Valor que é gasto nos restaurantes diminui, afirma proprietário
João de Melo, proprietário do restaurante Gambrinus, revelou que o Ticket Médio despencou em quase 50% durante a pandemia.
Um dos setores mais afetados durante a pandemia foi a gastronomia e o impacto do fechamento dos restaurantes e da crise econômica pode ser comprovado com a queda brusca do Ticket Médio, que constitui no valor médio gasto por cada cliente no estabelecimento. Até um dos restaurantes mais tradicionais da Capital Gaúcha, e localizado no coração de Porto Alegre, o centenário Gambrinus, sentiu tais impactos. O proprietário do estabelecimento, João de Melo, revelou que o Ticket Médio do restaurante teve queda de 45,5% durante a pandemia.
“Antes desta crise, era gasto em média 110 reais por cliente no Gambrinus e agora são gastos 60 reais por cliente. Tal queda é resultado da mudança de hábitos, somos um dos restaurantes mais tradicionais do estado e as pessoas vinham aqui para desfrutar da experiencia de saborear a gastronomia portuguesa. Querendo ou não, o delivery não proporciona tal sensação”, afirmou João. Ele também revela que o declínio na venda de bebidas, como vinho, por exemplo, é um dos resultantes da queda no valor do Ticket Médio.
“Antes era possível vir até o Mercado Público, aproveitar o lugar, sentar no salão, comer um bom prato e desfrutar de um bom vinho. Agora isso não é mais possível. Nossa qualidade permanece a mesma, mas nossas mesas foram substituídas por embalagens de isopor que são entregues nas portas das casas”, disse o proprietário do Gambrinus. Entre os pratos mais vendidos pelo restaurante durante a pandemia estão a Tilápia ao molho de camarão e os famosos Bolinhos de Bacalhau.