11 sinais silenciosos de deficiência de vitamina C

A vitamina C é uma vitamina solúvel em água, que seu corpo precisa para inúmeras funções diárias. Como o organismo não a armazena, desenvolver uma deficiência é fácil. Por isso precisamos consumir alimentos ricos em vitamina C diariamente. A maioria das pessoas pensam em laranjas, mas muitas outras frutas e legumes também as contém. Morangos, kiwi, mamão, brócolis, tomate, pimentão, acerola e couve-flor também são boas fontes.

Função da vitamina C
● A vitamina C é fundamental para o crescimento e reparo dos tecidos em todo o corpo.

● A vitamina C é essencial para a saúde da pele, como um antioxidante de baixo peso molecular fundamental para a síntese de colágeno.

● Também é necessária para a cicatrização, absorção de ferro e manutenção da saúde óssea.

● A vitamina C é um potente antioxidante, ajuda a reduzir os danos causados pelos radicais livres, e previne o desenvolvimento de condições como doenças cardíacas e câncer.

● Contribui para a foto proteção.

● É fundamental para o sistema imunológico.

Segundo a nutricionista Adriana Stavro, a deficiência grave de vitamina C é uma condição séria, conhecida há séculos como o escorbuto. Embora o escorbuto seja bastante raro, as evidências sugerem que muitas pessoas têm baixos níveis de vitamina C , o que pode ser prejudicial à sua saúde, mesmo em níveis baixos.

Sangramento e gengivas inchadas
Suas gengivas são compostas parcialmente por colágeno, e é por isso que tendem a ser mais sensíveis quando os níveis de vitamina C diminuem, podendo causar sangramento. Como a vitamina C ajuda na cicatrização de feridas, uma deficiência significa que o sangramento nas gengivas não cicatriza tão rapidamente. Gengivas inchadas são resultado de inflamação, um processo que a vitamina C ajuda a prevenir como antioxidante. A ingestão adequada de vitamina C demonstrou ser benéfica para melhorar a saúde da gengiva e reduzir a inflamação da gengiva.

Sangramentos nasais
Os sangramentos nasais ocorrem quando os minúsculos vasos sanguíneos no nariz estouram, portanto os sangramentos frequentes são um sinal de vasos sanguíneos fracos no nariz. Como os vasos sanguíneos são fortalecidos pelo colágeno, ter uma deficiência de vitamina C pode resultar em fragmentos dos vasos sanguíneos, causando a ruptura e a formação de sangramentos nasais.

Cabelos secos e rachados
Quando seu cabelo é saudável e brilhante, é um bom sinal de que você está comendo uma dieta equilibrada. Quando suas pontas estão se partindo e seu cabelo está seco, você pode ter uma deficiência de vitamina C. O cabelo depende do colágeno para obter força e saúde. Baixos níveis de vitamina C indicam baixa produção de colágeno, levando a cabelos fracos e quebradiços que caem facilmente.

Cicatrização lenta de feridas
O mecanismo de cicatrização do corpo, depende em parte da vitamina C. A resposta imune que trabalha para reparar feridas e combater infecções, depende deste nutriente. Este também ajuda na formação de colágeno, que fortalece o tecido cicatricial, que se forma nas feridas. A cicatrização de feridas consiste em uma cascata perfeita e coordenada de eventos que resultam na reconstituição do tecido. Com deficiências nutricionais, esse processo é menos eficiente, causando sangramentos mais longos e cicatrização mais lenta.

Falta de ferro
A absorção de ferro na dieta é fortemente afetada, pela forma de ferro consumida e por outros constituintes da dieta. O ferro heme normalmente vem de fontes animais e é facilmente absorvido, enquanto o ferro não-heme vem de fontes vegetais (como espinafre, couve, brócolis e mais) e é pouco absorvido, em comparação com o ferro heme. A vitamina C é conhecida por influenciar a absorção do ferro não-heme com mais eficiência.

Pele seca, vermelha ou enrugada
O colágeno mantém a pele macia e livre de rugas, portanto, não é surpresa que a falta de vitamina C esteja associada à pele enrugada, ou que quantidades adequadas de vitamina C possam manter a pele jovem. Como antioxidante, a vitamina C limita os danos induzidos pela exposição à luz ultravioleta (UV), reduzindo o risco de queimaduras solares. A ingestão mais alta de vitamina C também pode ajudar a manter a pele macia e flexível.

Hematomas
Quando pequenos vasos sanguíneos logo abaixo da superfície da sua pele se rompem, você acaba com machucado. Se você se machucar facilmente, pode ser um sinal de que as paredes dos seus vasos sanguíneos, que são feitas principalmente de colágeno, estejam fracas. A vitamina C ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, aumentando a produção de colágeno, para que não se quebrem tão facilmente.

Infecções frequentes
A vitamina C é um antioxidante altamente eficaz, que protege as células do corpo contra espécies reativas de oxigênio, que são geradas pelas células do sistema imunológico para atacar e matar patógenos. A vitamina C estimula tanto a produção quanto a função de leucócitos (glóbulos brancos), especialmente neutrófilos, linfócitos e fagócitos . Medidas específicas de funções estimuladas pela vitamina C, incluem motilidade celular, quimiotaxia e fagocitose. Os neutrófilos, que atacam bactérias e vírus estranhos, parecem ser o tipo celular primário estimulado pela vitamina C, mas os linfócitos e outros fagócitos também são afetados. Como antioxidante, a vitamina C também ajuda a proteger a saúde das células imunes, para que possam trabalhar eficientemente para prevenir infecções. Gripes frequentes, infecções do trato urinário ou infecções na garganta, são uma indicação de um sistema imunológico enfraquecido. Você pode aumentar sua imunidade consumindo alimentos fontes de vitamina C.

Fadiga, mau humor
A fadiga é um sintoma de muitas doenças e deficiências, mas quando associada a outros sinais, pode ajudar a identificar deficiência de vitamina C. A vitamina C desempenha papel fundamental na produção de energia e no bom humor. No estudo publicado por Cambridge University (2013), mostrou que a ingestão de alimentos ricos em vitamina C pode melhorar o humor geral , reduzir a fadiga, aumentar o vigor e reduzir a depressão.

Ganho de peso
Quando a fadiga por baixa vitamina C se instala, também é um sinal de que o apoio à produção de energia está diminuindo. Quando seu metabolismo diminui, é mais provável que você comece a adicionar quilos.

Articulações inchadas e doloridas
Como a cartilagem nas articulações é composta principalmente de colágeno, baixos níveis de vitamina C podem resultar em menos preenchimento entre os ossos, e com isso as articulações ficam doloridas. Isso abre caminho para a inflamação e o inchaço, e quando sua dieta está em falta de vitamina C, seu corpo tem menos capacidade de responder a essa inflamação. Consumir alimentos fontes, permite que o corpo produza o colágeno necessário para ter articulações saudáveis e fortes.

Mais sobre Adriana Stavro:

Adriana Stavro – Nutricionista Funcional e Fitoterapeuta
Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein – Mestranda do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.