Dia Internacional do Vinho do Porto é celebrado nesta sexta-feira
A Sommelière da Wine, Marina Bufarah, conta um pouco sobre a história e variações deste que é um dos mais tradicionais e famosos vinhos fortificados do mundo
Em 10 de setembro, o mundo do vinho comemora o Dia Internacional do Vinho do Porto (Port Wine Day), uma vez que nesse dia, em 1756, o Marquês de Pombal criou a primeira região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro Vinhateiro.
O Vinho do Porto é um dos mais tradicionais e famosos vinhos fortificados do mundo e foi criado no século XVII por negociantes ingleses na época da proibição da importação de vinhos franceses para a Inglaterra. A alternativa encontrada foi importar vinhos portugueses, produzidos na região do Douro. Com receio de que os vinhos não chegassem em boas condições na Inglaterra, passaram a adicionar aguardente às bebidas para que elas ficassem estabilizadas, criando um estilo de vinho que caiu no gosto dos ingleses, até hoje um dos maiores mercados consumidores de vinhos do Porto.
A bebida ganhou esse nome por navegar rio Douro abaixo, até chegar ao Porto, de onde sai para o mundo!
Segundo Marina Bufarah, Sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, o processo de produção do Vinho do Porto envolve uma extração mais rápida de cor e taninos durante um curto período de fermentação e a adição de aguardente vínica (uma bebida feita por meio da destilação do vinho) no mosto, no momento da fermentação, matando as leveduras e conservando parte do açúcar das uvas – o que resulta em um vinho doce e de graduação alcoólica elevada.
Variações
Depois de ser fortificado, o vinho é maturado em barris de carvalho e o tempo de estágio determinará sua classificação. “Se estagiar por dois ou três anos, o Vinho do Porto é chamado de Ruby. Enquanto os que passam mais tempo nesse processo, são vendidos como Tawny. Dessas duas classificações derivam as demais variações, como Vintage, Reserva, Colheita e os Portos com indicação de idade”, explica a Sommelière.
Harmonização e temperatura
Os vinhos do Porto Ruby têm coloração intensa, aromas e sabores frutados, principalmente de frutas vermelhas e harmonizam muito bem com queijos azuis e sobremesas à base de chocolates, como os meio amargos ou com porcentagem de cacau acima dos 70%. Por passar mais tempo em carvalho, as variedades Tawny terão coloração acastanhada, notas de especiarias adocicadas e frutas secas. Estes combinam com queijos maturados e sobremesas que utilizam frutas secas, como uma torta de nozes, o clássico panetone e a querida paçoca.
“Por ser mais licoroso, é apreciado como aperitivo ou sobremesa e deve ser consumido resfriado. Os tintos entre 12°C-14°C e os branco e rosés em torno de 6°C”, diz Marina. Além de serem apreciados sozinhos, os Vinhos do Porto também são muito utilizados em drinks, como numa versão de Negroni Tawny ou no famoso Portônica, no qual se adiciona uma dose de Porto branco, uma rodela de limão, hortelã a gosto e completa-se com água tônica.
Outra dica é um clássico brasileiro: o brigadeiro com um toque de Vinho do Porto, que pode ser degustado sozinho com uma taça da bebida ou adicionado a recheios e coberturas. À receita tradicional do doce adiciona-se 50ml do vinho do Porto Burmester Ruby e leva-se ao fogo baixo até chegar ao ponto homogêneo. Agora é só deixar esfriar e deliciar-se!
Uma dica de Vinho do Porto que você pode experimentar é o Burmester Porto Ruby – https://www.wine.com.br/vinhos/porto-burmester-ruby/prod14710.html. Um vinho jovem, robusto, de grande vivacidade e persistência. Esse exemplar foi engarrafado jovem para preservar a sua personalidade forte e viva. O seu excepcional bouquet frutado, fresco e original revela-se uma experiência única, quando saboreado ao ar livre.
SOBRE A WINE
A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente treze lojas físicas: três em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e outras oito em Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, a Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e, mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omni canalidade.