Aprenda dicas para fazer a massa, usar caldas e coberturas nos seus bolos

Finna ensina como fazer o bolo perfeito, a partir de dicas fundamentais. Saiba ainda como fazer Bolo de Chocolate com Cobertura de Leite em Pó

Resistir a um pedaço de bolo é uma tarefa difícil, ainda mais quando a massa está fofinha e molhadinha e recebe uma cobertura cremosa e saborosa. Mas para chegar ao ponto perfeito, em que todos os sabores e texturas harmonizam na medida certa, são necessários alguns cuidados. Especialista no assunto, Finna, marca de farinhas e misturas para bolo da M. Dias Branco, ensina como fazer o bolo perfeito, com dicas fundamentais para fazer a massa e incluir a calda e a cobertura. Confira:

Massa do bolo

Todos os ingredientes da massa devem estar em temperatura ambiente. Além disso, é essencial que você pese todos os itens para obter uma receita precisa. Ao misturar, opte por bater a massa na mão, delicadamente, em movimentos circulares de baixo para cima. Assim, é possível manter as bolhas de ar na massa para um bolo aerado. Enquanto isso, preaqueça o forno por, pelo menos, 5 minutos antes de colocar a massa para cozinhar. E nada de abri-la antes da hora, pois seu bolo pode afundar e ficar solado.

Caldas

As caldas, além do sabor, têm a funcionalidade de evitar que o bolo fique seco ou que resseque conforme os dias passem. Por isso, é essencial que você invista em caldas para regar a sua massa. Os sabores podem ser diversos, como chocolate, guaraná, laranja, limão, rum, maracujá, açúcar, entre tantas outras. O importante é não exagerar na quantidade para sua massa não ficar encharcada e virar um bolo gelado. Então, o ideal é regar o suficiente para que fique apenas úmida. Outra dica é realizar esse processo com o bolo e a calda em temperatura ambiente, depois de desenformar a massa e fazer furinhos com um garfo para melhor aderência.

Coberturas

Existem diversas coberturas para bolos, das mais simples às mais complexas. As pastas americanas, por exemplo, são utilizadas para decoração, pois são fáceis de moldar, assim como a Marzipan, quem possui um toque delicioso de amêndoas.

Já a massa de Fondant é uma mistura líquida de açúcar, que endurece conforme aplicada. É indicada para receitas que não precisem de muita refrigeração, diferente do Glacê real, que é usada para o acabamento da decoração de bolos, que ficam expostos por mais tempo.

Outra opção é a Buttercream, um creme de manteiga, com apenas três ingredientes, perfeitos para coberturas de cupcake. Coberturas de merengue, Marshmellow e Chantili também são utilizados, ficando uma delícia, pois têm base de açúcar.

A ganache é uma das coberturas clássicas mais adoradas. Além disso, seu modo de preparo só leva dois ingredientes: chocolate e creme de leite. Sua textura é bem cremosa, mas se você preferir, pode fazer uma calda de chocolate mais durinha. Para isso, é necessário fazer uma calda à base de açúcar, chocolate em pó, margarina e leite. Outra alternativa é o brigadeiro, que também pode ser cremoso ou mais denso, com a possibilidade de sabores, como brigadeiro branco, doce de leite, leite ninho, coco, entre outros.

Na confeitaria, existem diversas opções para experimentar. Então, que tal colocar a mão na massa a aproveitar as dicas? Aprenda agora como fazer um delicioso Bolo de Chocolate com Cobertura de Leite em Pó e surpreenda a todos, afinal, com Finna sempre dá certo!

