5 programas para curtir o inverno na Barra Funda

Se a Barra Funda ainda não está no seu radar, vale considerar o bairro para uma bela visita, seja pela efervescência cultural que proporciona com seus museus, ou pela nova leva de bares e restaurantes, afora os estabelecimentos já consagrados e tradicionais que por lá estão há quase 50 anos, caso do Bacalhau, Vinho & Cia. Confere aqui 5 programas para curtir nesses dias mais frios do inverno paulistano, neste bairro “cult” paulistano:

1) Casa Mário de Andrade – Começe o dia conhecendo a casa onde viveu um dos principais escritores e intelectuais do Modernismo e da Semana da Arte Moderna no Brasil, em 1922, Mário de Andrade. O imóvel fica na rua Lopes Chaves, 546 e foi projetado por Oscar Americano no início da década de 1920. Ali, o intelectual costumava receber às terças-feiras, figuras míticas do modernismo como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Anita Malfatti e Menotti del Picchia, formando o Grupo dos Cinco. A casa pertence atualmente à Secretaria de Estado da Cultura e, desde 1990, funciona como Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, cuja programação é voltada para o teatro e literatura. Desde 2015, se tornou um museu onde são expostos seus óculos, cartas inéditas, sua pasta de couro e outros itens característicos de Mario de Andrade.

2) Bacalhau, Vinho & Cia – Faça uma pausa para provar deliciosas receitas à base de Bacalhau neste clássico restaurante instalado em um charmoso edifício de fachada portuguesa com quase 50 anos de atividades. Em um amplo salão despretensioso e aconchegante com decoração rústica, evoca a atmosfera de tascas portuguesas, muito comuns na capital nos anos 70. A casa é comandada pela Família Pallas há três gerações, tendo hoje Carlos Pallas na gestão, e no comando da cozinha o jovem chef Caique Pallas, que coordena a mesma equipe montada por seu avô, há mais de 40 anos. O segredo do sucesso e da qualidade é preservado a sete chaves pela família, que só trabalha com ingredientes de primeira linha e volta todas as atenções ao bacalhau. Rua Barra Funda, 1067, tel: (11) 3666.0381

3)Usina Luis Maluf – Na rua Brigadeiro Galvão, 996 vale visitar a recém inaugurada Usina Luis Maluf – ULM com projeto de residência artística coordenado pela curadora e pesquisadora Carollina Lauriano. O programa visa a formação de jovens artistas a partir do acompanhamento de projetos e conexões com profissionais do circuito de artes visuais do País.O projeto de residência da ULM nasce com a proposta de fomentar a produção artística do País e oferecer ferramentas a esses artistas. Instalado na Barra Funda, região que vem se tornando um polo das artes plásticas, a ULM é uma verdadeira usina mesmo, um ambiente de experimentação, um espaço onde os artistas podem desenvolver novas ideias ou tirar projetos do papel com o acompanhamento crítico e construtivo da equipe múltipla que colabora para a residência”, explica Luis Maluf, idealizador da ULM e fundador da galeria que leva seu nome.

4) A Dama e os Vagabundos – A temperatura começou a baixar? Hora de fazer nova pausa para drinks! O bar A Dama e os Vagabundos está entre a nova leva de estabelecimentos da região ao redor da Rua Conselheiro Brotero. Criativo, acolhedor e de público variado, tem decoração, simples e informal, com um ar de boteco e atmosfera vintage. A comida é a peça de resistência : da churrasqueira, que fica no fundo, saem linguiças artesanais, carnes e legumes e sanduíches. A carta de drinks inclui clássicos e autorais , além de cerveja. Peça o drink La Dama feito com cachaça com infusão de hibisco, açúcar e limão. Fica na Rua Souza Lima, 43. Abre de quinta a domingo. WhatsApp (11) 9 9674.4004

5) Pizzaria Bocada’s – Seguindo a máxima de que “tudo acaba em pizza”, vale visitar ao final da jornada no bairro, a Pizzaria Bocada’s, dos mesmos donos do extinto Bar Capivara, na rua Ribeiro de Almeida,167. A casa serve rodízio de pizzas de diferentes sabores, em ambiente informal, descontraído e aconchegante. A massa da pizza é fina com bordas altas, crocante e leve. Chega em um prato cortada em fatias para que cada um se sirva. Fazem sucesso ali as versões margherita e alla marinara. O sócio e chef, Rodrigo Felício foi quem desenvolveu as redondas da premiada Pizzaria Carlos. É necessário reservar pelo (WhatsApp (11) 95177-3061.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.