Foodtech de saudáveis e orgânicos cresce 150% no primeiro semestre e se consolida como principal supermercado online na categoria
Com mais tempo para cuidar da alimentação e da saúde, o consumo de alimentos orgânicos e saudáveis veio para ficar. Segundo os dados do Ministério da Agricultura, o Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos cresceu quase 10%, de 2020 para cá. Um número que parece pequeno já tem dado ótimos resultados também para a Raízs, foodtech que conecta pequenos produtores com consumidores finais em capitais. Neste primeiro semestre de 2021, a foodtech já vê um novo salto no seu tamanho, e o número mais expressivo é o aumento de 150% no faturamento e o crescimento de 50% na sua base de clientes, comparado com o mesmo período do ano passado. Outro destaque importante é a quantidade de alimentos que a startup ‘gira’ diariamente, cerca de 10 toneladas de orgânicos provindos de agricultura familiar.
Além disso, o número de itens que a plataforma oferece também cresceu. Hoje são mais de 2500 itens em categorias como mercearia, bebidas e laticínios, ovos, aves, carnes, pescados e produtos para a casa, o que faz da Raízs o principal supermercado online de orgânicos e saudáveis do Estado de São Paulo. Mas não é um supermercado como os outros. “Nós oferecemos uma infinidade de produtos, mas o que nos diferencia dos principais players do mercado é que todos os produtos que vendemos passam por um crivo de curadoria. Priorizamos produtos artesanais, de agricultura familiar, de manejo sustentável, que têm um compromisso com bem-estar animal, e com a pesca não predatória, que valorizam os saberes tradicionais, buscam soluções de embalagem menos nocivas ao meio-ambiente e não contêm ingredientes com nomes impronunciáveis. Aqui só entram produtos clean label, que nós sabemos de onde vem e que não fere nenhum dos nossos propósitos”, revela Tomás Abrahão, CEO e fundador da foodtech.
É assim que a startup se motiva diariamente: conectar o consumidor à natureza oferecendo produtos que são essencialmente saudáveis, respeitando a natureza, a sazonalidade das plantas e o produtor. Essa preocupação também é evidenciada nas embalagens dos produtos que os clientes recebem, todos com menos plástico e feitos com materiais recicláveis, mas sem perder a facilidade de receber seus produtos em casa com ajuda da tecnologia. “Outro grande pilar que nos diferencia é que estamos, de fato, do lado do pequeno produtor, remunerando-os de maneira justa, dando suporte técnico e financeiro, e contando as histórias dessas famílias”, completa Abrahão. A foodtech tem iniciativas como o Fundo do Pequeno Produtor, para a qual destina parte de seu faturamento para quem planta. Ao todo, são 900 produtores certificados e auditados pelos maiores selos da área, como o Produto Orgânico Brasil, de reconhecimento internacional, emitido pelo IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico).
Novidades
Para complementar esse supermercado online saudável, a Raízs também acaba de lançar duas categorias de produtos sob a marca própria da foodtech: os higienizados orgânicos Raízs e Empório Raízs, com castanhas, grãos e frutas secas. Já quanto o modelo de assinatura, já existente no site da startup, ele acaba de ser aprimorado, possibilitando que o cliente possa escolher suas restrições, ou seja, tudo o que ele não quer receber nas categorias de frutas, legumes e verduras, além de pausar a assinatura, pular a data de entrega e adicionar o que quiser como complemento a qualquer momento. Para saber mais sobre as cestas de assinatura, clique no link.
Sobre a expansão, a empresa já chegou em cidades do interior e litoral paulista, como Campinas, Vinhedo, Jundiaí, Hortolândia, Valinhos, Santos, Guarujá, Bertioga, Maresias e São Sebastião; e a meta neste é chegar em outros estados, como Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.