” Comecei minha empresa por causa dela”, diz doceira sobre moradora de Camboriú, que ministra cursos de brigadeiros especiais e é referência mundial
Quando se fala em brigadeiros e doces finos, não há como não se lembrar de Júlia Nigro, moradora de Camboriú que se tornou uma referência mundial da área. Ir além de ser apenas uma doceira e transformar homens e mulheres em profissionais satisfeitos e reconhecidos pelo seu trabalho se tornou uma missão de vida para a catarinense. Vamos conhecer três histórias sobre mulheres que, por meio de Júlia, agora tem um negócio consolidado na área de doces.
De Salvador (BA), Karina Vanessa, arquiteta e urbanista de formação, sempre nutriu uma paixão pela culinária. Tinha o sonho de investir nessa área e deixar de ser apenas a pessoa da família responsável pelos docinhos das festas e datas comemorativas. Em janeiro de 2021, quando decidiu iniciar na área de confeitaria, na mesma semana viu o anúncio de uma live da Júlia Nigro: “Os sabores dos doces me chamaram a atenção, e quando acessei o perfil dela, vi que era o estilo que queria seguir, com uma confeitaria criativa e diferenciada”. Após participar de aulas gratuitas, adquiriu o Curso Brigadeiros 2.0. Ali nasceu a Karamello Confeitaria Criativa. “Comecei a minha empresa por causa dela”. Logo começou a receber encomendas e se tornar uma referência na capital baiana e região. Resolveu entrar de cabeça e fez todos os cursos. “Me tornei fã de carteirinha, pelo conjunto da obra: Júlia é uma excelente profissional, com uma didática fácil, um carisma impressionante, super correta e empenhada no que se propõe a fazer, trazendo inovação, técnicas perfeitas, doces com sabores impressionantes e que temos vontade de comer com os olhos”, enfatiza Karina. Hoje, ela já tem a certeza de que é uma profissional realizada e que faz o que ama. No começo de tudo, foi muito incentivada pela irmã e pela mãe, esta última que faleceu em abril devido ao Covid-19. “A Júlia surgiu na minha vida num momento de total transformação e todos os ensinamentos dela estão me ajudando a seguir firme nesse negócio depois de perder minha mãe, que era fascinada por tudo que sempre fiz. Pensar em como minha mãe ficaria feliz em me ver fazendo tanta coisa linda me dá forças. Toda mudança é difícil, mas ter foco e um propósito te dá forças para arriscar. Ter uma profissional que te ajuda a enxergar que podemos sim nos realizar nessa área é o gás que completa a chama para o sucesso”, finaliza.
Já Cibelle Vega, de Pirituba (SP), decidiu um dia a ter uma renda extra, para complementar com a vida de funcionária pública. Formada em Farmácia e Bioquímica, a paulista resolveu começar a fazer brigadeiros. Depois de fazer dois cursos online que não lhe deram boas expectativas, viu alguns stories no Instagram sobre aulas gratuitas de brigadeiros com Júlia Nigro. Resolveu arriscar. “No banco do carro, comecei a assistir a aula em plena estrada. Do nada, me deparo a Júlia ensinando sobre um Brigadeiro de Vinho do Porto. Na hora pensei: Que requinte! Maratonei quatro aulas e meus olhos se encheram. Testei as receitas das aulas, levei para venda e a aceitação do público foi um sucesso imediato”, lembra Cibelle. Segundo ela, o curso a possibilitou entender que o doce vai além de mexer sem parar na panela, e que como é importante entender cada ingrediente e a função deles dentro do doce. Foi então que Cibelle, ou a moça do brigadeiro, como era conhecida, se tornou a Brigabell. “Faltava uma turbinada, algo que realmente fizesse diferença. E a Júlia, ao nos ensinar com tanto amor, faz com que tudo seja absorvido como amor também. E esse é o ingrediente principal que transforma tudo”, conta.
Samira e Yasmin Cosendey são de Itaperuna (RJ). As gêmeas, com ajuda da mãe Giane, resolveram começar a fazer docinhos para ajudar a pagar a faculdade. Após procurar pelo Instagram, conheceram Júlia Nigro durante as lives do Curso Brigadeiros de Ouro no ano passado. Apaixonadas pela didática e diferenciais da professora de Camboriú, Samira e Yasmin fizeram então o Curso Brigadeiros 2.0. E ali nasceu a Doces Corações. As vendas iniciaram em novembro de 2020 e o sucesso acompanhou o trabalho das duas cariocas. “A partir daí, fizemos os Cursos Festa Rápida, Doces Finos de Luxo e de Páscoa”, lembram. Hoje, conseguem arcar com as despesas universitárias e tocar a empresa, atendendo diversos clientes em toda a região onde moram. “Sempre é difícil dar o primeiro passo, mas quando se tem uma professora e colegas que se importam em dar uma boa base e incentivar seu crescimento, todo o percurso se torna mais leve. As aulas, as monitorias, o acompanhamento durante o curso e acesso vitalício às aulas nos possibilita crescer. Júlia é ótima como professora e pessoa, sendo atenciosa e paciente com os alunos, se preocupa com as dúvidas e o crescimento de cada um, incentiva de um jeito muito amoroso” destacam as irmãs.
Conheça mais sobre Júlia Nigro no Instagram @julia.nigroo.