Bolo de Chocolate com Cobertura de Leite em Pó

Ingredientes:
Massa:
1 Mistura para Bolo de Chocolate Finna
1 xícara de leite
2 colheres (sopa) de Margarina Puro Sabor
3 ovos

Cobertura:
1 xícara de leite em pó integral
1 colher (chá) de Margarina Puro Sabor
2 latas de leite condensado
6 colheres de creme de leite de caixinha
½ xícara de leite em pó para decorar o bolo

Modo de Preparo:
Massa:

  • Preaqueça o forno a 180 ºC, por 10 minutos.
  • Unte uma forma de furo no meio (de 22 a 24cm) com margarina e farinha de trigo.
  • Adicione o conteúdo da Mistura para Bolo de Chocolate Finna com o leite, a margarina e os ovos.
  • Bata na batedeira por 5 minutos em velocidade alta ou manualmente por 7 minutos até a massa ficar homogênea.
  • Coloque a massa na forma untada e leve ao forno para assar a 180 °C ou de acordo com o tempo indicado para cada tipo de forma.
  • Retire o bolo do forno e deixe esfriar.

Cobertura:

  • Leve o leite condensado, a margarina e o leite em pó ao fogo baixo em uma panela, mexendo sempre até desgrudar.

Finalização:

  • Depois que o recheio esfriar, recheie o bolo com o brigadeiro de leite em pó e polvilhe leite em pó com ajuda de uma peneira.

Dica: para seu bolo ficar úmido, prepare uma calda com leite ou chocolate, faça furinhos na massa e, depois de frio, regue-a. Em seguida, finalize com a cobertura.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: de 8 a 10 pedaços

Para saber mais informações e para acompanhar todos os conteúdos exclusivos de Finna acesse www.finna.com.br
Fanpage Finna – www.facebook.com/cozinhafinna
Instagram Finna – @cozinhafinna
SAC: 0800 702 5509

Sobre a Finna

Líder de vendas no segmento de farinhas no Nordeste, de acordo com a NIELSEN (JUN/JUL 2020), a marca Finna pertence ao portfólio de marcas da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos e atua nas regiões Norte e Nordeste do país. Com o slogan “Com Finna, sempre dá certo”, a marca produz e comercializa farinhas com e sem fermento, e mistura para bolo tradicional nos sabores chocolate, milho cremoso, laranja, baunilha, brownie, coco e festa.

Sobre M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos

Contando com mais de sessenta e cinco anos de existência, a M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos é uma empresa do setor de alimentos com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. A Companhia produz e comercializa biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks, bolos, mistura para bolos, cobertos de chocolates e torradas. Sediada em Eusébio (CE), a empresa é líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento. Suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com fatores importantes para o desenvolvimento econômico e social do país.

Sua história começou ainda na década de 40 quando o comerciante e imigrante português, Manuel Dias Branco inaugurou a Padaria Imperial, em Fortaleza (CE). Atualmente, a M. Dias Branco possui um moderno parque industrial com equipamentos de última geração, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade, operando com um modelo de integração vertical que permite a produção de suas mais importantes matérias-primas, a farinha de trigo e a gordura vegetal, utilizadas no processo de produção. Suas marcas são sinônimo de tradição e qualidade, estabelecendo um vínculo de confiança e respeito com o consumidor. A estrutura operacional da M. Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, com sede no Estado do Ceará, conta com 15 unidades industriais e mais de 35 filiais comerciais distribuídas em diferentes Estados do País, garantindo uma cobertura nacional que possibilita a presença de suas marcas em todo o território nacional, assim como em mais de 30 países em todos os continentes.

2 thoughts on “Aprenda dicas para fazer a massa, usar caldas e coberturas nos seus bolos

  • 31 de outubro de 2020 em 09:16
    Permalink

    Olá Gastronomia tudo bem? Você vai descobrir de uma vez por todas como preparar pães, bolos e tortas sem glúten e sem lactose com ingredientes alternativos para diversificar o cardápio com muita criatividade acesse aqui e aproveite: bit.ly/queraprenderfazerbolospãesdeliciosos

    Resposta
  • 30 de outubro de 2020 em 00:21
    Permalink

    gosto muito das postagem desse blog, sempre quando
    preciso venho aqui procurar alguma ideia pra fazer.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.