Acompanhamento nutricional é essencial em dietas veganas e vegetarianas

Na semana do Dia do Nutricionista, mostramos quais as preocupações que se deve ter ao retirar alimentos de origem animal da dieta

Uma das preocupações de quem se torna vegetariano ou vegano é sobre como suprir os nutrientes provenientes de alimentos de origem animal. Entretanto, praticamente todos eles também são encontrados em alimentos de origem vegetal, basta aumentar as possibilidades do cardápio. No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, por isso convidamos a Natália Chede, nutricionista do Mercado Ugami, empório vegano de Curitiba, para responder algumas dúvidas sobre as dietas vegetarianas e veganas.

Segundo a profissional, um dos erros mais comuns é associar essas dietas à uma vida saudável. Isso porque, assim como as dietas carnívoras, tudo depende do equilíbrio na alimentação. “Apesar de dietas vegetarianas e, principalmente, veganas, serem consideradas mais saudáveis e trazerem muitos benefícios para a saúde, isso não é uma regra. Muitos praticantes deste tipo de alimentação, ainda ingerem um alto índice de açúcar e gordura, o que pode ser prejudicial ao organismo”, diz Natália.

Natália diz que é fácil substituir a fonte de nutrientes de origem animal, por uma de origem vegetal. “Não tem nenhum nutriente das carnes, leites ou ovos que você não encontre nas dietas veganas. A maior preocupação das pessoas, normalmente é com relação à proteína, mas pode ser facilmente encontrada nas leguminosas, como feijão, lentilha, etc, além das sementes, castanhas e cereais”, afirma a nutricionista.

Entretanto, tem uma vitamina que existe em abundância na dieta carnívora, mas nem sempre é encontrada em quantidades suficientes nos vegetais, que é a B12. Por isso, a nutricionista revela que praticamente todos os vegetarianos e veganos consomem um suplemento de vitamina B12. “Acontece, inclusive, de pessoas não veganas sofrerem com insuficiência desta vitamina. Portanto não é uma exclusividade das pessoas que não consomem alimentos de origem animal”, diz Natália.

A vitamina B12 é importante para formação das células vermelhas do sangue, para a manutenção do sistema nervoso e, alguns estudos ainda sugerem, que ela é capaz de prevenir doenças como a depressão.

No Mercado Ugami é possível encontrar o suplemento de vitamina B12 de diversas marcas. “Sabemos da importância desse nutriente e oferecemos várias opções de marcas e dosagens para que o cliente possa adquirir a mais indicada pelo seu nutricionista”, afirma Marco Bindé, sócio proprietário do empório.

Hoje existem diversos produtos e alimentos veganos que substituem facilmente os de origem animal. “Tem uma variedade grande de hambúrgueres, carnes vegetais, laticínios e muitos alimentos industrializados, mas é possível ter uma dieta vegana nutritiva mesmo sem esses alimentos”, finaliza a nutricionista Natália.

Por isso, um acompanhamento nutricional é extremamente importante para qualquer dieta, não só para veganos e vegetarianos. Apenas este profissional poderá indicar a necessidade de um suplemento ou não.

Sobre o Ugami Mercado Natural

Desde junho de 2018, o Mercado Ugami, localizado no Alto da XV em Curitiba, se dispôs a oferecer aos seus clientes mais opções de produtos veganos. Um grande diferencial do mercado é a variedade de produtos. É possível encontrar pizzas veganas congeladas (três opções salgadas e uma doce), chocolates veganos, carne de jaca, diversas opções de frios, como salame, bacon, calabresa, mortadela, presunto e mais de 10 opções de queijos como feta, brie, gorgonzola, provolone, prato, entre outros. Além da linha de alimentos, o Ugami conta também com produtos de limpeza, cosméticos, acessórios sustentáveis e até uma linha pet vegana. A loja ainda oferece opções sem lactose, sem glúten e fitness.

Serviço:
Ugami Mercado Natural
Endereço: Av. Senador Souza Naves, 274. Curitiba
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 9h30 às 18h, Sábados das 10h às 16h
Site: www.ugami.com.br
Instagram: @ugami.mercado
WhatsApp: (41) 98811-5298

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.