Saiba mais sobre preparo de caldos e sopas e confira dicas de reaproveitamento de alimentos

Curso que ensina das receitas mais simples até as mais sofisticadas está disponível no portal do Senac EAD no formato de WebTV

Um dos pratos mais apreciados no período de inverno é a sopa. Nutritiva e saborosa, é indicada por nutricionistas para manter o equilíbrio nutricional do organismo, em razão dos vegetais utilizados, alto teor de água, fibras alimentares, vitaminas e sais minerais.

O Senac EAD oferece o curso livre de Preparo de Sopas, no qual o participante aprende receitas fáceis ou mais elaboradas, priorizando o preparo caseiro, aproveitamento de alimentos e, ainda, acompanhando preparos que são refeições completas e sofisticadas.

O instrutor do Senac EAD, Ken Francis Kusayanagi, recomenda a utilização de ingredientes frescos, por concentrarem mais sabor e propriedades nutritivas. “Os legumes e proteínas naturais, além de mais saudáveis, possuem texturas próprias e que agradam diferentes paladares. Temos ainda os temperos como especiarias e ervas que concedem mais aroma aos pratos elaborados. Já os caldos e sopas industrializados, em razão dos conservantes, sódio e edulcorantes não trazem quase nenhum benefício à saúde”, revela.

Regionalidades

O profissional destaca que os moradores da região Sul do país são os maiores apreciadores de sopa, em parte pela cultura dos imigrantes europeus. Contudo, reforça receitas popularizadas em outras regiões brasileiras.

“No estado do Paraná, uma das preferidas é a sopa eslava, herança dos imigrantes poloneses e ucranianos. No Rio Grande do Sul uma das mais populares é o Brodo, uma sopa de massa recheada, originária da Itália. Já no Mato Grosso do Sul existe o caldo de piranha e o sobá, uma sopa de massa japonesa”, detalha.

Questionado sobre os ingredientes mais utilizados nos preparos das receitas, Kusayanagi responde que existem muitas opções, incluindo o aproveitamento de alimentos. “Eu tenho um pensamento que tudo pode virar sopa. Se pensarmos em legumes, tubérculos e carboidratos teremos uma variedade muito boa. Temos ainda opções nutritivas e saborosas como a utilização de folhas de beterraba, talos de couve e brócolis, além da carcaça de proteínas animais como frango, por exemplo”.

O instrutor do Senac EAD compartilhou algumas dicas para quem deseja caprichar no preparo de sopas, confira:

– Produza o seu caldo, com aqueles aromáticos e proteínas disponíveis, como por exemplo, um pouco de cebola, cenoura e carcaça de frango, bem básico, mas com excelente resultado.

– Escolha ingredientes bem coloridos, caso queira uma sopa com legumes em pedaços, se for sopa cremosa ou purê, pode ser apenas um, juntamente com temperos e caldos, por exemplo sopa de abóbora com carne seca.

– Se for fazer uma sopa cremosa/purê, não se preocupe com o ponto dos legumes, cozinhe na panela de pressão que vai bem mais rápido.

– Sopas com carnes mais consistentes e legumes, primeiro amacie a proteína, o que pode ser feito na panela de pressão, e somente depois entre com os legumes, pois, estes cozinham bem mais rápido.

– Se tiver creme de leite, despeje-o somente no final, por mais que tenha mais gordura e não se separe. Jamais use o creme de leite em lata porque o produto tem soro e separa-se dos demais ingredientes.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nesta modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 350 polos presenciais.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em http://www.ead.senac.br Há também uma programação diversificada de cursos presenciais que pode ser conferida em http://www.senac.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.