A hora do café: Gran Coffee, líder nacional em máquinas de café, bebidas quentes e alimentos, cresce 20% no varejo durante a pandemia e planeja novos investimentos até 2022

A história da empresa fundada em 1998 e que se tornou a maior do Brasil no segmento de café, bebidas e alimentos fora do lar de forma automática, chegou ao seu momento mais desafiador. Dona de marcas como Café do Centro, Spress e Astro Café, a Gran Coffee, que conta com o Pátria Investimentos como um de seus sócios, registrou crescimento acima de 500% nos últimos 5 anos.

“Foram 16 M&As realizados, além de um robusto crescimento orgânico pautado pela expansão regional e novos canais, como a rede de lojas autônomas em grandes escritórios, produto onde a empresa é pioneira e líder com mais de 130 unidades em operação” afirma o sócio fundador e Diretor de Expansão da Gran Coffee Guilherme Gama.

Com grande parte da receita pré-pandemia vinda do segmento “Out of Home” (Fora do Lar), a Gran Coffee registrou em abril de 2020 significativa redução nas vendas, e precisou buscar formas de reverter esse cenário. “Com os grandes escritórios, restaurantes, redes de alimentação praticamente fechados e o setor de transporte com baixíssimo fluxo nos metrôs e aeroportos, o consumo de café e bebidas fora do lar sofreu um grande impacto”, ressalta o sócio fundador e Diretor Comercial da empresa Gustavo Gama.

20% de crescimento no varejo + investimentos – novo posicionamento, mais resultados – Diante da nova realidade, a pulverização na base de clientes e a atuação em diversos setores da economia foram essenciais para a sustentação do negócio. “Obviamente nos vimos obrigados a realizar ajustes em nossa estrutura e pessoal, e fizemos isso rapidamente”, conta Gustavo. Em pouco tempo, a empresa adequou as estruturas para focar nas estratégias de implementação do e-commerce que, em meados de abril de 2020, já estava on-line e gerando novas receitas. Além disso, a empresa intensificou os investimentos no varejo, setor em que suas marcas já estavam bem posicionadas e poderiam alcançar o público que já os conhecia e consumia em escritórios e padarias, dessa vez dentro de casa.

Esta iniciativa gerou mais de 20% de crescimento no varejo, além de suportar e acelerar a estratégia da companhia de oferecer café em todos os momentos aos seus clientes.

“Estamos agora nos preparando para a situação pós-pandemia. Para isso, retomamos os investimentos na atuação em grandes escritórios, onde precisamos defender nossa liderança e terminar de consolidar o setor”. ressalta Guilherme. “Planejamos investir R$ 30 milhões até 2022 para fortalecer os negócios em todos os seus segmentos de atuação, que vão do aluguel de máquinas ao fornecimento de produtos”, completa Gustavo.

Expansão Digital – Além disso, a empresa se empenha em difundir o uso do aplicativo Gran Coffee Digital, Wallet por onde os consumidores podem realizar compras nas lojas autônomas e vending machines totalmente sem contato. “A ideia é oferecer praticidade e segurança aos nossos consumidores e, paralelamente, entender seus hábitos de compra e preferências. Dessa forma, vamos usar essa rica base de dados para impulsionar nossos volumes em outros canais”, completa o diretor comercial da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.