Vinhos do Vale de Aosta: os protagonistas do verão de 2021

O Enoturismo no Vale de Aosta é uma experiência em que a degustação de vinhos se alia ao conhecimento das tradições desta região com uma vocação vitivinícola milenar, a descobrir ao longo da route des vignobles alpins (rota dos vinhedos alpinos, em francês), visitando as aldeias e vinhas da Cidade do Vinho.

A vinha é cultivada em socalcos apoiados em paredes de pedra seca, essa instalação é tão comum que marca a paisagem de forma inconfundível. Olhando as vinhas arrancadas da montanha e plantadas em encostas vertiginosas, compreende-se de imediato a origem do atributo “viticultura heróica”.

BorghiAmo
Uma viagem por etapas pelas Cidades do Vinho do Vale de Aosta, que oferece diferentes tipos de eventos: degustações de vinho acompanhadas de concertos, visitas guiadas às aldeias e reconstituições históricas.

Para saber mais: https://www.lovevda.it/Media/Default/Allegati-PDF/Opuscolo-Borghiamo-2021.pdf

Vinhos na vinha, o Vale de Aosta no copo
Três encontros nos dias 24 de julho em Morgex, 7 de agosto em Aosta e 21 de agosto em Aymavilles: em cada evento, mais de 15 vinícolas estarão presentes e seus produtos poderão ser degustados no cenário de esplêndidos vinhedos.

Para saber mais: http://www.vivalvda.it/news-eventi/

O vinho da mina
Prova de vinhos envelhecidos na mina, todas as quintas-feiras no final da visita guiada às minas de magnetite de Cogne. Depois de uma passagem em barril, a maturação continua em túneis de 2.000 metros à temperatura e umidade constantes.

Descubra as minas de Cogne: https://www.minieredicogne.it/it/le-visite

Experiências na adega
Diversas vinícolas oferecem experiências em torno do vinho: não apenas simples degustações, mas também visitas guiadas na adega, trekking pelos vinhedos e oportunidades de convívio.

Para reservar experiências sensoriais ao longo da “Route des vignobles alpins” do Vale de Aosta, basta entrar em contato com as empresas que podem ser encontradas no site:
https://www.lovevda.it/it/enogastronomia/vini/aziende-vitivinicole

Pôr do sol de DiVini
A vinícola Grosjean di Quart oferece quatro degustações dos melhores crus da casa às sextas-feiras (que podem ser adiadas para os sábados em caso de mau tempo). As datas são 30 de julho, 6 de agosto, 13 de agosto e 20 de agosto de 2021. A vinha Tzeriaz e a vinha Rovettaz são os dois palcos onde a música acompanhará a história dos vinhos harmonizados com os produtos locais.

Reserva obrigatória no site:
https://www.grosjeanvins.it/tramonti-di-vini/

Bolhas no Mont Blanc
Há mais de 10 anos, a vinícola Cave Mont Blanc se dedica à experimentação e produção de espumante em grande altitude na estação Pavillon do teleférico Skyway Monte Bianco, a 2173 metros.

Confira o Skyway para um brinde em alta altitude:
https://www.montebianco.com/mosaic/it/esperienze

Aperitivo na vinha
Todas as quartas-feiras, até 8 de setembro, nos encontramos às 18h30 na vinícola Antirouille em Aymavilles para um aperitivo na vinha. Através de um agradável passeio pelas vinhas, chegamos às caves dos vários produtores para a degustação dos seus vinhos. É necessário fazer reservas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.