Dia do Cachorro-Quente: Dez receitas especiais para o fim de semana

Dia do Cachorro-Quente: Dez receitas especiais para o fim de semana

Doguerias de SP e RJ lançam edição especial de cardápio para a semana; confira curiosidades sobre hot dogs no Brasil e no mundo

São Paulo, 03 de setembro de 2020 – Desde a última sexta-feira, 04, até o domingo dia 13 de setembro, 10 lanchonetes de Rio de Janeiro e São Paulo estão oferecendo receitas especiais de cachorro-quente, em uma semana especial de comemoração em torno do Dia do Cachorro-Quente, celebrado todo dia 9 de setembro.

Conhecido internacionalmente como “Hot Dog Day”, o Dia do Cachorro-Quente é celebrado no dia 9 de setembro porque seria nesta data, no ano de 1884, em que um imigrante alemão vivendo na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, teria tido a ideia de abrir um pão e colocar uma salsicha no meio. Com receitas exclusivas e oferecendo brindes especiais ao público, a semana O Verdadeiro Dogão é uma maneira de reafirmar a tradição do cachorro-quente celebrando sua variedade. 

Entre os dias 04 e 13 de setembro, cada lanchonete participante irá oferecer uma receita especial de cachorro-quente – uma edição limitada criada especialmente para a semana. As receitas incluem a verdadeira maionese Hellmann’s pura ou em novas versões, incrementadas com um toque especial de cada chef, oferecendo novos sabores como pimenta sriracha, mostarda, jalapeño, bacon e alho, entre outras. Durante este período, quem pedir um hot dog O Verdadeiro Dogão ainda vai receber gratuitamente um squeeze de 335g de maionese Hellmann’s. 

Confira, abaixo, as receitas:
Clique aqui para baixar as fotos dos sanduiches

SÃO PAULO

DOG RAIZ / Come On Burger (SP)

Pão, salsicha, ketchup, mostarda e maionese Hellmann’s.
Link para pedido

HELLMANN’S À MODA DO CHEFF / Dog do Cheff (SP) – 
Pão, 2 salsichas, vinagrete, purê, catupiry, orégano, batata palha e a receita secreta de maionese Hellmann’s à moda do cheff
Link para pedido

SUPER DOGÃO HELLMANN’S / Dogueria Perdizes (SP)
Baguete Parmesão, 2 salsichas, purê de batata, batata palha, bacon e maionese Hellmann’s. Enrolado em uma crosta de queijo gratinado na chapa!
Link para pedido

DUDOG BACON / Dudog (SP)
Pão, 2 salsichas, bacon, vinagrete, purê, queijo, batata palha, ketchup e maionese Hellmann’s com bacon. Prensado na chapa até o queijo derreter.
Link para pedido

CLASSICÃO / Geneal (RJ)
Pão brioche, salsicha (viena ou tradicional), mostarda, ketchup e maionese Hellmann’s.
Link para pedido

HOTTE DOG / Hot Dog Company (SP)
Pão, salsicha, molho de tomate fresco, batata palha e maionese Hellmann’s com jalapeño.
Link para pedido

RIO DE JANEIRO

HOT DOG HELLMANN’S / Hamburgueria da Alfândega (RJ)

Pão de provolone, salsicha artesanal, maionese Helmann’s com mostarda, bacon de Minas e chips de páprica
Link para pedido

COBRA KAI / Hell’s Burger (RJ)
Cachorro Quente de linguiça de pernil suíno, pão brioche, queijo cheddar e maionese Hellmann’s com pimenta sriracha.
Link para pedido

HOB DOG / Hob Hamburgueria (RJ)
Pão, linguiça de pernil recheada com queijo, cebola roxa picada, picles em fatias e maionese Hellmann’s com alho.
Link para pedido

HOT CROC PEPERONI / Seu Vidal (RJ)
Pão brioche, salsicha empanada, peperoni, ketchup, mostarda e maionese Hellmann’s.
Link para pedido

Algumas curiosidades sobre o cachorro-quente:  

  • Conta a história que, em 1852, um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha, resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome da raça de seu cachorro: Dachshund. 
  • Um imigrante alemão, Charles Feltman, levou essa salsicha para os Estados Unidos em 1884. Lá, criou um sanduíche quente com pão, salsicha e molhos. 
  • Foi nos estádios de futebol americano que o cachorro-quente se popularizou e onde surgiu o nome que hoje conhecemos. Em 1906, durante um jogo, um vendedor gritava nas arquibancadas: “Get your hot dachshund”, que, traduzido literalmente, significa “pegue seu dachshund quente”. O cartunista Tad Dorgan, presente no estádio, não perdeu a chance de ilustrar a cena. Porém, como não entendia a palavra dachshund, escreveu na legenda: “Get your hot dogs”. 
  • No Brasil, por volta de 1926, o empresário Francisco Serrador, que idealizou a famosa Cinelândia, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, lança o cachorro-quente em seus cinemas. A novidade inspirou Lamartine Babo e Ary Barroso, a criarem em 1928, a marchinha de carnaval “Cachorro-Quente”. 
  • Essencialmente, um cachorro-quente é uma comida em que se coloca salsicha dentro de um pão sovado. 
  • Nos Estados Unidos, o preparo típico do cachorro-quente é colocando a salsicha com o molho agridoce, picles à base de pepino, mostarda e ketchup.  
  • No Brasil, a forma de se fazer o cachorro-quente depende da região do país. Em geral, acompanha-se o cachorro-quente com maionese, ketchup, mostarda, molhos à base de tomate (quente ou frio), pimentão e cebola. 
  • No estado de São Paulo, o preparo do prato utiliza purê de batata, enquanto que no Rio de Janeiro usa-se ovo de codorna.  
  • Já em Minas Gerais e Goiás, é servido com milho verde e batata palha. 
  • Na Paraíba, é feito com carne moida e/ou frango desfiado 
  • Em Pernambuco, o recheio do pão de cachorro-quente é uma mistura a base de carne moída e salsicha, ou apenas uma delas. 
  • Em Santa Catarina, especialmente durante a realização da Oktoberfest, na cidade de Blumenau, além dos ingredientes tradicionais, acrescenta-se o chucrute (conserva de repolho fermentado típica da culinária germânica). 

Sobre a Hellmann’s
Criada em 1913 pelo imigrante alemão Richard Hellmann, Hellmann’s é uma das mais tradicionais marcas de maioneses, ketchups, mostarda e molhos para salada do mundo. Marca Unilever presente na vida dos brasileiros há 60 anos, Hellmann’s é a maionese mais vendida do país. Os produtos Hellmann’s são feitos com ovos de galinhas caipiras e óleos de fazenda sustentáveis. Além da verdadeira maionese, a qualidade Hellmann’s também está no Ketchup, que é feito com tomates 100% naturais, mostarda e na maionese vegana, que tem o mesmo sabor irresistível de Hellmann’s só que sem ingredientes de origem animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.