Chef Paula Stephan sugere petiscos práticos para um fim de semana delicioso

Nuggets Caseiros, Berinjela à Milanesa, Guioza de Calabresa e Bisteca ao Molho de Tamarindo são sugestões de fácil preparo e com poucos ingredientes

Fim de semana chegando e nada melhor do que ir para cozinha preparar novidades para a família ou para um happy hour descontraído com os amigos.

Se você aprova a ideia, a chef Paula Stephan selecionou quatro receitas fáceis de fazer que certamente farão diferença, e o melhor, você não vai perder muito tempo na cozinha.

A primeira sugestão são Nuggets Caseiros de frango que, além de tenros e crocantes, podem ser acompanhados de molhinhos cremosos ou apimentados e até se transformarem em uma refeição, servidos com uma salada caprichada.

A outra dica tem uma proposta mais leve: fatias crocantes de Berinjela à Milanesa que são ideais para serem saboreadas como petisco, além de serem mais leves e saudáveis.

Já, para quem quer arriscar uma receita diferente, a dica é preparar Guiozas de Calabresa que podem ser cozidos no vapor ou dourados na frigideira com um fio de azeite.

Para finalizar, a chef sugere Bistecas ao Molho de Tamarindo. Super suculentas, elas combinam a maciez da carne com o azedinho da fruta e ganham um toque gourmet para impressionar os convidados!

Aproveite e transforme seu fim de semana!

NUGGETS CASEIROS

Ingredientes:

1 peito de frango (inteiro)

3 ovos

2 xícaras de chá de farinha de trigo

2 xícaras de chá de farinha de rosca flocada

Sal

Pimenta Caiena

2 dentes de alho

500ml de óleo

Modo de preparo:

Corte o frango em cubos. Tempere com sal, alho e pimenta caiena e reserve. Coloque em travessas rasas e separadas, os ovos batidos levemente com uma pitada de sal, a farinha de trigo e a farinha de rosca. Passe o frango na farinha de trigo, em seguida no ovo e por último na farinha de rosca. Aqueça o óleo a 180º C e frite o frango aos poucos, escorra sobre papel toalha e sirva com um molhinho de sua preferência.

BERINJELA À MILANESA

Ingredientes:

1 berinjela

1 ovo

1 xícara de farinha de trigo

1 xícara de farinha de rosca

Sal

Óleo de girassol

Modo de preparo:

Corte a berinjela em fatias médias separe o ovo a farinha de trigo e a farinha de rosca. Bata o ovo com uma pitada de sal. Passe as fatias de berinjela primeiramente pela farinha de trigo em seguida no ovo batido e por último na farinha de rosca. Aqueça em uma frigideira aproximadamente 300 ml de óleo de girassol e deixe bem quente, aproximadamente 180º C e frite as berinjelas colocando de pouco em pouco, escorra em papel toalha e sirva.

GUIOZA DE CALABRESA

Ingredientes – Massa:

2 xícaras de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de amido de milho

1/2 colher de chá de sal

1 xícara de chá de água quente

Ingredientes – Recheio:

250g de linguiça de porco (da sua preferência)

250g de acelga ou repolho

3 colheres de sopa de shoyu

2 colheres de sopa de óleo de gergelim

1/2 cebola ralada

1 dente de alho bem amassado

4 cebolinhas verdes bem cortadas

1 pimenta de cheiro sem sementes cortada

1 pedaço pequeno de gengibre ralado

Modo de preparo:

Massa: Em bowl coloque a farinha e o amido de milho. Dissolva o sal na água quente e despeje sobre a farinha, misture bem com um garfo. Em seguida, sove por uns 8 minutos. Envolva em um plástico filme e deixe descansar por no mínimo 1 hora. Deslize a massa sobre a bancada fazendo um cordão de 5 cm. Corte os 20 discos, abra as massas com a ajuda de um rolinho ou garrafa. Reserve. Polvilhe com amido de milho se precisar. Recheio: Abra as linguiças e corte com a faca até ficarem pedaços bem pequenos (deixe crua). Corte a acelga. Adicione todos os demais ingredientes e misture bem. Recheie o disco de massa e feche em formato de pasteizinhos. Você pode prepará-los, no vapor, na frigideira com fio de azeite até dourarem, ou fritá-los e servir com shoyo.

BISTECA SUÍNA AO MOLHO DE TAMARINDO

Ingredientes – Bisteca:

3 bistecas suínas

Azeite

Sal

Pimenta do reino (no moedor)

Ingredientes – Molho:

1 xícara de chá de polpa de tamarindo

3 colheres de açúcar mascavo

1 cebola pequena

2 xícaras de chá água

2 colheres de chá manteiga gelada

Sal

Modo de preparo:

Molho: Caso tenha tamarindo in natura, deixe-o de molho coberto com água por umas 3 horas, retire as cascas e deixe os frutos ainda de molho por mais uns 30 minutos e utilize uma peneira para passar o tamarindo, extraindo sua polpa. Corte a cebola em cubinhos bem pequenos. Em uma frigideira coloque uma colher de manteiga e deixe a cebola até murchar. Adicione a polpa de tamarindo o açúcar e salpique sal. Cubra com a água, reduza o fogo e aguarde encorpar. Passe em uma peneira e volte para a frigideira. Adicione a manteiga gelada mexendo bem. Preparo da Bisteca: Tempere as bistecas com sal e pimenta. Em uma frigideira coloque azeite até cobrir o fundo, aguarde aquecer e coloque as bistecas para saltear. Com a ajuda de uma colher, regue a bisteca com o azeite. Assim que estiver dourada vire e doure do outro lado. Sirva a bisteca acompanhada do molho.

SOBRE A CHEF PAULA STEPHAN

Graduada pela Le Cordon Bleu, onde aprendeu técnicas francesas da alta gastronomia utilizadas em cozinhas do mundo todo, Paula Stephan ministra aulas e fornece consultoria para elaboração de cardápios, além de treinar equipes e organizar eventos.

Atualmente faz curso de Sommelier Profissional na Associação Brasileira de Sommeliers para atuar no mercado de vinhos e ministra cursos próprios e em parcerias com empresas.

Instagram: @paulastephan.chef

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.