14 de novembro de 2024
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Com cachaça de mais de 2 mil reais, empresa fundada em 1848 muda o conceito da bebida no Brasil e conquista países como Estados Unidos e Itália

Quando o assunto é cachaça, muita gente costuma torcer o nariz por achar que se trata de uma bebida simples e com um sabor muito forte capaz de fazer qualquer pessoa ficar embriagada em questão de segundos. O fato é que essa bebida tradicional que surgiu no Brasil entre os anos de 1516 e 1532 e que é a segunda bebida alcoólica mais consumida no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac), se tornou uma opção obrigatória no cardápio de qualquer estabelecimento badalado e hoje é consumida por diferentes faixas etárias.

“Antes, principalmente os jovens, tinham um certo preconceito quando ouviam falar em cachaça, mesmo sem provar um gole de algum drink produzido com ela”, explica Evandro Weber, diretor da cachaçaria Weber Haus. A marca existe desde 1848, mas consegue se manter em destaque no mercado justamente por investir em bebidas produzidas com ingredientes selecionados e com receitas exclusivas que acabam atraindo o consumidor que busca opções diferenciadas.

“Nossas cachaças se diferenciam das industriais pois nossa matéria-prima é 100% orgânica, sendo que a cana-de-açúcar é cultivada sem agrotóxico”, diz Weber. Apesar de ser uma marca que existe desde 1848, foi só em 2001 que os netos do criador da marca criaram a Weber Haus. Para conseguir ganhar destaque no mercado de cachaça artesanal, eles decidiram mudar os nomes dos produtos, as embalagens e os rótulos.

No ano de 2013, a Weber Haus lançou um produto que iria se tornar o ícone da marca e até objeto de disputa de colecionadores: a Lote 48. “Ela é uma cachaça única, envelhecida 12 anos em barris de bálsamo e carvalho francês, sendo que a elaboração do blend contou com a participação de alguns dos principais especialistas em cachaça”, ressalta o diretor. São apenas 2 mil garrafas elaboradas em escala de raridade.

No aroma e paladar a madeira é muito marcante, em seu buque podemos identificar caramelo, chocolate, mel, baunilha e algumas especiarias como cravo e canela, algo único e que faz com que os consumidores vivam uma intensa experiência sensorial e até mudem o conceito que tinham sobre a cachaça. Outra característica que faz com que a Lote 48 seja única é o preço. A bebida é vendida em uma luxuosa caixa customizada como logo da empresa custa R$ 2.699,00.

“Nosso objetivo foi justamente oferecer aos consumidores uma cachaça única, e quem possui preconceito ou não conhece muito o universo da bebida, acaba se surpreendendo por conta do preço, da forma como ela é apresentada na embalagem e com o sabor, então é uma forma de mostrar para todos que a cachaça possui qualidade e é um produto sofisticado”, afirma Weber.

A Weber Haus também possui outras opções de cachaças envelhecidas em diferentes barris, que vai desde canela sassafrás, até Bálsamo Orgânica. Apesar de se reinventarem na virada do Milênio, a marca não esquece sua história e faz questão de mantê-la viva, tanto que a cachaça Primavera que foi criada em 1968 é vendida até hoje. Com uma história tão rica e tradicional, o resultado não poderia ser outro, e a empresa acabou ganhando destaque no exterior, já que a cachaça é bastante requisitada em outros países por pessoas que procuram conhecer as bebidas tradicionais de diferentes regiões.

As cachaças da Weber Haus são comercializadas nos Estados Unidos (seu principal mercado exportador), Alemanha, Holanda, Dinamarca, Turquia, Canadá, China, França, Japão, Itália, Noruega, Inglaterra e Suécia. “A cachaça é propriedade do Brasil, então temos que valorizar essa bebida que pode ser apreciada de diferentes maneiras e que leva o nome do nosso país para diferentes lugares no mundo”, finaliza Weber.

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