Startup cria aplicativo para melhorar a segurança de clientes em restaurantes
YES Menu permite fazer o pedido pelo celular, evitando o contato com o cardápio físico e atendentes
A pandemia estabeleceu novos padrões de comportamento. Em bares e restaurantes, ambientes onde o uso da máscara é liberado para os clientes, quanto maior a distância entre as pessoas, maior a segurança. Nesse contexto, pensar em soluções que contribuam para minimizar o contato é essencial para os estabelecimentos – e ainda bem que podemos contar com a tecnologia a nosso favor.
O aplicativo YES Menu, desenvolvido por uma startup de Florianópolis, permite que o cliente acesse o cardápio online a partir de um código QR e faça o pedido, reduzindo o tempo de interação com os atendentes e o manuseio de itens compartilhados. Além disso, ao ganhar agilidade na operação, a plataforma diminui o tempo de espera e a possibilidade de erros no pedido, melhorando significativamente a experiência dentro de um restaurante.
“Essa ideia nasceu ainda em um contexto pré-pandemia, buscando deixar o cliente mais à vontade para escolher e com a rapidez de entrega que ele observa no mundo virtual”, explica Wanderson Leite, idealizador do YES Menu. “Hoje, esse aplicativo ganha nova importância ao minimizar o contato entre colaboradores e clientes, preservando tanto o público quanto a equipe.”
Após um estudo em mais de 50 restaurantes de todo o Brasil, a startup descobriu que, com o YES Menu, foi possível reduzir o tempo de espera entre a chegada do cliente e o pagamento do pedido em até 45%, aumentando a satisfação do cliente e a produtividade do estabelecimento.
Para o restaurante, além de um grande ganho de eficiência e produtividade – que já que não há mais necessidade do garçom para tirar os pedidos – o sistema permite ainda que o cardápio seja alterado com frequência pelo desktop, sem custo, e com destaque para promoções especiais. “Além disso, como o cliente perde menos tempo, a rotatividade nas mesas é maior, fazendo com que a lucratividade aumente do restaurante aumente”, destaca.
O lançamento busca estimular a reabertura do setor e não terá custo para os estabelecimentos até 2021. Após esse período, o valor será uma taxa de apenas 1% do total das compras feitas pelo app, um custo menor que o das maquininhas de cartão, como explica o idealizador Wanderson Leite. “Esse modelo de atendimento é muito comum na Ásia e tem grande potencial para o público brasileiro porque é gratuito e representa uma grande economia de tempo para o cliente.”, diz.
O YES Menu foi testado em dez restaurantes durante seis meses e está pronto para ser utilizado por estabelecimentos de todo o país. “Estamos muito animados com esse lançamento. Acreditamos estar mudando a forma como fazemos pedidos e pagamos a conta em um restaurante”, finaliza Leite.
O aplicativo YES Menu é gratuito e está disponível nas plataformas iOS e Android.
Serviço:
Yes Menu
Instagram: @yesmenubr
Download na Apple Store (iOS) e Play Store (Android)