Curta-metragem “O Mestre da Farinha”, uma produção do Projeto Fartura – Comidas do Brasil, ganha prêmio em festival na Itália

FILME CONTABILIZA SUA QUINTA MEDALHA INTERNACIONAL, COM PRÊMIOS TAMBÉM NA FRANÇA, JAPÃO E PORTUGAL

Depois de receber importantes prêmios em Portugal, Japão e França, chegou a vez dos italianos conhecerem o paraense “Seu Bené”. O curta “O Mestre da Farinha”, produzido pelo projeto Fartura – Comidas do Brasil, foi o vencedor da categoria “Documentário” do Cibo Corto Cine Festival Internazionale, na Sicília, Itália.

A segunda edição do Festival reuniu competidores de 45 países, que apresentaram produções audiovisuais com a temática da gastronomia, e foco nas tradições e na identidade cultural e social do território em que foram filmadas. “O Mestre da Farinha” vem mostrando ao mundo uma história de Bragança, no interior do Pará. Com mais de 70 anos de idade, Seu Bené mantém uma tradição amazônica centenária e produz, ainda hoje, a mais famosa farinha da região, com a mandioca que cultiva no próprio quintal.

A simplicidade da narrativa, que tem direção de Leandro Miranda e Luiza Fecarotta e produção de Adriana Benevenuto, já impressionou jurados da categoria de filmes informativos e institucionais do 9º Deauville Green Awards (França); “Best South American Film” e “People’s Choice Awards” no ART & TUR (Portugal); e terceiro lugar na categoria Sustainable Development Goals (SDGs), no Japan World’s Tourism Film Festival (Japão).

As gravações aconteceram durante uma Expedição Fartura, viagens de pesquisa que percorrem todo o Brasil em busca de personagens, ingredientes e receitas. Todas as viagens são registradas e disponibilizadas em forma de conteúdo no site e redes sociais do projeto. E servem também como base para a curadoria dos Festivais Fartura .

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em: Expedições Fartura: viagens que já percorreram mais de 79 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas. Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados. Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e Lisboa. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais. Em 2020, ocorreu a primeira edição do Fartura Digital, em formato inédito no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.