que formam uma dupla riquíssima para a saúde, o arroz com a lentilha são opção saudável para as refeições. A lentilha é fonte de ferro, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Rica em fibras e carboidratos de absorção lenta, essa leguminosa ajuda na saciedade e no funcionamento do intestino.

grão de bico cozido enlatado também faz sucesso nas mesas brasileiras.  Utilizado em diversas receitas, como saladas, pastas e sopas, o grão de bico é uma excelente fonte de vitaminas, como complexo B, minerais e proteína. Por ser rico em fibras, o grão de bico pode ajudar no funcionamento do intestino e retardar a absorção de gorduras e açúcares, o que prolonga a sensação de saciedade e evita os picos de glicose. Essa leguminosa também é fonte de ácido fólico, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio e fósforo.

Alimentos enlatados: maior validade sem abrir mão dos nutrientes

Na lata de aço, os alimentos têm uma vida de prateleira maior para consumo e preserva 100% de suas características naturais. “Os alimentos enlatados têm mais sabor e menos conservantes artificiais, pois a lata é uma verdadeira barreira contra a luz e o oxigênio, dispensando uso de antioxidantes químicos. Também não há riscos de contaminação se o produto estiver no prazo de validade, já que os alimentos são elevados a altas temperaturas na hora do processamento, matando todos os microrganismos existentes”, explica a engenheira de alimentos Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço).

Outro dado importante das embalagens é que no interior da lata de aço há uma resina flexível que é invisível e impede o contato do metal com o alimento, mesmo em casos de amassamentos causados por fortes impactos. Por isso é tão utilizada em ajudas humanitárias e transporte de alimentos a longas distâncias. Além disso, com enlatados você não gasta energia para armazenar, pois eles não precisam de refrigeração.

Que tal uma receita prática e rápida com grão de bico em lata? Confira abaixo a dica de receita do portal Panelinha!

Salada rápida de grão de bico

Ingredientes

1 lata de grão de bico cozido

2 colheres (sopa) de caldo de limão

4 colheres (sopa) de azeite

20 folhas de manjericão fresco

Sal e pimenta doreino moída na hora a gosto

Modo de preparo

  1. Numa peneira, escorra o grão-de-bico.
  2. Numa tigela média, junte o suco de limão, o azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture bem.
  3. Na tigela com o molho, misture o grão-de-bico e 10 folhas de manjericão.
  4. Divida a salada em dois pratos e salpique as folhas restantes de manjericão. Sirva a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.